Avenida Central

As Eleições nos Açores

| Partilhar
1. O Partido Socialista venceu as eleições e o povo açoriano reforça a confiança no executivo de Carlos César. Ao contrário do que havia acontecido com a derrota nas eleições regionais da Madeira, o Primeiro Ministro apareceu a reclamar louros da vitória, fazendo uma leitura nacional dos resultados.

2. O PSD perdeu as eleições. Manuela Ferreira Leite recusa fazer uma leitura nacional dos resultados, numa posição consistente com o que havia sucedido nas eleições regionais da Madeira.

3. Bloco de Esquerda, CDU e PPM vão estar representados no parlamento açoriano. O Bloco de Esquerda conseguiu a eleição de 2 deputados, enquanto que CDU e PPM elegem 1 cada. O Partido Popular reforçou a sua representação, elegendo 5 deputados. É o pluralismo à moda das ilhas...

4. O círculo eleitoral do Corvo tem 353 eleitores e elege 2 deputados. Há qualquer coisa errada nisto, certo?

5. A abstenção rondou os 50%, o valor mais alto de sempre. Talvez uma enorme fatia dos Açorianos não queira saber dos destinos da sua terra ou então os cadernos eleitorais estejam cheios de gente que vive no continente à custa das beneces insulares.

4 comentários:

  1. Estou oficialmente preocupado. Não era o IPOM o mesmo instituto que dava vitoria ao Cruz nos Açores, tal como dava vitória ao RR em Braga...

    ResponderEliminar
  2. Tanto nos Açores como em Braga, Cabeceiras de Basto (e outras terras com similares particularidades) as razões para estes resultados (a maioria e a abstenção) são os mesmos .

    Terras com uma economia pouco diversifica e dependentes directa e indirectamente do poder local terão provavelmente as mesmas razões para um círculo governativo longo e com a mesma "cor" e actores políticos.

    post scriptum: escreve isto um açoriano de "sete costados" que se preocupa com o destino da sua terra natal e que (incrivelmente) não está inscrito nos cadernos eleitorais açorianos e muito menos recebe qualquer benece insular (sem ser a carga genética e o amor pela sua terra natal).

    ResponderEliminar
  3. Abstenção de 50% do eleitorado?Ainda vai subir mais...
    A politica é porca, cada vez mais...
    Além do mais não há alternativas ...
    A alternativa é entre arroz com feijão ou feijão com arroz...
    Como diz o outro, os lambões é que mudam...
    Como eu costumo dizer, tanto vale dar-lhe na cabeça como na cabeça lhe dar...
    Acredito que o próximo abstencionista seja mesmo eu, um apaixonado pela politica desde a juventude...

    ResponderEliminar
  4. Nada de errado. Todas as Ilhas dos Açores elegem no minimo 2 deputados. Assim reza a "lei" eleitoral dos Açores. A partir daí o numero de habitantes por ilha determina os restantes eleitos por ilha. Ah!! E ainda existe uma "décima ilha". O circulo de compensação. Espero ter esclarecido.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores