Avenida Central

Qualidade de Vida - I

| Partilhar


A DECO apresentou um estudo que analisaremos com maior detalhe ao longo dos próximos tempos. O que é certo é que o texto introdutório da notícia que está no site daquela associação diz muito sobre

Em Portugal, Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo e Braga são as melhores cidades para viver. Setúbal, Lisboa e Porto são as que mais desagradam aos respectivos habitantes.

Tratando-se de conceitos altamente subjectivos, dizer-se que uma cidade "tem qualidade de vida" é coisa bem distinta de dizer-se que "os seus habitantes se sentem agradados com a sua cidade". São diferenças tão óbvias que dispensam exemplos.

7 comentários:

  1. Pedro, parece-me que fizeste aí uma citação, quando dizes, em itálico, que "[em] Portugal, Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo e Braga são as melhores cidades para viver." O problema em dizeres que são "as melhores cidades" é que não foram avaliadas todas as cidades! Só se avaliaram as capitais de distrito. Logo, no máximo, deveria aparecer assim em Portugal, Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo e Braga são as melhores capitas de distrito para viver!

    ResponderEliminar
  2. Claro que uma pessoa gosta sempre da sua cidade, mas eu dessas cidades descritas acho que só conseguia morar em Aveiro ou Viana. Bragança, Castelo Branco e Viseu são insuportáveis no verão.

    ResponderEliminar
  3. Parece que na Bélgica é que se vive mesmo bem :P
    João Torres

    ResponderEliminar
  4. Castelo Branco é de longe a melhor cidade para se viver. Tem um bom desenvolvimento económico,é segura tem uma oferta cultural muito interessante, bom ensino, boas assecibildades e um bom ambiente. No Verão temos a piscina praia ( a melhor do país)e boas empresas de ar condicionado...

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, reconheco todas essas qualidades a Cast Branco, e acrescento que é uma cidade de boa gente, porque tenho lá amigos, mas, e bem sei que isto é discutir o sexo dos anjos, mas eu não trocava o meu leque de praias com bandeira azul (maritimas e fluviais) que o meu concelho dispõe, pela piscina praia ou pelas empresas de ar condicionado.=)
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Desde quando qualidade de vida está relacionado apenas com Praia?

    Tal como indica o teste a qualidade de vida está relacionado com as condições que a cidade oferece aos seus habitantes a nivel de lazer, educação, saúde, vias e meios de comunicação, etc...

    Na maioria dos pontos os habitantes de Viseu estão de acordo... A qualidade é elevada. Nas outras cidades não é isso que se nota (por algum motivo será, não?)

    ResponderEliminar
  7. Como habitante de Castelo Branco mas com fortes raizes em Aveiro, sinto-me revoltada com a injustiça deste resultado. Como é possível Castelo Branco proporcionar maior qualidade de vida que Aveiro quando não temos um único centro comercial; só temos uma sala de cinema na qual foi abolido o intervalo porque se sujava a sala; se formos para o hospital num fim de semana com qualquer problema de oftalmologia (por exemplo) somos enviados para Coimbra (a quantos quilómetros de Castelo Branco?) porque cá não temos especialistas disponíveis no fim de semana; muitas vezes fazem dos pacientes uns hipocondríacos ignorando os seus sintomas que revelam patologias graves (ex: tromboses); só há pouco tempo as parturientes podem usufruir de epidural com uma certa regularidade (atenção, nem sempre!); foi reestruturado o jardim da cidade (na minha opinião destruído) trocando-se as árvores, o relvado e um lago por granito, alfaces, oliveiras e muito, muito calor; foi construído no passeio verde (antigamente com calçada portuguesa) um "lugar" que não se consegue suportar o calor que bate no chão de enormes placas de granito e faz tostar qualquer um que se aventure a passar por lá; sem falar no comércio... Isto é qualidade de vida?

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores