Avenida Central

RTP com Desporto para Todos

| Partilhar
É contra a ditadura dos chamados três grandes na RTP que dois blogues de Braga e Guimarães (Avenida Central e Vimaranes) se uniram, lançando uma petição ao Ministro com a pasta da Comunicação Social e ao Presidente do Conselho de Administração da RTP. O propósito passa por criar uma onda de protesto que force a televisão do Estado a moderar o excesso de cobertura mediática daqueles três clubes, dando o destaque merecido às participações internacionais de todos outros.

Desiludidos com os equívocos e as omissões da televisão pública, os adeptos do futebol nacional signatários desta petição esperam que a RTP cumpra as insistências do senhor Provedor no sentido de «que a cobertura não seja quase em exclusivo para os considerados três grandes» e que torne públicos os critérios de transmissão de eventos desportivos e de selecção das notícias que integram os blocos informativos generalistas.

Os promotores da iniciativa desafiam todos os cidadãos a juntarem-se a este justo protesto. Pode assinar a petição clicando aqui.

Actualizações
1. Mais de 120 assinaturas em menos de 2 horas. O site VitoriaSempre e o blogue BragaBlog já se juntaram ao protesto.
2. Mais de 300 assinaturas em 16 horas. O site SuperBraga.com e os blogues Belenenses, Arcada Nova, BrunoSpot e Ruptura Vizela também já se juntaram ao protesto.
3. 500 assinaturas em 20 horas. Os blogues BragaSempre e Colina Sagrada já aderiram ao protesto.

21 comentários:

  1. Força Pedro, concordo plenamente, á cerca de três meses atrás fiz uma reclamação semelhante, o sr. Provedor da R.T.P.respondeu me dizendo que ««já á muito tempo que vinha sensibilizando os jornalistas e a administração da R.T.P. contra a falta de cobertura das outras equipas médias/pequenas»»

    http://wwwbragablog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, esta ditadura vai acabar juntos vamos vencer esta guerra. Temos é que ser unidos, não importa ser do Vitória ou do Braga, Boavista, Belém, Maritimo, Etc, isto diz respeito a todos os clubes, exceptuando os 3 "Grandes".
    Força pessoal.

    ResponderEliminar
  3. Só aparece aquilo que dá audiência...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Eles são peritos em confundir (premeditadamente?)televisão de "interesse público" com "televisão de interesse do público", pois «é disto que o meu povo gosta»

    ResponderEliminar
  6. Excelente iniciativa!

    O Blog do Belenenses - http://belenenses.blogspot.com - também se associa a este movimento.

    Recomendo que os vários blogues publiquem este artigo em dias diferentes para ter maior impacto possível. Nós vamos publicar na sexta-feira.

    Podem contar connosco!

    Saudações Azuis (sem riscas)

    ResponderEliminar
  7. Podem tambem contar com o apoio do pessoal do blog OrgulhodeConquistador1922.blogspot.com

    Cumprimentos desportivos =D

    ResponderEliminar
  8. Grande iniciativa, concordo, não importa sermos do Belém, dos Vitórias, Boavista ou Braga, etc. o que importa é nesta matérias e outras similares estarmos unidos e destruir o efeito eucalipto dos 3 do costume.

    FORÇA!!! PORQUE ESTES É QUE SÃO OS GRANDES CLUBES!!!

    ResponderEliminar
  9. Sugiro antes uma petição para tirar todas as menções ( menções porque a maioria nem notícias são) a futebol. Com os JO de Pequim à porta nem 20 segundos foram dedicados aos nossos 70 atletas e aos JO nos 4 canais de sinal aberto. Ainda deram uns 10 segundos de atenção aos nadadores do EUA e ao Pistorius, mas nem o recorde do mundo feminino de salto com vara (que foi batido no meeting de Roma este mês) teve mais importância que a operação do CR7.
    Futebol, Fado e Familia!

    ResponderEliminar
  10. O Mesa da Ciência já aderiu à iniciativa.

    ResponderEliminar
  11. Pedro, muitos parabéns pela iniciativa, acredito que todos juntos possamos fazer a diferença.

    Como é óbvio o VitoriaGrande já se aliou a esta causa, que é de todos nós.

    Fiz também uns banners simples para que a notícia se possa espalhar pela blogosfera..

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Não se compreende a opção de transmitir jogos particulares desses três clubes enquanto se negligencia sistematicamente a participação de outros clubes nacionais em competições europeias. Isto sucede no futebol, mas é extensível a modalidades como o andebol e o voleibol (...)
    Voleibol?! A RTP não transmite um jogo de voleibol há anos (desde que a Sport TV tornou-se patrocinadora da Federação Portuguesa de Voleibol).

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente acho isto tudo um bocado falacioso... E tem razão nos fundamentos. Mas o que pedem é incongruente.

    O Porto, Benfica e Sporting recebem demasiado tempo de antena? O futebol é que recebe. Talvez se tenham distraído a redigir a petição, mas está claramente dividido entre (1ª parte) razões e (2ª parte) pedidos concretos. E o pedido centra-se, basicamente, na manutenção do tempo de antena dado ao futebol, redistribuindo-o pelos clubes.

    O mais importante seria pedir que fosse reduzido o tempo de antena do futebol e redistribuí-lo por outros desportos, mas, como é evidente pela leitura da petição, não é isso que interessa a quem a redigiu nem aos seus signatários.

    Assim, apesar de concordar com parte dos fundamentos, como princípio, não concordo, de todo, com o que é pedido, pelo que não assino a petição.

    ResponderEliminar
  14. É bom protestar, claro, mas muitos dos rebeldes estão a beber o veneno que destilam...
    Pela filosofia reinante na sociedade o "mercado" é um valor absoluto e o único regulador da sociedade.E até defendem, embora de forma encapotada, que a RTP deveria ser privatizada já que constitui um custo para o erário público a ainda vai dividir (tirar aos concorrentes privados) o bolo da publicidade.
    Mas até lá querem contribuir para a sua ruina, levando-a a apostar em iniciativas e acontecimentos desportivos que não captam publico (share)senão com impacto regional...
    Então não é verdade que qualquer jogo em que não intervenha o Benfica, Porto ou Sporting dá reconhecidamente prejuizo?Então provem do veneno do mercado que tanto veneram...

    P.S.Não obstante o referido quero que a RTP transmita o Sivassport - Braga no próximo Domingo, com prejuizo claro...

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pela iniciativa.

    Já tenho ligação e destaque no meu blog.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. O blog Velha Guarda PN concorda e adere à luta!!

    ResponderEliminar
  18. O Finta & Remata vai aderir, em nome da pluralidade desportiva que Portugal já merecia! Se os jornais não fazem por questões meramente económicas e políticas, ao canal de televisão estatal, dito de serviço público, exige-se pluralidade e igualidade para todos.

    Gostaria apenas de saber se existe algum manifesto ou banner para esta iniciativa, para que a possa publicar.

    Não hesitem em contactar-nos através do e-mail do blogue (fintaeremata(at)gmail(ponto)com)

    Saudações desportivas,
    Mário Rui Ventura
    www.FINTAEREMATA.com

    ResponderEliminar
  19. O blogue Torres de Belém aderiu à feliz iniciativa.
    Aproveito para corroborar uma opinião acima expressa de que, além da ditadura dos três, há que combater também a ditadura do futebol: é inaceitável que andebol, futsal e rugby não tenham qualquer divulgação na RTP.

    ResponderEliminar
  20. não resisto:

    mas afinal vocês já não têm a liga dos últimos? e em horário nobre à sexta à noite...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores