Avenida Central

Happy As A Pig In Muck

| Partilhar
Happy As A Pig In Muck
© AdamsWife

«Exciting countries get exciting acronyms, at least in financial circles. Fast-growing Brazil, Russia, India and China, for example, are called Brics, the very initials implying solid growth. Other countries are less fortunate. Take Portugal, Italy, Greece and Spain, sometimes described as the Pigs. It is a pejorative moniker but one with much truth.» [Finantial Times]

O facto de um jornal inglês utilizar o acrónimo PIGS (em português, porcos) para denominar o conjunto dos países da Europa do Sul (Portugal, Espanha, Itália e Grécia) não é suficiente para se inferir da bondade de todo um povo. Ainda assim, a arrogância e um intolerável complexo de superioridade que leva à menorização dos parceiros no projecto europeu, fazem parte da idiossincrasia e do modo de estar dos ingleses que eu detesto.

Contudo, apesar da infelicidade e mau gosto da expressão, este episódio está longe de se constituir como um incidente diplomático. Um país que acredita na liberdade de expressão não pode dar valor de heresia de Estado à opinião versada por qualquer opinion maker nas páginas de um jornal.

2 comentários:

  1. Caro Pedro, já passei uns anos lá fora e garanto que da Espanha à Alemanha não há país europeu que não tenha um complexo de superioridade em relação a nós. Resta saber se demos alguma vez razões para al diferente...

    ResponderEliminar
  2. Vivi e trabalhei em Inglaterra e devo dizer que foi para mim confuso lidar com uma superioridade em relação a Portugal que em muitos indivíduos convivia com uma inveja e admiração profundas.

    Quem desdenha quer comprar...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores