Avenida Central

Desiguldade e Obesidade

| Partilhar
A obesidade é considerada uma epidemia global, cujo padrão de distribuição varia entre os diferentes países. Nos países desenvolvidos, é mais prevalecente entre as classes sócio-económicas mais desfavorecidas enquanto que nos países mais pobres sucede exactamente o contrário. Partido destas observações, Sharon Friel e seus colaboradores advertem para o facto da obesidade não ser apenas o resultado de comer a mais e exercitar a menos, implicando inúmeros factores na base da sua emergência.

«Focusing only on direct action to make people eat more healthily and be more physically active misses the heart of the problem: the underlying unequal distribution of factors that support the opportunity to be a healthy weight. Unless this oversight is addressed the obesity epidemic and its inequities will persist and possibly increase.»

Os autores fazem notar que as desigualdades estruturais que existem nas sociedades parecem responsáveis pela distribuição da obesidade nas diferentes classes sociais. De um modo geral, a obesidade é um problema que apenas tem mobilizado os médicos, tornando-se indispensável envolver os governos e a sociedade civil no combate a uma epidemia que diminui a qualidade de vida e aumenta as taxas de complicações de saúde e de mortalidade.

«The interconnected nature of the determinants of obesity implies the need for an integrated response comprising community level action and political will and investment. This requires joined-up action at global, national, and local levels, bringing together the capacity of multiple sectors. The key to that dynamic relationship is stewardship by the health sector.»

O combate à obesidade não se esgota em campanhas de promoção de estilos de alimentação saudável e de hábitos de prática regular de exercício físico. O desenvolvimento de políticas que promovam desenvolvimento económico com maior justiça e igualdade sociais são catalisadores fundamentais no estímulo à adopção de estilos de vida mais saudáveis e na prevenção do desenvolvimento de obesidade. Ainda assim, não se percebe porque insistem em considerar blasfémia que um jornal promova uma alimentação mais saudável através da cabal informação aos seus leitores...

0 Comentários

Enviar um comentário

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores