A corrente populista arrasou no Distrito de Braga - Pedro Santana Lopes venceu com 2712 votos contra 1089 de Manuel Ferreira Leite e 712 de Passos Coelho. Convém ter em conta que:
1. Dos 1623 votos que separam Santana Lopes de Manuela Ferreira Leite, 1602 são conquistados em Vila Nova de Famalicão e Vila Verde, os oásis do caciquismo laranja no distrito.
2. Manuela Ferreira Leite vence folgadamente em Braga e Guimarães, os concelhos mais urbanos do distrito. Nestas secções, Santana Lopes é o terceiro mais votado com menos de metade dos votos de Passos Coelho.
Incrivel... Pedro... Agora os Modelos ja muitas vezes retratados como modelos de governação autarquica neste Blog passaram a caciques ...
ResponderEliminarO anónimo não lê o blogue com toda a certeza. Agradeço que indique os posts onde me refiro a esses supostos "modelos de governação autárquica".
ResponderEliminarPor outro lado, o anónimo está muito baralhado. Num dos concelhos, como é certo e sabido, o caciquismo não é encabeçado por nenhum líder autárquico....
aliás, nesse concelho, o autarca nem militante é do Partido.
ResponderEliminarMas a realidade é a que o Pedro descreve: o PSD está municipalizado. Onde há Câmaras, há militantes. Onde não há, faz-se o que se pode.
Quantos meses vai demorar Braga a chegar aos 3000 militantes depois da vitória do Rio em 2009?
hum...
ResponderEliminarpela mesma ordem de razões Braga e Guimarães serão o quê? os oásis do caciquismo rosa no distrito?
os oasis do caciquismo são os que incrivelemnte estão na linha da fente do desenvolvimento no distrito.
ResponderEliminaré dificil de engolir, mas a verdade é que esta gente trabalha em torno das suas populações. E se assim todos fizessem tinhamos sem duvida um PORTUGAL MENHOR E COM OBJECTIVOS.
É tudo uma cambada nas autarquias...
ResponderEliminarO partido da Câmara tem necessariamente mais activistas.
A democracia tem de facto muitos defeitos...
Mas eu digo isto porque, infelizmente, não consigo influenciar ninguém nas autarquias e até bem precisava...
Se beneficiasse do sistema já estava calado e não via, predominantemente, mais defeitos que virtudes no sistema democrático...