Avenida Central

Dossier Eléctrico (III): Um Projecto Ecológico

| Partilhar
Tão óbvias que são, nem vale a pena perder muito tempo a enunciar as vantagens ambientais do Eléctrico relativamente ao uso do automóvel individual tanto nas descolações dentro do burgo como nas viagens de e para Braga.

Um dos aspectos que mais inquieta algumas pessoas é o impacto visual e sonoro do eléctrico. Um impacto que, diga-se em abono da verdade, é significativamente inferior aos danos causados pelos ciruclar frenético dos automóveis e pela sua arrumação caótica nos arruamentos da cidade. É preciso notar que o eléctrico moderno evita os cabos que nos separavam do céu, podendo enquadrar-se com particular beleza no meio urbano. Novas composições substituiram os eléctricos velinhos, não pondo de parte a possibilidade de circular um eléctrico à antiga para efectuar alguns circuitos turísticos aos fins de semana e durante os meses de Verão.

Um sistema de transportes sobre carris, complementado por uma eficaz rede de transportes rodoviários colectivos permitiria aliviar significativamente o fluxo de automóveis para o centro da cidade, sem diminuição no afluxo de pessoas. Planear bem não custa, é ecológico e sai barato.

5 comentários:

  1. Quando iniciei o 6ºano, estando em Arquitectura, tinha que fazer uma opção para o trabalho de fim de curso (como uma tese). Assim sem mais demoras decidi-me pela área do Desenho Urbano.
    Propus então ao Conselho fazer a reestruturação viária da cidade de Braga, ou seja, interfaces entre os vários tipo de transportes e a criação de transportes alternativos sustentáveis.
    Não foi possível. Era um trabalho de envergadura tal, que mesmo que 4 anos a trabalhar só para aquilo não chegava lá. Além do mais, envolve outras especialidades, uma delas a Eng. de Transportes.

    Mas, contudo, um projecto simples (um pouco mais que o organograma que está uns posts abaixo) já existe, feito pela mão do Arq. Nuno Rebelo.

    ResponderEliminar
  2. Não perdamos mais tempo! Que avencem os estudos.

    ResponderEliminar
  3. Planear bem não custa.....Tantos geografos no desemprego...alguns deles com conhecimentos e projectos finais na área dos transportes....=)

    ResponderEliminar
  4. Tanta coisa está mal em Braga e vão-se lembrar do eléctrico...
    Corrupação e mais corrupção, caos urbanístico, vazio cultural, queda "qualitativa" da gente que escolhe Braga para morar (digo isto sem preconceito), falta de espaços verdes, falta de oferta turística, insegurança, etc etc Estes sim, são problemas que tornam cada vez "menos bom" viver em Braga. Aliás morar em Braga hoje é um castigo que ninguém merece.
    Com tantos destes problemas que nunca são debatidos por que um iluminado se foi lembrar do eléctrico??
    Eu vou a pé da rotunda do Santos da Cunha até à UM. Braga é uma cidade pequena. Existem muitas mais prioridades à frente do eléctrico.

    Preocupem-se com o que é fundamental e realista....

    ResponderEliminar
  5. insegurança? em BRAGA essa é nova

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores