O assunto é polémico e assim apresentado presta-se ao frete militante do costume («quem não gosta que se mude» ou «quem diz isso é do contra e não gosta de Braga»). Digam o que disserem, é por amor a Braga que não nos podemos permitir que continuem a fazer definhar as Festas de S. João. Este ano houve menos gente, menos tradição, menos animação e nem os balanços excessivamente optimistas do costume salvarão a honra de umas festas que, muito felizmente para nossa infelicidade, se mantiveram à margem das televisões.
O S. João de Braga precisa de se revitalizar, ainda que isso custe alterar o figurino e renovar a equipa organizativa. Não há política partidária que divida Braga nesta matéria - o S. João
Quantas buzinas chinas tocaram, e abafaram o pim dos martelinhos, o cheiro do alho, e até a rufa dos grupos folclóricos.
ResponderEliminarBasta de permitir que se venda qualquer merda, aos Tótós.
Com uma comissão de festas a cheirar a môfo o que é que queriam.Já agora ,qual a entidade que certifica as contas da mesma?
ResponderEliminarsaudades do s.joao de 2004! nada melhor que os holandeses para animar a festa. a partir daí, sempre a descer...
ResponderEliminarO S. João deixou muito a desejar... Aquilo foi realmente degradante (desculpem-me pelo termo)!! a desorganização era visível.. péssimo prograna... pouca animação... foi uma festa mt pouco popular...
ResponderEliminarCumprimentos,
Ps.: É complicado estar uma banda de música (pequena orquestra ou assim) e os (pseudo)DJ's a tocar/pôr música ao mesmo tempo lado a lado!
Estive lá em 23 e 24.Opinião muito discutivel ou mesmo suspeita.O S. João pode sempre melhorar, mas é e será sempre festa do Povo.Vi lá Povo.Não podemos ter todos os mesmos gostos e uns adptam-se melhor que outros à modernidade, que nem sempre é exemplo a seguir no caso de Festas com tradição.É minha opinião, vale o que vale.
ResponderEliminarA verdade é mesmo essa, várias pessoas com quem falei também me disseram que este ano o s.joao não foi grande coisa. pode ter sido da chuva
ResponderEliminarCaro anónimo (8.27),
ResponderEliminarEstava lá o povo no qual eu me incluo. Mas estava muito menos povo que nos últimos 10 anos, seguramente!
Ainda bem que cada vez vai menos gente a essa dita festa. Como bracarense espero que a tendência seja para acabar com essa festa cada vez mais pobre, degradante e sem qualquer tradição.
ResponderEliminarApostem em outras datas para fazerem a verdadeira festa da cidade. Para todo o país o S. JOão é no Porto, o S. João de Braga é cada vez mais uma cópia mal feita e sem interesse nenhum.
Porque não se aposta na Páscoa como verdadeiro período de festas da cidade??? Dever-se-ia investir seriamente nisso para cada vez se atrairem mais turistas portugueses e estrangeiros.
Gasta-se dinheiro no São João para quê??? Que coisa triste é essa festa.
Vamos ser originais, vamos inovar, vamos ser diferentes! A festa de São João em Braga já não faz qualquer sentido.
Que gente triste é esta que vem para aqui apegoar o fim do s. joão de Braga.Metam-se nas vossas vidinhas pseudo intelectuais e fujam daqui.não passam de ratos de labratório.Aqueles que apregoam o S. João do Porto não sabem do que falam.No Porto cada vez há menos gente precisamente por causa das festinhas pseudo elitistas de gente como vós.Se não gostam do cheiro da Sardinha metam-se nos laboratórios das vossas universidades.Não passam de indivíduos insípidos.
ResponderEliminarComentário interessante este último.
ResponderEliminarA avaliar pela sangria de gente que se verificou nas últimas festas do S. João, deve ter havido muita gente a passar a noite nos laboratórios...
Pena que não tenha sabido ler que o que se pretende com este post é precisamente salvar o S. João.
Vivam os argumentos ad hominen!
O anónimo das 20:30, quando se sentir mal, pode passar lá pelo laboratório, mas primeiro tem que pagar a taxa moderadora.
ResponderEliminarNasci na Ponte já lá vão mais de seis dezenas de anos.Nunca faltei a uma festa,excepto nos tempos de tropa nas colónias e confesso que não me lembro de umas festas tão chôchas como estas.Os membros da comissão de festas estão gastos e não têm imaginação.Toca a dar lugar a gente que tenha imaginação e saiba interpretar,com um toque de modernidade, as tradições e costumes do povo.
ResponderEliminarO mais engraçdo é que os comentários pretendem tudo menos salvar o S. João. O que se retira daqui é o desejo em acabar com a festa e o seu cariz popular.Não podemos esquecer qe cada vez mais se fazem festas privadas e grande parte da população que mora em Braga trabalha em localidades que não festejam este santo popular.Ou seja, no dia seguinte trabalham.Mas vocês é que sabem tudo...Até agora não vi nenhuma solução.Apenas críticas.
ResponderEliminarCá vão os meus 5 tostões:
ResponderEliminar*Melhorar o fogo de artificio. O fogo de artificio de 23 para 24 é muito fraco. Em muitas freguesais do concelho se encontra melhor fogo de artificio. Em vez de se centrarem no Picoto, porque não expandir desde o Bom Jesus até à Falperra. Ficaria um cenário semelhante ao da Madeira (ok falta o mar).
*Ir para a avenida para dar marteladas ao fim de uns anos cansa. Porque não cativar/promover animação de rua pela avenida acima. Palhaços, pintores de caricaturas (já não em lembro do nome), homens estátuas, ilusionistas, etc.
*Pistas de dança ao ar livre (discoteca ao ar livre). Por exemplo na avenida da Central em frente aos Congregados, onde montam o palco. Conheço bastante gente que em vez d ir para o S. João vai para Pachas e afins.
*Desfile à lá Carnaval, pela avenida abaixo, depois do fogo de artificio. O CArnaval normalmente é frio aqui em Braga, não haveria melhora altura que esta.
*Se o rio Este fosse limpo, às 7h da manhã iam todos tomar banho. O S. João festejado foi quem baptizou Cristo, logo tinha tudo a ver, banho <-> batismo.
...
Enfim ideias, boas ou más, não faltam!
É preciso renovar, rejuvenescer a cidade.
Com tanto comentário a denegrir os S. João de Braga, eu completo querendo saber o que se passa com a tradição de lançamentos de balões sanjoaninos, tipicos desta época, que se vê aos milhares no céu do S. João do Porto e em Braga, nada, nenhum balão sequer.
ResponderEliminarS. João sem balão, não é S. João.
TURMA LUSA DE LISBOA
(Equipa Organizada na Arte e Tradição na construção e lançamento de Balões de S. João)