Avenida Central

Fazer Escola na Arquitectura

| Partilhar
Santiago Bernabéu: Projecto de Cobertura (fotomontagem)
© AS

O projecto de Florentino Pérez para a cobertura do estádio Santiago Barnabéu foi inspirado no Estádio Municipal de Braga. A notícia surge no diário espanhol AS e demonstra a admiração que a obra de Souto Moura continua a despertar um pouco por todo o mundo. O Estádio AXA é uma marca arquitectónica da cidade e do país e o Sporting de Braga muito tem contribuído para a divulgar internacionalmente.

7 comentários:

  1. Pena que não sirva para aquilo que foi construído.

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca lá entrei. Já tive muitas ofertas de bilhetes, mas disse a mim mesmo que não entraria. A sua construção, todo o processo de selecção quer do arquitecto quer do local, foi uma verdadeira ofensa à inteligência do povo. Noutro lugar poderia ter sido muitissimo mais barato...
    Mas mesmo não tendo entrado, pergunto porque é que quem o usa diz «cobras e lagartos» dele? Ou será que ele somente bonito e mais nada?

    ResponderEliminar
  3. As acessibilidades ao "segundo anel" são terriveis. Mas mais 500 menos 500 escadas lá se chega lá cima. De resto não gosta da ideia de não ter topos, onde prefiro ver futebol.

    (não deixo um comentário sobre o braga sem boca!)Este do real parece já um estádio e tudo... ahahah :)

    ResponderEliminar
  4. Muito se diz sobre o estádio do Braga (que eu prefiro chamar-lhe assim), mas a verdade é que boa parte das grandes obras de arquitectura foram alvo críticas e opiniões menos boas.
    O estádio do Braga não foge à excepção: boa obra arquitectónica (forma) mas muito pouco utilizável (função).

    Folgo em saber que de facto serve de exemplo para alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Pedro, sem dúvida o projecto do Souto Moura é muito bom, mas é justo não reduzir a grandiosidade do estádio à arquitectura. O engenheiro que fez o projecto de estruturas da cobertura metálica (ou seja, que tornou possível a realização da ideia do Souto Moura) ganhou um prémio europeu por esse mesmo projecto. Não só é uma boa obra arquitectónica, como também é uma boa obra de engenharia. Uma sem a outra de nada valia.

    ResponderEliminar
  6. O chamado Mercado do Carandá foi uma "obra"de arquitectura "premiada" e" badalada" até aos limites.Pela sua funcionalidade,desapareceu. Ao Estádio Municipal de Braga vai-lhe acontecer o mesmo.É só perguntar ás pessoas se se sentem confortáveis naquela obra de arte e se não fosse o Sp.de Braga andar na mó de cima certamente ás moscas.

    ResponderEliminar
  7. Do local onde os adeptos do meu clube ficam instalados, quando visitam este estádio, num extremo da bancada inferior, vê-se mal e porcamente a área contrária. Pela lógica, nos outros locais das bancadas inferiores também não será muito confortável para a vista ver grande parte do meio campo contrário "por um canudo".
    De resto a falta dos topos pode tirar algum ambiente ao próprio público, e daí os comentários que o estádio é frio e tal...
    Já estive na bancada superior e realmente a observação do jogo é bastante melhor (em relação ao local que falei antes), mas é estranhamente longe...parece que estamos a ver o jogo desde casa,tal é a distância que nos separa do relvado,e falta aquela emoção...
    Péssimo para tentar estacionar o automóvel...
    Aguardo com expectativa a conclusão das obras envolventes daquela zona, pelo menos para resolver o caos no estacionamento,e tornar menos cansativa a aventura de ir ao estádio do Braga.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores