Avenida Central

Hoje é Dia de Aniversário (do Avenida Central)

| Partilhar


Quando era mais novo, o dia do meu aniversário era o dia em que podia comer os doces que me apetecesse, em que tinha lugar garantido na equipa de futebol e em que havia sempre quem se oferecesse para me transportar o tabuleiro da cantina... Recuperando este espírito, eis uma confissão politicamente incorrecta.

Da frustração de viver numa cidade amorfa e acrítica. Não são raras as vezes em que me sinto entregue à tarefa de Sísifo. Manter um blog regular numa cidade como Braga e dedicá-lo maioritariamente aos assuntos da terra é tarefa árdua e, tantas vezes, ingrata. Salvo raríssimas excepções, os órgãos de comunicação social regional não passam de meras agências de comunicação dos clãs mais poderosos do burgo, a política local é um deserto e a blogosfera regional é insipiente. Às vezes apetece parar.

Da frustração de viver numa região de bairro. O Minho já não existe. Viana não é do mesmo Minho que Braga e Braga não quer ser do mesmo Minho que Guimarães. Não passamos de um conclave de interesses amesquinhados, pejado de gente que não consegue ver para além dos limites do próprio bairro por entre o fedor de uma beatice bolorenta que, aqui e ali, vai sendo combatida por alguns sectores da própria re(li)gião.

Da frustração de viver numa sociedade de nebulosas contradições. Partilho com Fernando Pessoa, génio maior da portugalidade, a utópica presunção de ter «em mim todos os sonhos do mundo». Ainda que os não tenha todos, confesso-me satisfeito no dia em que já não se colocarem mais entraves à investigação científica capaz de salvar vidas; no dia em que já não se venderem talhões em mundos do além, pagos ao peso da ignorância; no dia em que já não se envergarem sagradas escrituras ou delirantes ideologias para justificar guerras, perseguições e discriminações.

Enquanto esse dia não chega, vemo-nos por aqui.

57 comentários:

  1. parabéns e mantem o bom trabalho!!!
    Espero que paar o ano esta avenida seja ainda maior...

    ResponderEliminar
  2. Eh pah ... conhe(ss)o essa carinha laroca de algum lado ... :p

    Parabens!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns à Avenida que não é só tua! :-)

    Um grande abraço!
    Cláudio

    ResponderEliminar
  4. Parabéns do blog dos 5 pês.

    Continuação de boas iniciativas...

    ResponderEliminar
  5. Razões profissionais 'obrigam-me' a consultas diárias do 'Avenida Central'. Estamos perante um projecto notável de cidadania e democracia participativa. O estado deprimente da comunicação social bracarense mais que justificam a continuidade deste espaço plural.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a um velho companheiro das lides :P

    ResponderEliminar
  7. Parabens a ti, à Avenida e a Braga. É mais fácil gostar dos vizinhos quando há coisas boas como esta na blogosfera :)

    Espero que continues o bonm trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Este blog representa a cidade de Braga cosmopolita, construtiva, com ideias e com vontade de contribuir para uma sociedade melhor.

    Parabéns ao autor e aos comentadores!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns a este grande blog.

    ResponderEliminar
  10. Antigamente achava que a avenida central era o centro de um certo bacoquismo bracarense. Hoje não penso assim, de forma alguma. E então desde que esta avenida começou a agitar-se por aqui mudei radicalmente. A opinião e o conceito de distância. Estamos tão perto!

    Muitos parabéns. E felicidades. Porque os tempos andam difíceis. E é preciso estar no lado certo da avenida.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Pedro! A esta Avenida que não pára de crescer, desejo a continuação do excelente trabalho.

    Saudações ULTRAS

    Paulo

    ResponderEliminar
  12. Parabéns a ti... e a todos que contribuem com as suas ideias e comentários!... Através deste tipo iniciativas, tão participadas de uma forma geral, podemos ter a esperança de ter um a cidade melhor voltada para um região que necessita de ser unida para ultrapassar os desafios que vão sendo colocados pelo país e pelo mundo... mais uma vez parabéns a todos intervenientes!

    ResponderEliminar
  13. Ante de mais Parabéns...
    O Av. Central já faz parte do quotidiano de muita gente e eu sou uma delas.
    Estou também de acordo contigo quando falas da nossa cidade amorfa mas penso que está para breve uma grande mudança nas politicas locais. Devem faltar apenas 2 anos para que tudo mude.
    Admiro o teu espirito critico e de cidadania este blog faz o trabalho que a comunicação social local não faz... ou não pode fazer.

    Cumprimentos
    AP

    ResponderEliminar
  14. A avenida central está sempre a crescer. Acho que é dos maiores blogs de todo Portugal.
    Por favor continuem, venho cá a todas as horas à procura de mais posts e mais notícias. Este blog faz crescer a cidade, acho que devia trazer mais coisas boas do que há em braga em vez de estar sempre a criticar,mais fotos, etc...

    ResponderEliminar
  15. Muitos Parabéns pelo blog.
    Entendo perfeitamente esse tipo de frustração, mas se em Braga é assim, em Famalicão é muito pior.
    Partilho da ideia que este blog é um dos melhores do país e como tal devem continuar ainda com mais empenho, com a mesma qualidade na intervenção e certamente que continuarão a dar um forte contributo a um desenvolvimento mais saudável de Braga, do Minho e de Portugal.

    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  16. Um post excelente para comemorar um dia especial. Acho que já muito foi dito sobre a qualidade dos escritos deste blog, da sua pluralidade e da importância e impacto na blogosfera. O Avenida Central não é um já um blog de Braga, mas apenas feito a partir de Braga. O nível que tem atingido aumenta por um lado as expectativas dos leitores mas igualmente a responsabilidade do autor. Espero que continue a crescer, de modo sustentado. E por cá continuarei a passar.

    Parabéns Avenida Central e acima de tudo parabéns Pedro. Grande Abraço! Venha mais um ano!

    ResponderEliminar
  17. Parabéns Pedro!
    Quanto a uma certa frustração estenda o olhar um pouco mais além:
    É uma dávida que
    com esses olhos uns
    veja no mundo escolhos
    onde (os tais) outros com outros olhos
    não vêem escolhos nenhuns. Força!

    ResponderEliminar
  18. Meu caro, parabéns!

    Pedro Antunes

    ResponderEliminar
  19. A Avenida Central não é grande de mais para ser o maior blog do Minho, e do tamanho do Mundo.

    Um Abraço, daqui e para aqui, nesta avenida onde passeio ao Sábados.

    ResponderEliminar
  20. Parabéns, e ânimo para continuar.

    Também pelo Nordeste Transmontano, tal como no Minho, e à imagem do resto do país, a mesquinhice e o interesse de cada um, apesar de numa escala diferente, passam por ser semelhantes. Rivalidades idiotas, ódios de estimação com décadas de existência, de que já nem os mais velhos lembram as razões, persistem entre Bragança e Mirandela, entre Vila Real e Chaves... Cada terra busca protagonismo, saloio, e despreza propositadamente as demais. Divide-se, no fundo, para reinar, esquecendo que sem união não poderá haver força. Lamentavelmente! Para gáudio do poder de Lisboa, e para mal do Minho, de Trás-os-Montes, das Beiras e do Alentejo...

    [Há meses que passo por aqui. Poucas vezes comento, no entanto, em face da acentuada, embora plenamente justificada, 'localização' dos artigos publicados]

    Força!

    Um Xi Grande

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Pedro pelo excelente blog que tens, espero que continues com o magnifico trabalho que tens feito até aqui, todos os blog's juntos em busca de uma Braga cada vez mais unida, e defender la de todos os interesses e atentados que muitos provocam pensando só no lucro.

    http://bragablog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelo blog! Não desistas, continua. Por vezes nos deparamos em baixo, cansados. Muitos desistem. Mas outros, mesmo assim, continuam! Continuam porque querem melhorar, buscam algo melhor. E é destes que a história conta.
    O teu blog, apenas com um ano, já mexe com a cidade. Parar agora, é deitar todo o trabalho pela janela fora.
    Desejo que neste próximo ano o teu blog consiga também chegar ao mundo dos não utilizadores da Internet.

    ResponderEliminar
  23. Parabéns.

    José Azevedo, Braga

    ResponderEliminar
  24. Não poderia deixar de assinalar esta data... dando-lhe os parabéns pelo blog que é uma referência da blogosfera nacional... e em muito particular minhota!

    ResponderEliminar
  25. Parabéns por este ano de caminhadas nesta tua/nossa Avenida!!!

    ResponderEliminar
  26. Parabéns. E continue com a Avenida. Nós agradecemos.

    ResponderEliminar
  27. Se fazes anos a 7 de Novembro só podes ser boa pessoa. Parabéns e viva a revolução!

    ResponderEliminar
  28. Parabéns Pedro por todas as Avenidas que percorreste até hoje sem perder o teu espírito positivo de confiança.

    Abraços

    JMP

    ResponderEliminar
  29. Parabéns pelo poder de iniciativa e persistência, pela lufada de ar fresco, por demonstrar que há gente nova que pensa.
    GS

    ResponderEliminar
  30. Parabéns Pedro!
    Já não consigo passar um dia sem visitar o teu blog! Mais um grande sucesso! Mantém o bom trabalho :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Parabens.Espero que esta porta continue aberta por muitos e bons anos,para ver se a corrente de ar por ela proporciona, varre de vez este ambiente bacoco e bafiento dos poderosos, cá da bela região do Minho

    ResponderEliminar
  32. Pedro, em meu nome e em nome da Mesa da Ciência, os maiores parabéns. com este blog, Braga, num só aninho ganhou uma vida crítica danada. O teu blog é verdadeiramente fantástico!

    ResponderEliminar
  33. Uma avenida, uma cidade, uma região ou um país são tão grandes quanto a massa crítica que comportam. Também por isso, obrigado. JPM.

    ResponderEliminar
  34. Se lhe serve de consolo, em Coimbra passa-se precisamente o mesmo. Um abraço de parabéns pelo aniversário e pelo bom trabalho.

    ResponderEliminar
  35. Pedro
    Antes do mais, os sinceros parabéns de um Vianense.
    Tens toda a razão quando dizes que existem vários Minhos, eu também sinto o mesmo. Tenho feito alguns comentários nesse sentido, mas a semana passada a propósito de um jogo de futebol entre os juvenis do Vitória de Guimarães e o Vianense dizia o "jornalista" a equipa do Minho (Guimarães).... pois é e Viana do Castelo é o quê?
    Continua espero que estas palavras te ajudem nos momentos mais dificeis e quando pensas em desistir.

    ResponderEliminar
  36. É com enorme prazer que endreço os meus sinceros parabéns ao pai da "criança" e a todos quantos têm contribuido ao longo deste tempo, para a construção de uma verdadeira democracia participativa, numa cidade onde participar é considerado por anti-democrático e, democracia é calar.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  37. Pedro, mesmo não subscrevendo as tuas opiniões por diversas ocasiões, considero que olhos e ouvidos atentos e uma postura crítica são benéficos a esta nossa cidade que tantas vezes nos desilude... mas é a nossa cidade e há que mostrar que aqui não há só poeira e cheiro a mofo! Abraço e parabéns. Mário Oliveira

    ResponderEliminar
  38. Parabéns!
    Apoio e sou leitor assíduo!
    Força!

    ResponderEliminar
  39. Pedro,

    és um Às de trunfo.. Parabéns!

    Grd abraço..

    ResponderEliminar
  40. Não o conheço, mas desde já lhe tiro o meu chapéu, pela qualidade e perseverança do blog. A cidade fica mais rica. É uma maneira moderna de cidadania e ao mesmo tempo substitui as velhas tertulias de café que em braga eram tão ricas "O Nosso Café, A Brasileira, A Brasileira Nova, O Viana, O Astória, O Peninsular, O Cinelândia, O Chave de Ouro, O Avenida, A Primorosa, A Benamor, ..." tendo a maior parte deles infelismente desaparecido.

    ResponderEliminar
  41. Só tenho que dar os parabens ao blogue. Escrevo Blogue poque sou galaico

    ResponderEliminar
  42. Parabéns, Pedro

    (repetitivo, mas necessário :D)

    ResponderEliminar
  43. I'll see you around...

    Parabens... keep it up

    ResponderEliminar
  44. Os brasileiros comemoraram o aniversario do blogue amarrando e sequestrando aí em Braga, foi a melhor prenda que um blogue multiculturalista como este poderia ter.

    ResponderEliminar
  45. Vamos todos fazer deste blog o maior e melhor do país!!!
    Um blog que tenha muito impacto na cidade e na comunicação social, só assim iremos conseguir passar as nossas ideias e intenções para a práctica.
    É bom viver em BRAGA!

    ResponderEliminar
  46. Passei nesta Avenida por acaso e viciei-me.
    PARABÉNS e continuação do bom trabalho!
    A massa crítica da cidade e da região agradecem :)
    Gisela

    ResponderEliminar
  47. Parabéns pelo Blog...pensei criar um, mas resolvi pesquisar primeiro e acho que é um bom local para discutirmos ideias ;)
    Bom trabalho!!!

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores