Avenida Central

Equívocos sobre a Lei do Tabaco

| Partilhar
1. A intervenção de Miguel Sousa Tavares, na TVI, acerca da Lei do Tabaco meteu dó. A comparação entre fumadores e animais, ambos supostamente impedidos de entrar em alguns estabelecimentos comerciais, é de uma profunda desonestidade intelectual. Sousa Tavares bem sabe que, com a nova Lei, os fumadores podem continuar a entrar em todos os espaços públicos. Apenas perderam o direito de agredir os outros com o seu fumo.

2. Há quem diga que a Lei coloca em perigo a liberdade de escolha dos comerciantes. Este argumento não passa de demagogia. Porque é que os comerciantes não podem decidir vender comida sem condições de salubridade e hão-de poder sujeitar os seus clientes a frequentar um espaço que comprovadamente lhes provoca doenças?

24 comentários:

  1. Gostava de deixar aqui uma questão em aberto.

    A nova lei diz claramente que o tabaco faz mal e por isso quem fuma não deve prejudicar os outros com o seu fumo. Certo? Logo se o tabaco faz mal porque é que não é proibido? Não sendo proibido para que é que veio esta lei? Daqui a pouco fazem casas de fumo ao estilo das casas de chuto. Uns a injectar estupefacientes outros a fumar cigarros. Acabem de vez com esta estúpida lei ou proíbam de vez o tabagismo e ajudem as pessoas a deixar de fumar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente que a intervenção do comentador Miguel Sousa Tavares foi totalmente desapropriada.
    Se quer fumar ninguém o impede. O que ele não pode é querer obrigar os outros a respirar o mesmo ar poluído e causador de doenças gravíssimas.
    Estou muito satisfeito pela implementação da medida: já era tempo de poder consumir uma refeição sossegado, sem ter o vizinho do lado a olhar para mim com raiva, quando delicadamente lhe pedia para apagar o cigarro, ou a lançar-me baforadas de fumo. Até que enfim alguém ganhou coragem de fazer algo pela saúde de todos nós!

    ResponderEliminar
  3. miguel sousa tavares, desde sempre teve a ideia que as suas "opiniões" eram importantes para o país. puro engano. gosta de ópinar sobre tudo e todos, mas fica todo ofendido, quando o criticam, quanto à lei do tabaco,como ex-fumador concordo plenamente e pena é que só agora tenha entrado em vigôr, pois é uma boa lei fuma quer quer fumar,e não leva com o fumo dos outros, quem não quer.

    ResponderEliminar
  4. Esta lei é fundamentalista, idiota, e digna de um qualquer ayatollah !

    O sr. Pedro Morgado sabe-me explicar porque razão é que não hão-de haver estabelecimentos só para fumadores ?

    Eu conheço donos de estabelecimentos que fumam e que estariam na disposição de os seus espaços comerciais terem como público alvo os fumadores. Estão proibidos de o fazer !

    O Sr. Pedro Morgado considera que pode ter à sua disposição a totalidade dos espaços comerciais com menos de 100m2 a servirem os seus interesses, mas já acha que não pode haver uma percentagem desses estabelecimentos dirigidas para pessoas como eu, que fumam, que não tencionam deixar de fumar, e que têm todo o direito a tomarem uma bebida, sentados, e a fumar o seu cigarro !

    O Sr Pedro Morgado teria a liberdade de frenquanear os estabelecimentos comerciais para fumadores e eu teria a mesmissima liberdade (que o senhor me quer negar, e que os ayatollahs me negaram) de o fazer em estabelecimentos onde se pudesse fumar.

    Os cigarros fazem mal ? Também os escapes dos automóveis dos não-fumadores o fazem, e pode ter a certeza que poluem muito mais. E eu que até nem carro tenho tenho de levar com eles !

    Repito-lhe esta lei é, para além de idiota, arrogante !

    ResponderEliminar
  5. Já tenho lido muitos comentários falaciosos de fumadores, mas este anónimo sem dúvida foi o pior...

    Liberdade humana, um conceito muito relativo só para as pessoas de má fé e insensatas. A liberdade implica consciência! Ninguém pode proibir quem quer que seja de fumar, beber, ingerir alimentos ricos em gordura e açúcar, etc... O tabaco é para consumo individual e o indivíduo não pode ser privado disso, no entanto se interfere com a saúde dos outros, o tabagismo tem que ser regulamentado! MODERAÇÃO e BOM SENSO são conceitos que lhe dizem alguma coisa?

    As leis existem para regulamentar, quanto menor for a consciência de uma comunidade, mais leis serão criadas!

    "Daqui a pouco fazem casas de fumo ao estilo das casas de chuto. Uns a injectar estupefacientes outros a fumar cigarros."

    Que comparação absurda! A Toxicodependência por estupefacientes tem consequências psiquiátricas, alterações de comportamento, exigem medidas diferentes, indo de encontro directo aos toxicodependentes, de forma a terem práticas de consumo mais saudáveis! Está a comparar este caso com o tabagismo?

    Mesmo assim, caso sejam criadas salas de fumo, que o sejam com um sistema de ventilação previsto na lei. CONHECE A LEI POR ACASO?

    "Acabem de vez com esta estúpida lei ou proíbam de vez o tabagismo e ajudem as pessoas a deixar de fumar." A última parte foi exactamente o que disse o Miguel Sousa Tavares há uns anos...

    PROIBIR?! Já chega de comentários ridículos, não gastem a palavra proibição, há fumadores que concordam plenamente com esta lei e não deixam de fumar por causa disso! Para deixar de fumar, o fumador tem que ter motivação para deixar de fumar! Proibir fumar só iria fomentar a marginalidade, e já basta a toxicodependência por estupefacientes, não acha?

    Perguntem a todos os fumadores quem quer deixar de fumar e depois digam-me a percentagem. QUERER É PODER. Chega de hipocrisia.

    ResponderEliminar
  6. para mim é simples: um dorgado que se injecta apenas prejudica o seu corpo: um fumador prejudica o meu.
    posso ficar 1 mês sem pegar no carro - o sr. fumador consegue ficar um mês sem um cigarro? se sim, a lei não o afecta...
    por outro lado, a lei permite fumar EM ESPAÇOS ABERTOS...o meu carro também costuma andar em espaços abertos...como vê, tanto o meu c1 como o seu sg ventil estão em pé de igualdade quanto ao espaço de utilização.

    estou feliz. finalmente, ontem, pelas 4 da tarde, o ar estava respirável no bar da flup. nem o cabelo, nem o casaco, nada ficou a tresandar de fumo. os olhos não arderam, a garganta não ficou irritada, os pulmões não deram sinal de asma. e a tosta mista e o galão ganharam muito mais sabor. e cheiro.

    ResponderEliminar
  7. Repito aquilo que disse :

    Se eu quiser abrir um bar com menos de 100m2 PARA FUMADORES, devidamente identificado como tal, que dê o direito aos fumadores de tomarem uma bebida e estarem sentados e aos não-fumadores o direito de não entrarem e de irem para um bar de não-fumadores, e me proibirem de o fazer, estou perante uma lei FUNDAMENTALISTA, DIGNA DE UM AYATOLLAH, ATENTATÓRIA DOS DIREITOS DE UMA CAMADA DE CIDADÃOS EM DETRIMENTO DE OUTRA.

    Pergunto porque é que não podem coexistir estabelecimentos para fumadores e estabelecimentos para não-fumadores, tendo cada um o livre arbítrio de frequentar um ou outro ?

    Um Fumador tem o mesmíssimo direito de fumar dentro de um estabelecimento, sentado confortávelmente, que um não-fumador. Um Fumador tem todo o direito a ter espaços, bares, cafés e restaurantes, devidamente identificados como sendo para fumadores e que só serão frequentados por não-fumadores por vontade destes.

    Tudo quanto seja menos menos que isto é autoritarismo barato e fundamentalismo do mais puro.

    Por muito que o Sr. Pedro Morgado tente mostar o contrário !

    Já agora, e respondendo à menina Mariana, gostaria que alguém aqui desse as medições dos produtos nocivos para a saúde causados pelo carro dela, em espaço aberto, e do meu cigarro no mesmo espaço. Só para comparar...

    ResponderEliminar
  8. Esta lei só peca por tardia.

    E felizmente conheço alguns fumadores que também estão contentes com esta lei.

    ResponderEliminar
  9. Lino José muito bem. Não sou fumador e tenho comentado que esta lei é muito estranha. Até que ponto um GOVERNO tem autoridade para decidir se um estabelecimento comercial e´para fumadores ou nao fumadores? O tabaco faz todo o mal possivel e reconhecido mas é LEGAL, logo a partir daí o governo deve sim criar condições para que cada estabelecimento decida o seu publico-alvo. FUMADORES OU NAO FUMADORES. ASSIM cada individuo frequenta o estabelecimento que mais lhe convem. LEI JUSTA E DEMOCRATA ERA ISTO.

    E preparem-se pq a partir do momento em que uma lei deste tipo passa na Assembleia "Republica-Fascista" tudo é possivel. O consumo e venda de alcool daqui por uns anos vai ter limitações estranhas. Probição da sua venda em cafés, discotecas e restaurantes. Será como o tabaco que daqui por um ano só será vendido em tabacarias. Preparem-se.

    ResponderEliminar
  10. Não podemos proibir o que dá lucro ao País!

    ResponderEliminar
  11. Diz o sr. Lino: "FUNDAMENTALISTA, DIGNA DE UM AYATOLLAH, ATENTATÓRIA DOS DIREITOS DE UMA CAMADA DE CIDADÃOS EM DETRIMENTO DE OUTRA"

    Já me cansei de ler e ouvir este palavreado nos últimos dias, e pergunto-me, que palavras usariam estas pessoas se fosse aplicada ao tabaco a mesma legislação que é aplicada ao haxixe? - uma droga menos nociva que o tabaco em vários parâmetros (vício, fumo passivo..).

    A nova lei nem sequer é a mais "rígida" da Europa, sendo que vários estabelecimentos continuam a permitir o fumo.

    O mais engraçado é contrastar esta indignação dos fumadores com o comportamento dos mesmos em sua própria casa. Perguntem-lhes, 90% ou mais dirá que não fuma em casa. E porquê? Porque lhes suja o ar, dá mau cheiro aos sofás, e por aí fora... Enfim, exactamente aquilo que querem fazer na casa dos outros em nome de... um hábito, uma tradição.

    E bem sabemos que o ser humano, animal de hábitos, é bem capaz de conviver anos a fio com situações incómodas e mesmo ultrajantes e desumanas (escravatura, só para dar um exemplo), apenas porque "sempre foi assim".

    Não querem parecer uns drogados capazes de irem para a chuva gélida só para fumar um cigarrinho? Que tal então deixarem de fumar? Ninguém vos obriga a fumar, certo? Então se querem fumar, fumem, mas não obriguem os outros a fumarem também.

    ResponderEliminar
  12. Evidentemente que a lei em vigor para o Haxixe é outro disparate, tendo em conta que outras drogas bem mais nocivas são legais, desde logo o álcool, por exemplo.

    Continuo a não perceber a dificuldade que há em algumas pessoas em não entender que se houver sítios onde se possa fumar, só lá entram se quiserem. Porque que raio nos recusam, a nós fumadores, de termos os mesmos direitos que os cidadãos não fumadores?! Porque razão nos impõem as suas opções pessoais. Claro que há um inegável fundamentalismo paternalista e autoritário.

    ResponderEliminar
  13. mais um... ignorante...
    se a ignorância matasse... qual é o critério que utilizou para dizer que o álcool é mais nocivo que o haxixe? Onde é que isso está escrito? Que estudo foi feito?

    é precisamente colocar os direitos dos fumadores e dos não fumadores ao mesmo nível que esta lei fará... CONHEÇA A LEI!!!

    ResponderEliminar
  14. Ignorante será a sua tiazinha, seu malcriado!

    Pois, quem precisa de ler é "vossa excelência", e desde logo veja também se aprende a ter maneiras.

    ResponderEliminar
  15. anti-smoke

    desculpe que lhe diga, mas você e muitos dos não-fumadores que para aqui vêm ou são burros ou são mal-intencionados.

    O seu (vosso) argumento é este : esta lei é boa porque impede os fumadores de "obrigarem" os não-fumadores a fumarem também de forma indirecta.

    Meu caro amigo, se houver dois estabelecimentos um ao lado do outro, um para fumadores, e outro para não-fumadores, você não é obrigado a entrar no primeiro !

    O que não pode é impedir os fumadores de entrarem no segundo !

    E neste momento esta lei proibiu a existência de estabelecimentos com menos de 100m2 para fumadores como eu !

    Eu não quero ir para o seu espaço, até porque os ayatollahs, e os tiranos, especialmente os pequenos, os que gostam de proibir isto e aquilo aos outros, que nunca a eles, me aborrecem profundamente.

    Mas também não aceito que você me invada o meu, ou pior, que me impeça de ter o meu próprio espaço.

    ResponderEliminar
  16. É isso, caríssimo. Acho que não deveria haver dúvidas!

    Para o sujeitinho que me chamou ignorante; poderá consultar a tabela de perigosidade das drogas, e veja se aprende!

    http://www.saudepublica.web.pt/05-PromocaoSaude/055-Toxicodependencia/Dependencias/Efeitosdroga.htm

    Os dados são da OMS. Creio que é uma instituição credível, ou não?

    ResponderEliminar
  17. Sr Lino, é você que desconhece a lei de que fala. Os estabelecimentos com menos de 100m2 podem escolher ser estabelecimentos para fumadores sim. Basta que o proprietário o queira e instale um sistema de ventilação para se proteger a si próprio e aos fumadores. Agora pasme-se, pelos vistos não há muitos estabelecimentos com menos de 100m2 a optar por essa solução. Porque será?

    ResponderEliminar
  18. anti-smoke você realmente nao deve frequentar muitos cafés...

    ResponderEliminar
  19. já vi um café com menos de 100m2 com a placa azul "smokers" e com um sistema de ventilação. este café tem sido frequentado por fumadores. o dono do café optou. PROCUREM NA ZONA OS CAFÉS DA UM. O que o senhor Lino disse é refutável e pelos vistos desconhece mesmo a lei.

    Leia o artigo 5º da lei sobre o tabaco.

    ResponderEliminar
  20. E sobre este atentado à liberdade individual, deixo-vos este poema para fazerem uma pequena reflexão:


    Primeiro levaram os negros
    Mas não me importei com isso
    Eu não era negro

    Em seguida levaram alguns operários
    Mas não me importei com isso
    Eu também não era operário

    Depois prenderam os miseráveis
    Mas não me importei com isso
    Porque eu não sou miserável

    Depois agarraram uns desempregados
    Mas como tenho meu emprego
    Também não me importei

    Agora estão me levando
    Mas já é tarde.
    Como eu não me importei com ninguém
    Ninguém se importa comigo.




    Bertold Brecht

    (1898-1956)

    ResponderEliminar
  21. Mesmo com os comentários das 02:27 e das 15:16, continuam a fazer-se de coitadinhos... depois são os outros que estão com a "obsessão pelo tabaco"... até poemas publicam.

    Se nunca se importou com ninguém, problema seu.

    Esta lei, por sua vez, confirmando com o artigo 5º, importa-se com os não-fumadores e com os próprios fumadores, ao permitir que se possa fumar em cafés com menos de 100m2, desde que com as condições adequadas para proteger a saúde dos que frequentarem esses cafés.

    Atentado à liberdade individual? Deixou de fumar por acaso?

    ResponderEliminar
  22. Imagine a terra como fica recebendo a bosta toda das fumaças tanto do carro quanto a do cigarro. se você está num ambiente fechado este ambiente se encontra no planeta terra e se você sair do ambiente fechado continua no planeta terra. quero saber quando e que vão proibir qualquer tipo de fumaça no planeta, pois não é só do cigarro que vem a poluição que causa as doenças pulmonares, existem no meio ambiente onde vivemos diversos fatores para um mal habito social de vida, crescemos com a poluição e morreremos com ela se dependermos dos grandes gananciosos que querem que você fume pois para eles geram dinheiro. esta e muitas outras leis mostram o quanto somos ignorantes em relação ao meio ambiente em que vivemos e que neles morreremos e deixaremos sementes podres de poluição...

    ResponderEliminar
  23. Imagine a terra como fica recebendo a bosta toda das fumaças tanto do carro quanto a do cigarro. se você está num ambiente fechado este ambiente se encontra no planeta terra e se você sair do ambiente fechado continua no planeta terra. quero saber quando e que vão proibir qualquer tipo de fumaça no planeta, pois não é só do cigarro que vem a poluição que causa as doenças pulmonares, existem no meio ambiente onde vivemos diversos fatores para um mal habito social de vida, crescemos com a poluição e morreremos com ela se dependermos dos grandes gananciosos que querem que você fume pois para eles geram dinheiro. esta e muitas outras leis mostram o quanto somos ignorantes em relação ao meio ambiente em que vivemos e que neles morreremos e deixaremos sementes podres de poluição...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores