Avenida Central

[Avenida do Mal] A Braga das Minhas Entranhas

| Partilhar
Nunca morri de amores por ela na infância ou na juventude púbere. Era algo de chato para além das Taipas, uma cidade esquisita com uma enorme fábrica de pneus à entrada. Um tédio de duas horas de fila então para lhe conseguir entrar. Duas horas porque naltura o tempo parecia havê-lo aos magotes. Se calhar era meia hora ou uma, desde Guimarães, mas quem já tinha galgado as curvas da Lameira e da Serra de Fafe, dava-se muito penosamente a mais um sacrifício.

Naquele tempo, conheci-lhe a avenida de plátanos (já se foram todos) onde encostámos à direita o carro para a Bracalândia. Apanhei sustos e voei, pois então os bonecos do Castelo Assombrado pareciam reais e a Roda Gigante que se elevava acima do Bom Jesus. E deixei a cidade, com pais, tios e irmão, farto da conversa deles e adormeci até casa. Voltei mais tarde, quando em viagem de paróquia, com mais pêlo na benta e nas dobras, me juntei a uma ninhada de fiéis devidos, à ânsia do unguento para a crismação das testas. Nessa altura, conheci-lhe mais um cibo, uma torre de muralha feita torre de igreja a tombar sobre a tal praça onde a estátua do bispo tem o imaginado falo empalado. Se já lá estava, nem o vi quando passei por ele, ou então tal visão já não me causava estranheza.

Passados anos e vontades, golos e promessas a mim próprio, escolhi-a como lugar de estudo superior. Mal percebo, agora que penso, pois nem sei porquê... Entretanto outros dias e meses se sucederam, que já mal os conto, e vi-me um bracarense sem tão pouco senti-lo. Sou portanto mais um arcoense emprestado a Braga, ou um bracarense emprestado a Arco de Baúlhe, como na ambiguidade do Zé Brasileiro Português… de Braga! Mais um pacóvio numa cidade onde as batinas se cruzam com o coito vendido por um quinhão de doenças, a marginalização sexual com a moral dos senhores dela. Essa que vai por água abaixo, a cada apalpadela de tomates e palmadinha nas costas.

E reparo agora que o seu ar medieval, de uma luz que já não tem e que nunca teve, não lhe sobra do património que desde lá que foi restando. Esse das casas e edifícios, burgueses e senhoriais, públicos e religiosos, que lhe fizeram as ruas e as praças. Na senda da explosão demográfica à custa de subsídios e da migração dos rústicos, Braga cresceu para cima sem dar espaço para os lados. O cinzento dos blocos de aspecto nu ou de azulejo a estalar, ergueu-se acima da Roda Gigante e rodeou-a, em todos os becos e ruelas, de uma muralha labiríntica. Desfigurou-a como se Helena de Tróia metesse as bentas num caldeirão de àgua a ferver. Tornou-se, na santidade dos seus bispos e arcebispos, restantes homens de poder, um túmulo de betão. Nele jazem, por ressuscitar, a velha Braga das contradições, das casas e do comércio de finais de XIX e inícios de XX, quando as ruas se enchiam de emigrantes regressados, dinheiro e elétricos. Jaz a Braga dos anos 70 e 80, quando os meus tios e amigos deles se davam ao esforço de ir, desde o encosto do Minho sobre o Tâmega, até à Braga dos excessos e das novidades. Jaz uma capital de distrito que se confunde no norte, como um apêndice isolado, um enclave de um sotaque do Porto pejado de benfiquistas. Jaz uma cidade entregue a um Mesquita, que quando o vi, era mais baixo que eu e tão agarrado como Ramsés II - não terá tantos filhos quanto o Faraó, mas nunca fiando

Perdoem-me mas raramente me sinto agarrado a ela, nem ao clube com adeptos que não entendo, nem à cultura que parece tornar a brotar como fluía abundante e inédita, anos antes. Não me agarro porque por muito que me tenha dado o sexo, tão pouco me deu o coração. Faço antes dela uma relação liberal, lugar do café onde lhe olho o jardim em frente à Arcádia. Agora me lembro, com o chocolate quente, é esta Avenida Central que tanto desconhecia, também minha...

10 comentários:

  1. Caro Vitor, boa estreia.

    Não entendes os adeptos do Braga por uma simples razão: "o Braga não é um grandes, é o enorme", e único. Isso basta.

    ResponderEliminar
  2. Caro Vitor,

    Parabéns pelo teu texto e faz como se estivesses na tua Avenida.

    Abraço,
    PM.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns e espero continues com as tuas reflexões miscelâneas e estranhamente lúcidas.

    ResponderEliminar
  4. Um texto que faz pensar.

    Gostei e voltarei

    ResponderEliminar
  5. Braga a minha terra! Onde gosto de viver. Tem muitos defeitos, muito betão, muita política, muita gente a dizer mal...
    Não sei por que cá andam.

    ResponderEliminar
  6. Os cafés à hora do almoço na Brasileira, a cidade a passar pela janela.. que saudades! é esse espírito boémio e decadente, misturado com modernidades e modernices de gosto tantas vezes duvidoso que me fazem amar a minha cidade, com todos os seus defeitos e (apesar de tudo) algumas virtudes!
    Parabéns Pi!
    ** Denise

    ResponderEliminar
  7. O texto está muito bom... Como sempre:)
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  8. Não concordando com tudo concordo com a maioria e o texto está à altura de um verdadeiro "senhor da má língua", no bom sentido, claro!

    ResponderEliminar
  9. Gostei de te encontrar por aqui, sitio que tenho em muito boa conta e estima!

    Lamento encontrar-te a mágoa em cada bloco de betão bracarense...:

    "Não me agarro porque por muito que me tenha dado o sexo, tão pouco me deu o coração".

    Abraço!

    Paulo

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito desta estreia. aguardo com curiosidade pela evolução temática desta coluna.
    Abraço e parabens,
    Toni

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores