Avenida Central

Acelerador de Partículas

| Partilhar
CERN Globe
© phitar

Entrou hoje em funcionamento o famoso acelerador de partículas vulgarmente conhecido como CERN (o que é incorrecto já que se trata do acrónimo de «Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire», o laboratório onde está sedeado o acelerador). Trata-se de um marco simbólico na história da ciência, o único saber cuja humildade tem servido para mostrar aos Homens a verdade.

11 comentários:

  1. This is a superbe photo of the CERN public science place...Bravo

    ResponderEliminar
  2. "CERN" designa o laboratório Europeu de física de partículas. O nome é acrónimo de "Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire" que era a designação original da organização de pesquisa e que já existe há mais de 50 anos. O que hoje entrou em funcionamento foi o LHC (Large Hadron Collider) que é de facto um acelerador de partículas e uma ferramenta (a mais importante) do CERN.

    ResponderEliminar
  3. comentário de um colega de trabalho:


    "ah, não sei porque é que se gasta tanto dinheiro nestas coisas que só interessam ao meia dúzia de lunáticos. ainda por cima podemos morrer todos. nunca percebi esta coisa dos cientistas. são curiosos demais. quero lá saber se há big bang, em pequeno aprendi com a bíblia."


    o pior foi todos concordarem com ele.



    apenas respondi que o que nos distingue como humanidade é a frase de einstein: "the important thing is never stop questioning".



    e assim vai a mentalidade dos nossos colegas.

    ResponderEliminar
  4. CERN é o nome oficial correcto. Simplesmente já não é um acrónimo.

    E as pessoas estão, em geral, mal informadas no que diz respeito ao CERN. Se calhar não se devia dizer que se faz lá investigação em Física de Partículas, mas sim em coisas fundamentalmente importantes, que já nos proporcionaram avanços tecnológicos tão variados como a World Wide Web e teoria básica para radioterapia e PETs, por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. Zé,
    Eu queria dizer que o acelerador é erradamente denominado CERN. Penso que o laboratório é que se chama assim.

    Mas sobre isto, nenhum dos presentes na discussão está mais habilitado do que tu que já lá trabalhaste.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Ahhh, sim, tens razão, o laboratório chama-se CERN, mas o acelerador chama-se LHC, e é acrónimo de Large Hadron Collider.

    ResponderEliminar
  7. Pegando nos comentários do ivan e josé pedro há algo que gostaria de acrescentar. Concordo contigo, josé, quando dizes que se deveria divulgar mais o facto de o CERN realizar também investigação aplicada.

    No entanto, nesta altura de aperto financeiro e cortes orçamentais na investigação científica acho que estamos a assistir a um fenómeno lamentável. A classe política e a opinião pública por ela influenciada desvalorizam completamente qualquer tipo de investigação "básica", considerando este tipo de questões como "coisas que só interessam a meia dúzia de lunáticos".

    Parece-me uma atitude de grande arrogância: actualmente as entidades financiadoras quase que pedem aos cientistas os resultados das experiências antes das próprias sequer começarem. Em 1º lugar, penso que há áreas de investigação que, mesmo desprovidas de aplicação prática, deveriam estar no interesse maior da humanidade. Trata-se, como escreveu o pedro, de uma busca da verdade - algo que deveria ser reverenciado e admirado, e não considerado "desperdício". Em 2º, quem somos nós para actualmente julgar o que terá no futuro aplicação prática? Se bem me recordo, Benjamin Franklin uma vez disse não conseguir imaginar qualquer aplicação minimamente útil para a electricidade...

    ResponderEliminar
  8. Não creio que se trata de um projecto para mostrar a verdade aos homens, nem tão pouco para diminuir a importância de Deus, como tem sido escrito nalguma imprensa nacional.
    O conhecimento evolui com a explicação de factos e evidências científicas, que constituem as bases do progresso da humanidade.
    Para alguns menos esclarecidos, pode parecer um projecto de e para lunáticos, mas o que é certo é que o desenvolvimento da humanidade assenta principalmente na eovlução da ciência e não me venham dizer o contrário.

    ResponderEliminar
  9. O Dan Brown no Anjos e Demonios escreve umas maravilhas acerca deste tema...

    Só quero ver o que a Igreja Católica fará em relação á teoria de que Deus criou a Terra!!!

    Aguardam-se capitulos interessantes em relação a este tema.

    ResponderEliminar
  10. A foto foi obtida no futuro nano-parque do Fraião??
    Parece espaçoso.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores