Avenida Central

Antena 1: Controla Portugal

| Partilhar
Manifestação da Indignação
© Nimages DR

O anúncio que a Antena 1 escolheu para se promover na RTP ultrapassa os limites do «mau gosto», constituindo-se como uma afronta ao direito de manifestação e uma clara violação do dever de imparcialidade daquela estação radiofónica. O anúncio tem contornos de frete ao Governo e, tamanha a polémica em torno do caso, conseguiu veicular uma mensagem anti-democrática contra um direito constitucionalmente consagrado. Como se tudo isto não bastasse, o anúncio foi pago com os impostos de todos.

Este episódio, a juntar-se aos outros que vimos denunciado, vem dar credibilidade às desconfianças que vimos manifestando sobre a manutenção de um serviço público de televisão e rádio. Começa a tornar-se verdadeiramente insuportável continuar a sustentar uma rádio e uma televisão que se rendem à ditadura do popular, furtando-se ao cumprimento dos deveres de pluralidade a que estão obrigados e para os quais os respectivos provedores têm chamado sistematicamente à atenção sem qualquer resultado prático.

16 comentários:

  1. Eu cá achei o anúncio uma delícia. Tenho pena que não seja interpretado com humor.

    ResponderEliminar
  2. Tudo faz parte de uma estratégia pidesca que vai espalhando os seus tentáculos.Por exemplo.temos agora os "professores"reformados, como bufos pidescos do poder, nas escolas. Há que reagir a tamanho monstro que querem impôr ao povo. viva PORTUGAL LIVRE.

    ResponderEliminar
  3. Façam todas as criticas mas não peçam a privatização da RTP e RDP...
    Como se diz em Basto, para privado basto eu...

    ResponderEliminar
  4. Caro João,

    Como produto de marketing também o achei muito bem conseguido. O problema são as mensagens subliminares...

    ResponderEliminar
  5. É incrível como há gente tão desocupada ao ponto de inventar mensagens subliminares num anuncio de televisão.

    É incrível a celeridade como se tirou o anuncio da televisão, quando se demora anos a tratar de casos bem mais importantes.

    É assim mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Caro Lingu@s,

    Não sejamos mais papistas que o papa... A existência de mensagens subliminares foi assumida pela própria RTP. Num comunicado conjunto dos seus provedores, pode ler-se:

    «Os provedores do Telespectador e do Ouvinte da Rádio e Televisão de Portugal, confrontados com a promoção da Antena 1, neste momento em difusão na RTP, particularmente com um spot que alude a efeitos de uma manifestação no trânsito, consideram seu dever tomar a seguinte posição:
    O conteúdo desse spot veicula uma mensagem de tom antidemocrático, violadora de um direito constitucional;
    Dado o teor publicitário da campanha, os provedores olham com a maior reserva para a respectiva interpretação por um jornalista profissional;
    Em diferentes intervenções internas e externas, os dois provedores têm-se manifestado favoráveis ao aproveitamento das sinergias promocionais resultantes da fusão da RDP e da RTP;
    Da aludida promoção publicitária, contudo, os provedores não têm dúvidas de que resultam feridos princípios e direitos que devem ser superiormente respeitados, em especial por operadores com o estatuto de serviço público.
    Nestes termos, os provedores do Telespectador e do Ouvinte são de parecer de que o spot publicitário em causa deve ser imediatamente retirado.»

    ResponderEliminar
  7. A RTP e os provedores não são uma coisa só.

    Continuo a ver nisto tudo o mesmo que vi nas queixas feitas sobre o sketch do Gato Fedorento sobre o Magalhães. Muita gente que devia fazer muito, mas que perde tempo com merdinhas.

    ResponderEliminar
  8. Grande vitória do PCP, único partido defensor das liberdades democráticas em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. O anúncio é mau? É. É imbecil? Sim.
    Atenta contra os valores da liberdade de expressão? Talvez.

    Então porque é que o tiraram do ar? Isso não contitui outra violação a esse mesmo direito?

    Não sei não...

    ResponderEliminar
  10. Caro Pedro não pode ver tudo de forma tão alaranjada! Liberdade Já ouviu falar? O anuncio foi muito bem conseguido como muitos concordaram...

    Mas se quer entrar por o lado politico e alaranjado que gosta sempre de o fazer... Nota-se mesmo que está mesmo habituado ao mundo bracarense e de uma ou outra petição para comboio... um mundo bracarense o seu mundo em que o transito não é um problema para cidade não é assim em todo o lado! Venha viver uns dias para Lisboa... pegue no carro por aqui e veja o que é chegar tarde ao seu emprego por causa de manifestação aqui... manifestação ali...

    Pode achar que Braga seja um exemplo de autarquia neste campo... mas não acontece assim em todo o lado! Tem que sair mais de Braga! E conhecer novos mundos para comentar no seu maravilhoso blogue...

    Parabéns pelo blogue...

    José Pedro

    ResponderEliminar
  11. 1.o tom alaranjado, neste caso, estaria do lado do anúncio...

    2. quem tem de sair da cidade mais vezes não é o pedro morgado e sim o josé pedro, provavelmente não sabe que em braga também há complicações diárias no trânsito, que quando comparadas com um rácio nº de habitantes/minutos perdidos na estrada, mais o factor de distância, será superior ao de lisboa - mesmo sem manifestações. e que as há, há. não fazemos é caça
    às bruxas...

    ResponderEliminar
  12. Ivan deve ser outro que não vive com o mundo do transito... :) Braga é um exemplo de autarquia no transito... o PS e o actual directivo merece os mais sinceros Parabéns neste campo. É o exemplo de uma autarquia para aprender... E acho que Santana Lopes até aprendeu com Mesquita Machado. O túnel do Marquês cá em Lisboa é um sucesso :). Em Braga não demora meia hora em horário de ponta e com chuva a deslocar-se de um sitio que esteja para outro no centro urbano. Já imaginou ficar 2 horas no transito para fazer 7 km?
    Já imaginou ter uma casa a 10 km do seu emprego e preferir fazer 65 km porque demora menos uma hora a chegar? São realidades muito diferentes... Braga é a cidade perfeita... perfeita! Um dia tenho a certeza que quero voltar a Braga.

    ResponderEliminar
  13. Não tenho conta no Google.
    Peço desculpa!
    José Pedro (ultimo post)

    ResponderEliminar
  14. O anúncio há muitos dias que circulava pela televisão pública esó agora, que foi motivo de polémica, é que todos acordaram para o sentido critico???? Acordem mais cedo todos... ok?

    ResponderEliminar
  15. pequeno pormenor:

    moro a 5 Km do local de trabalho. ainda há dias demorei 40 minutos. 40 minutos para ir da rotunda do eleclerc à rotunda do sá de miranda.

    ResponderEliminar
  16. E andar a pé, não?!?! Em Braga, em Lisboa, em Leiria...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores