Avenida Central

Justiça?

| Partilhar
O Direito anda a substituir-se à Justiça com uma frequência assustadora. Desta vez, uma senhora foi condenada por fazer valer o direito de reclamar um serviço que considerou mal prestado. Mais um péssimo exemplo de um sistema judicial à beira do descrédito total.

13 comentários:

  1. Até na procura de serviços bem prestados ou melhorados há ditadura.

    ResponderEliminar
  2. À beira do descrédito? Parece-me que essa barreira foi ultrapassada... Como muitos sabem, trata-se de um Circo bem montado.

    ResponderEliminar
  3. A jUSTIÇA NÃO SE ALCANÇA SEM DIREITO.
    MEUS SENHORES, NÃO SE LIMITEM A LER AS PARANGONAS DOS JORNAIS.
    UMA DECISÃO JUDICIAL É MUOTO MAIS COMPLEXA DO QUE AQUILO QUE SE VÊ NOS JORNAIS.NÃO SE FAZ UMA SENTENÇA OU ACORDÃO ATIRANDO BÚZIOS AO AR.

    ResponderEliminar
  4. E QUANTO AO SENHOR PEDRO MORGADO,FIQUE-SE PELA MEDICINA E NÃO FALE DE DIREITO NEM DA JUSTIÇA.
    ESTES SÃO MUITO MAIS COMPLEXOS DO QUE AQUILO QUE A SUA CABEÇA COMPORTA.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, um dos problema é justamente esse: o direito e a justiça perecem ser complexos demais para o comum dos mortais.

    Ora, o sistema de justiça não deveria ser algo transcendente, que as pessoas olham com um misto de medo e desconfiança. É um direito básico.

    Atirar a culpa para os órgãos de comunicação social é a via mais fácil. É o chamado “sacudir a água do capote”. Os casos sucedem-se e não me parece que a mensagem seja sempre deturpada pelo mensageiro.

    A partir do momento em que as pessoas deixarem de acreditar no funcionamento deste sistema, estaremos à beira do precipício. Assobiar para o ar não me parece, honestamente, a melhor solução.

    ResponderEliminar
  6. Se calhar o mais aterrador disto tudo é que uma queixa num livro de reclamações seja tratada com leviandade e demora suficientes par entretanto se intrepor uma acção judicial e esta ser vencida. Pode-se até vir a verificar que a queixa é fundada e nesse caso a decisão poderia ter sido diferente.
    Isto é aterrador porque significa que o livro de reclamações não passa de uma peneira para calar o povo, deixando uma sensação de tremenda injustiça e logro, por aqueles que deveriam defender o consumidor.

    Quanto a falar de direito e justiça caro anónimo, é algo de que todos podemos e devemos falar, penso que é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa.
    A sua postura bastante agressiva (basta a tipografia quanto mais o texto) não contribui para esclarecer o caso. Seria mais saudável que esclarecesse o caso, se é que sabe de algo mais, ou então tem tanto direito de especular como outro qualquer.

    Reservar o direito do direito para quem de direito é um pouco redutor.

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo,

    Pode levar os seus assobios, malcriadeza e letras maiúsculas para outro lado, pois acho que já todos perceberam que não aceita opiniões de outras pessoas como revelou no comentário infeliz feito acerca do Pedro Morgado.

    E já agora, tenho que concordar com o José Miguel Pêgo: todos devemos falar de direito e justiça; não é o desinteresse ou atitudes do tipo "isto é demais para a minha cabeça" que resolvem os problemas, que eu saiba.
    E muito menos a sua postura.

    por isso "bla bla bla" para si também, ok?

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente, Pedro, discordo por completo. Acho que este não é exemplo do suposto "mau sistema da Justiça"

    Como disse o anónimo, faça-se atenção a algumas coisas, entre elas a certeza que a decisão judicial é bem mais complexa e obedece a muitos outros critérios para além daqueles que os jornais e as TVs gostam de papaguear...

    Atenção aos raciocínios reducionistas...Podemos estar a fazer o jogo da Demagogia, bem sabida um grande problema da Democracia.

    ResponderEliminar
  9. Vou tentar explicar da melhor forma possível para que TODOS entendam, mas nada posso fazer caso as pessoas prefiram o populismo saloio das parangonas:

    em primeiro lugar estamos perante 2 situações distintas:

    1-uma queixa redigida no livro de reclamações, a qual será averiguada por uma entidade administrativa

    2-uma queixa crime por eventuais actos de difamação e violação de direitos absolutos: direito à imagem e direito ao bom nome (do restaurante, seus funcionários de gerentes).esta participação foi julgada no âmbito de um processo judicial e foi regulado pelo direito penal (trata-se de um eventual crime de difamação, e ressalvo o eventual já que não disponho de informação suficiente, com tal não especulo).
    3- o facto de um cliente sentir que não foi bem atendido dá-lhe APENAS o direito de reclamar junto das entidades competentes (ex:ASAE) mas não lhe confere a possibilidade de insultar terceiros (tal como foi dito na notícia, a referida queixosa protestou veementemente, recorrendo a uma postura alegadamente insultuosa) e muito menos de colocar em causa o direito ao bom nome e à imagem de quem quer que seja.

    4-perante este facto, e por se sentir ofendido com os termos do protesto (não da reclamação no respectivo livro !!)o gerente interpôs uma queixa crime por difamação (crime particular dependente de queixa e acusação) para o qual estava legitimado pela C.R.P. (DIREITO DE ACÇÃO).

    5-Esta queixa foi julgada procedente pelo tribunal competente cabendo à arguida o direito de recurso (pelos vistos preferiu fazer queixa ao 24 horas...)

    6-a reclamação da referida senhora sobre o alegado mau atendimento está a ser analisada e poderá ser-lhe atribuída razão ou não.

    7-porventura, esta senhora (que estava num jantar com colegas de profissão- médicos- está habituada a lidar desta forma com os utentes do centro de saúde onde trabalha e no qual, porventura, se sente uma déspota iluminada.no entanto, nem toda a gente é obrigada a suportar humilhações.

    8- se vossas excelências continuarem a preferir as prangonas estão no exercício dos vossos direitos mas nunca mais falem daquilo que não sabem, caso contrário farão tristes figuras.

    9-e para terminar, o Direito não se sobrepõe à Justiça já que estes são duas faces da mesma moeda, ou porventura julga que esta se alcança com injecções e raios x?

    espero ter contribuido para o esclarecimento desta questão e notem a minha preocupação quando uso termos como "alegadamente" e "eventualmente".

    "se podes olhar vê, se podes ver repara.

    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  10. Só mais uma coisa: o comentário "blá blá" não foi da minha autoria.o seu a seu dono.

    ResponderEliminar
  11. Mal vai um país em que os médicos apenas podem falar de medicina, os juristas de direito, os escritores de literatura e os agrónomos de couves.
    Uma das formas de mostrar que se sabem sem se saber, é puxar dos galões e impedir que os outros falem sobre determinados temas.
    É da insegurança e da falta de humildade que nasce a arrogância e a prepotência de que todos nós somos vítimas.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. caro zé de braga, eu não impeço ninguém de falar sobre qualquer assunto. não suporto é leviandade e tentativas de atiçar a opinião pública contra a Justiça.
    Julgo que nunca vi aqui um texto sobre a forma como as pessoas são (mal) tratadas em muitos hospitais.
    tão depressa se atira uma pedra contra os agentes judiciários (advogados,magistrados,etc) como se encobre a vergonha das juntas médicas.
    já agora, aprendeu alguma coisa sobre o meu esclarecimento?
    Espero que sim.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores