Marcha Tipo 80
© Dario Silva, 22-09-09
Aos mesmos 54 km que separam Porto Campanhã de Braga, um comboio de via métrica desce de Manresa em direcção a Barcelona. É um comboio "regional" no sentido em que é sustentado pelo governo autonómico da Catalunha (cujo feriado comemorativo aconteceu ontem).
A FGC gere 183 km de vias, 74 estações, 85 comboios dos quais oito são locomotivas para serviço de mercadorias e 187 vagões. Em 2007, transportou 79 milhões de passageiros (acompanhando uma clara tendência de subida), quase metade do tráfego da CP.
Esta rede regional de via estreita, a que se junta a FEVE (a maior rede métrica da Europa) entre outras, utiliza maioritariamente carril de 54 kg/m (como os bons carris da Linha do Douro e Minho e, anteriormente, Braga), cantonamento automático, travessas de betão monobloco (como as da nossa Linha do Norte, apenas mais pequenas) e comboios eléctricos.
Também transportam bicicletas (dentro dos comboios) que circulam em "marcha tipo oitenta", 80 km/h.
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Os comboios da rede catala que ligam a estacao terminal de Sabadell (200.000 habitantes) a Barcelona circulam em intervalos de 12 minutos. Diferente da nossa linha Braga-Porto, nao?
ResponderEliminarPara alem disso, os habitantes de Sabadell podem ainda utilizar uma outra linha da RENFE (nacional) onde passa o comboio que segue para Manresa...
É absolutamente chocante que a Manuela Ferreira Leite proponha para o TGV quando o país precisa de comboios... Uma vergonha! Uma grande grande vergonha!
ResponderEliminarÓ Anónimo: com o devido respeito, uma coisa não significa a outra. Portugal precisa de comboios, não de UM comboio... que só interessa a Espanha. A ligação em AV Madrid Badajoz só faz sentido económico (para os espanhóis) se faz sentido se for prolongada a Lisboa. Daí a aflição deles.
ResponderEliminarPor outro lado, o que se irá(?) gastar no TGV daria para renovar TODAS as linhas métricas do país - e ainda sobrava dinheiro para a Linha do Douro, as linhas do Alentejo, etc., etc.
Caro Emidio,
ResponderEliminarPara a renovação dessas linhas bastava abdicar de meia duzia de km de auto estrada. Estou me a lembrar de uma terceira AE entre Lisboa e o Porto..
Caro Rui Rocha,
ResponderEliminarConcordo plenamente.
Mas não estamos a falar da AV Lisboa-Porto, mas sim da Lisboa-Madrid.
Aliás até já há uma AE Lisboa-Madrid, que corre paralela à EN e que, pelo que pude constatar pessoalmente, anda "às moscas" e é usada preferencialmente pelos "nuestros hermanos"...
O TGV não serve só para transportar passageiros, mas também para transportar pessoas!!!
ResponderEliminarO TGV não serve só para transportar passageiros, mas também para transportar mercadorias!!!
ResponderEliminarQualquer via férrea serve também para transportar mercadorias. Aliás uma das (muitas) queixas que é feita por causa do encerramento das vias métricas do Douro é justamente o encarecimento das mercadorias necessárias às populações que eram servidas por essas ferrovias pelo facto de agora terem de ir por via rodoviária.
ResponderEliminarNão sou anti-espanhol; mas as obras megalómanas e a irracional distribuição de verbas é o que me irrita. Parece que Portugal se resume a Lisboa (como subsidiária de Madrid) e, condescendentemente, o Porto recebe a terminação, as sobras. E o resto do país, o "Portugal profundo" não existe. Ou, pior, as populações que lá (ainda) vivem são de terceira escolha - e não merecem ter uma via férrea para se deslocarem. Nem que seja para a capital do Reino, seja ela Lisboa ou Madrid.
Acho muito bem que num investimento em que imaginem, Braga é contemplada, os de Braga sejam contra. O eixo Lisboa-Algarve agradece. Depois digam que não há logística na Aveleda nem comboio para Guimarães. Ficai pelo quadrilátero que, lendo o suplemento do CM sobre Famalicão, vai passar a triângulo não tarda nada e depois de GMR CEC a segmento de recta.
ResponderEliminar"A cada um conforme as suas necessidades" (Carlos Marques).