Avenida Central

Castrejos eróticos?

| Partilhar
Avenida Monumental
© SMS

Parece que nem sempre são os Gregos e os Romanos a representarem actos sexuais nas suas pinturas e esculturas. Este curioso baixo-relevo, recolhido na Citânia de Briteiros em 1875, por Martins Sarmento, é um exemplo (não muito típico) de uma muito provável representação de cena sexual. Tal hipótese de interpretação foi, aliás, de imediato colocada por Sarmento, recorrendo à “hermenêutica dos pedreiros” que o ajudavam na Citânia.

A figura da esquerda parece segurar o cabelo da figura da direita. Esta, por sua vez, parece segurar um objecto que, pelo desenho efectuado por Sarmento, parece uma falcata (espécie de pequena espada curva, usada pelos Calaicos), embora este pormenor não se afigure muito nítido na pedra, pelo menos actualmente. Ambas as figuras se encontram unidas por um provável falo.

O conservador arqueólogo Mário Cardozo, não subestimando a interpretação de Sarmento, preferiu ver este baixo-relevo como representação de uma “cena agrícola”, em que duas figuras conduzem um arado.

A existência de uma falcata, na mão da figura da direita, pode indicar a presença de dois guerreiros, sugerindo assim a representação de uma cena homossexual. Mas por outro lado, tendo em conta a descrição de Plínio acerca das mulheres dos Bracari, podemos estar também em presença de uma “guerreira”. Mantêm-se portanto as duas hipóteses. Aliás, mantêm-se as três, não me esquecendo da “cena agrícola”. E porque não... uma cena sexual num cenário agrícola? Bom domingo!

2 comentários:

  1. Grande post. Parabéns!
    E vem a propósito das discussões do momento :D

    Acho que esta é a melhor forma de aumentar a qualidade da cultura histórica dos portugueses - a escrita em blogues de referência aumenta o público que lê coisas históricas.

    mais uma vez parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha visto a figura, interessante. Se os lusitanos tinham um elemento celta não será assim tão estranho que apareça uma representação (homos)sexual.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores