Guimarães: Uma Cidade Que Renasce | 2
© José Guimarães no ArtExplorer
Guimarães assiste hoje à apresentação oficial do projecto da Capital Europeia da Cultura. A cerimónia será presidida pela Primeiro Ministro, José Sócrates, que se desloca à cidade-berço para anunciar as apostas mais emblemáticas do projecto Guimarães 2012. A cerimónia pública de apresentação será seguida por um espectáculo multimédia no Largo da Oliveira, pelas 22h30m. Mais do que preparar 2012, os promotores da iniciativa pretendem pensar 2020, anunciando a intenção de potenciar e sustentar o investimento feito nos últimos anos na Cultura, Conhecimento e Tecnologia como ponto de viragem que irá transformar Guimarães numa cidade criativa de relevância europeia e liderar pelo exemplo, à escala internacional, o novo modelo de Cidades Criativas e do Conhecimento.
Surgiu também a notícia de que o Centro de Arte Contemporânea de Guimarães irá acolher uma exposição permanente da obra de José Guimarães, o que significa uma relevante mais valia para o espólio cultural da nossa cidade.
Amanhã, será dia de conhecer a proposta da autarquia para a Intervenção no Largo do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António, um estudo realizado pelo Centro de Estudos da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e coordenado pela Arqª Maria Manuel Oliveira.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A sessão de apresentação do projecto pode ser seguida, com notas directas do local, no blogue Colina Sagrada:
ResponderEliminarhttp://colinasagrada.blogspot.com
Agora é sempre a abrir até 2012!...
ResponderEliminarNota 20 para a sessão oficial de apresentação da CEC, em particular o excelente video promocional.
Tocantes as palavras de Bob Scott, presidente do júri de selecção: «The moment you come here, you fall in love with».
Mas isso é coisa que nós já sabemos desde o 1º dia das nossas vidas.
O vídeo de apresentação da CEC está aqui: http://colinasagrada.blogspot.com/2009/07/capital.html
ResponderEliminarJoseph K: Nota 20 ao vídeo promocional?? Permita-me, mas ao vídeo a que se refere é passível de se classificar como iconoclasta ou, para melhor entendimento, destroi a imagem de Gmr… Os princípios de "motion graphics", no mínimo, não se vislumbram no intento de atingir a imagem por mais divulgada em "outdoor's" (a imagem final do vídeo).
ResponderEliminarNo fundo, o vídeo pareceu-me muito precipitado e com algumas peripécias em matéria de edição videográfica.
Não leve, pf, a mal este comentário.
Cumprs.
LASR
Caro LASR,
ResponderEliminarÉ claro que não levo a mal o seu comentário. Até por pressentir que não tenho prancha adequada às águas em que o amigo navega.
Discordo, no entanto, que a imagem de Guimarães seja destruída, bem pelo contrário. Há elementos de modernidade que me agradam bastante...
E permita-me uma confissão : não percebo patavina de príncipios de «motion graphics».
Já tinha escrito o filósofo luso de que no campo do "gosto" é perigoso discutir o que seja. Contudo, não me contive em comentar aqui, objectivamente, através da técnica.
ResponderEliminarGuimarães é uma cidade feita de pessoas muito valorosas, de Grande Saber, que em muito contribuem para que eventos destes ocorram numa cidade minhota -do Minho ou do entre o Douro e Minho existente para alguns-. Neste "espectro" é exigido maior qualidade, mesmo em materiais como este, promocionais de audio-visual, que desta urbe irão publicitar. Permita-me, mas reitero que, o material promocional divulgado, está "aquém" daquilo que potencialmente é exigido.
LASR