Avenida Central

Sondagens: PS Ganha. BE e CDU Empatados

| Partilhar
Todas as sondagens coincidem em afirmar que o PS será o partido mais votado nas próximas eleições europeias, com uma vantagem que oscila entre os 2 e os 4% sobre o PSD. A par deste dado, as sondagens prevêem a conquista de 9 eurodeputados pelos socialistas, 8 pelo PSD, 2 pela CDU e BE e apenas 1 para os populares. Um ponto de discórdia das sondagens conhecidas prende-se com o terceiro partido mais votado, com vantagem para o Bloco de Esquerda que vence 2 das 3 sondagens ontem conhecidas. No entanto, as elevadas taxas de abstenção no eleitorado jovem, precisamente o mais afecto ao BE, podem inverter uma tendência que se manteve ao longo de toda a campanha.

Importa salientar que há outras alternativas para os eleitores: o MMS trouxe para o debate público algumas ideias interessantes sobre a reestruturação administrativa do país que incluem a redução do número de municípios e a profissionalização das juntas de freguesia, propostas a considerar pelos partidos do sistema; o MEP apresenta-se como uma força tradicionalista e conservadora que pretende menos Estado e mais famílias, numa espécie de prédica de outras doutrinas sociais; os outros pequenos partidos, mais ou menos conhecidos do eleitor, não trouxeram grandes novidades pelo que o voto útil se faz, portanto, nos cinco partidos e coligações com representação no Parlamento Europeu.

A ler: Sondagem dá quatro pontos de avanço do PS sobre o PSD, Público; PS segura votos BE lidera no protesto, Expresso; Sondagem dá ligeira vantagem ao PS, Jornal de Notícias.

1 comentário:

  1. Ainda ontem, precisamente ontem, uma sondagem dava a vitória ao PSD.

    É tal como venho dizendo. As sondagens valem ZERO!! porque são feitas por encomenda. É simplesmente anedótico...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores