Avenida Central

Festa do Avante ou Festa dos Criminosos?

| Partilhar
Os convites que o PCP voltou a endereçar ao braço político das FARC (narco-guerrilheiros terroristas da Colômbia), ao Partido Comunista Cubano, ao Partido Comunista da China e ao Partido Comunista da Coreia do Norte para a Festa do Avante demonstram o valor que aquele partido dá à defesa das "liberdades", da "democracia" e dos "direitos humanos". O que me enoja verdadeiramente é o despautério com que os herdeiros de Estaline se apropriaram dessas palavras para o seu discurso político.

A ler:
O PCP e os assassinos, no Kontratempos
Está explicado, n' O Insurgente
Haja vergonha, no Blog Atlântico

18 comentários:

  1. O PCP há muito que deixou de contar como partido sério e de causas. Um partido que defende ditaduras (a Cuba de Fidel) em que uma pessoa que coma carne de vaca vai presa quinze anos (imaginem!), não pode ser honesto nem humano.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. E os convites do Partido Comunista a todos os comunistas...

    ResponderEliminar
  3. eu só não vou porque não posso, este ano estou com pouco dinheiro e os pais opus dei do meu homem não o deixam ir.

    ResponderEliminar
  4. Tudo para o avante fumar ganza com a t-shirt do che e dinheirinho do papá. O pcp é uma comédia e ninguém leva aquilo a sério. Já é caricato e todos os portugueses acham piada...é como o Saul e o Quim Barreiros...

    ResponderEliminar
  5. São mais honestos os tubarões do PS, PSD e PP, deixem estar. Temos um belo país graças a eles. Cambada de queques hipócritas.

    ResponderEliminar
  6. Quando do outro lado estão terroristas e ditadores sem qualquer tipo de escrúpulos e sem respeito pela Humanidade...sim, eu sou um queque hipócrita :D

    ResponderEliminar
  7. Caro "PCP sempre",

    Se calhar dá para confiar mais nos tubarões do que num bando de idealistas que não passam de apoiantes de ditadores como foi exposto, e bem, neste post.

    Ah, e o Avante pouco mais é do que uma festa de ganzados. Amigos meus vão lá sempre e bem sei o que eles dizem do "programa" de festas...

    Cumprimentos.

    PS: Fico contente que um pouco por toda a blogosfera vá sendo denunciada a identidade de alguns convidados dos comunistas, já que a nossa comunicação social não dá a atenção que devia a esta postura ridiculamente cómica do PCP.

    ResponderEliminar
  8. Se vocês articulam toda uma campanha contra o PCP e a Festa do Avante, em que dizem todos o mesmo, não se queixem de eu colocar este comentário por toda a parte.

    Começo por dizer que é absolutamente indecente e desonesto o truque aplicado este ano à Festa do Avante!.

    No ano passado, «eram mesmo» as FARC, segundo alguns blogues.Agora passaram a embirrar com o PC da Colômbia que o Diário de Notícias, com grande autoridade e isenção, transformou no «braço político» das FARC.

    Uma só pergunta: se, por acaso, o PT brasileiro fôr um dos muitos partidos sul-americanos que não condenam as FARC não deveria ser convidado pelo PCP para a sua Festa ?

    Eu também lamento o rapto da Ingrid e desejo a sua libertação sobre a qual se pode ter essa esperança pois se julga que esteja viva.

    Mas não deixem de ler este extracto de uma noticia no Le Monde online de 12.07.07:

    «Un procès sans précédent vient de s'ouvrir à Birmingham, en Alabama. Une entreprise américaine, la compagnie minière Drummond, qui exploite du charbon dans le nord-est de la Colombie, est accusée d'avoir financé l'assassinat de trois syndicalistes colombiens en mars 2001. L'affaire est suivie de près par les milieux économiques : pour la première fois, une entité américaine pourrait être poursuivie pour des faits commis en territoire étranger.
    Après la sélection des jurés, lundi 9 juillet, le tribunal fédéral de Birmingham a entendu, mercredi, les avocats. Le défenseur de la compagnie, William Jeffress, a tenté de remettre les faits dans leur contexte. Les syndicalistes "ne méritaient pas de mourir, a-t-il dit, mais ce sont trois hommes parmi des milliers de syndicalistes assassinés en Colombie".»

    E reparem bem no que disse o mais que insupeito advogado americano : «milhares de sindicalistas».

    Para estes não há qualquer esperança pois estão debaixo de sete palmos de terra.

    Não quererão V.Exas. mais o Diário de Notícias ter uma palavrinha de solidariedade para com as suas famílias ? O PCP da Colômbia está farto de as ter e não poucos dos seus militantes e dirigentes estão nesses milhares de sindicalistas mortos (e não foram as FARC que os mataram).

    Haja um pouco de pudor.Se quiserem mantenham a campanha pela libertação de Ingrid Bettancourt .

    Mas não vos ficava mal lançarem uma campanha exigindo ao PSD, ao CDS e ao PS que reclamem do Governo de Uribe a pronta responsabilização e julgamento dos executantes e mandantes dos assassinatos na Colômbia de «milhares de sindicalistas».

    ResponderEliminar
  9. Espero ter dado algum contributo para uma visão mais concreta e informada: http://ocastendo.blogs.sapo.pt/39388.html e seguintes (série "já cá faltava...")

    ResponderEliminar
  10. Une firme américaine accusée d'avoir
    fait assassiner trois syndicalistes en Colombie
    LE MONDE 12.07.07

    Un procès sans précédent vient de s'ouvrir à Birmingham, en Alabama. Une entreprise américaine, la compagnie minière Drummond, qui exploite du charbon dans le nord-est de la Colombie, est accusée d'avoir financé l'assassinat de trois syndicalistes colombiens en mars 2001. L'affaire est suivie de près par les milieux économiques : pour la première fois, une entité américaine pourrait être poursuivie pour des faits commis en territoire étranger.

    Après la sélection des jurés, lundi 9 juillet, le tribunal fédéral de Birmingham a entendu, mercredi, les avocats. Le défenseur de la compagnie, William Jeffress, a tenté de remettre les faits dans leur contexte. Les syndicalistes "ne méritaient pas de mourir, a-t-il dit, mais ce sont trois hommes parmi des milliers de syndicalistes assassinés en Colombie". L'avocat a jugé "incroyable" l'idée que Drummond aurait pu payer l'une des milices d'extrême droite pour assassiner les trois hommes. Quatre témoins affirment cependant que la compagnie a versé de l'argent et offert des voitures aux paramilitaires. "Les dirigeants syndicaux de La Loma se battaient pour obtenir de meilleures conditions de vie, a dit l'avocat de l'accusation, Herman Johnson : ils ne sont pas là aujourd'hui parce qu'ils ont été exécutés."
    Le procès a été intenté en 2002 par une ONG de Washington, International Labour Rights Fund, et le syndicat des métallurgistes (United Steelworkers). Les associations ont invoqué une loi de 1793, peu utilisée, qui permet de poursuivre les citoyens américains devant les cours fédérales pour des faits commis à l'étranger. La compagnie de charbon Drummond est l'une des plus grandes du monde. Elle produit à ciel ouvert quelque 25 millions de tonnes de charbon chaque année.
    Le 12 mars 2001, alors qu'ils revenaient du travail, les deux syndicalistes, Valmore Locarno et Victor Orcasita, ont été arrachés de l'autocar où ils se trouvaient avec les autres employés, par des hommes armés. L'embuscade a eu lieu près de la mine de La Loma. L'un des deux hommes a été immédiatement tué. Le second a été torturé avant d'être assassiné. Six mois plus tard, un autre responsable syndical, Gustavo Soler, qui était venu les remplacer, a à son tour été tué.

    "ESCADRONS DE LA MORT"

    Selon un rapport d'Amnesty International publié début juillet, la Colombie est le pays le plus dangereux du monde pour y exercer des activités syndicales : 90 % des assassinats de syndicalistes ont lieu en Colombie. Les tueurs sont généralement associés aux milices paramilitaires et aux "escadrons de la mort" formés dans les années 1980 pour aider les riches propriétaires terriens à se défendre contre les militants d'extrême gauche.
    Outre Drummond, la Chiquita Brands est aussi concernée par la démarche des associations, mais elle a négocié un accord avec le ministère américain de la justice. L'entreprise aurait accepté, en mars, de payer 25 millions de dollars de dédommagements après avoir reconnu que sa filiale colombienne, Banadex, avait secrètement versé 1,7 million de dollars à des "escadrons de la mort" opérant dans les zones où elle possède des plantations bananières.
    Corine Lesnes

    ResponderEliminar
  11. Sim, um grave erro do PCP que deveria ser revisto...

    ResponderEliminar
  12. Assassinatos e terror
    Tribunal na Colômbia examina o papel das companhias petrolíferas
    por Deirdre Griswold [*]
    O mais notável na situação política colombiana não apenas o alto nível de violência patrocinada pelo governo contra as organizações populares e os seus líderes e sim o alto nível de valor e resistência que emana de um povo que se recusa a ser abatido ou intimidade, ainda que os assassinos mascarados cheguem pela calada da noite.

    Este valor e esta resistência forma expostos em Bogotá nos dias 3 e 4 de Agosto, quando uma sessão especial do Tribunal Permanente dos Povos ouviu testemunhos acerca do papel desempenhado pelas companhias petrolíferas europeias e estado-unidenses nas campanhas de terror contra os activistas sociais na Colômbia.

    Umas 800 pessoas, de Bogotá e de muitas áreas rurais, congregaram-se num auditório cedido pelo Sindicato dos Professores, onde se ouviram dolorosos testemunhos de parentes e amigos de activistas jovens e velhos que foram assassinados por falar sobre as condições nas suas comunidades.

    Alguns das testemunhas tentaram conter seu pranto enquanto relatavam como homens armados entravam à noite em busca dos seus maridos, filhos e irmãos, cujos corpos sem vida eram encontrados a seguir, muito frequentemente mostrando horríveis sinais de tortura.

    Por diversas vezes as testemunhas descreveram como o exército colombiano e a polícia local davam rédea solta aos "paras", alguns dos quais trabalham como guardas de segurança para as grandes companhias petrolíferas – a Occidental, a British Petroleum e a Repsol. E assinalaram directamente o governo do presidente Álvaro Uribe Vélez, que actualmente está a tentar desviar a ira popular pela reorganização do comando militar, muitos de cujos membros estiveram directamente implicados nos crimes juntamente com os paramilitares e os narcotraficantes.

    Três auto-carros cheios de habitantes de Arauca compareceram ao tribunal. Arauca é uma região a nordeste, muito risca em petróleo, fronteiriça à Venezuela, onde a violência foi particularmente feroz.

    A cara de Alirio Martínez, um camponês de Arauca que foi assassinado há três anos, sorria para o público de um gigantesco cartaz colocado sobre o estrado. Por trás dele viam-se outros camponeses segurando cartazes que diziam: "Arauca Vive", e "Continuamos a construir caminhos de liberdade".

    Num momento no programa, um grupo de meninas e meninos de Arauca, que estiveram pacientemente à espera durante todo o dia, teve a oportunidade de dançar com precisão e graça exuberante frente ao cartaz.

    A energia destes jovens mostrou que a campanha de terror contra a população local não conseguiu quebrar o seu espírito. Mesmo aquelas testemunhas que choraram quando fizeram os seus depoimentos acabavam bradando palavras-de-ordem de luta e optimismo.

    O assassinato de Alirio Martínez

    A execução de Alirio Martínez por soldados do governo na manhã de 5 de Agosto de 2004 foi só mais um dos horríveis crimes trazidos perante o tribunal, mas ilustra a base real do conflito sangrento na Colômbia, o qual perdura já por várias décadas.

    Segundo a evidência apresentada ao tribunal, Martínez, presidente da Asociación de Usuarios Campesinos de Arauca (ADUC), havia passado a noite na casa de um amigo no caminho de Caño Seco, no povoado de Saravena, a seguir a uma reunião com líderes de grupos civis que avaliavam a situação regional quanto aos direitos humanos e sociais.

    Também estiveram presentes à reunião o presidente da Asociación Nacional de Trabajadores de Hospitales y Clínicas (ANTHOC), Jorge Prieto Chapucero; Leonel Goyeneche Goyeneche e María Raquel Castro, ambos membros da Asociación de Maestros de Arauca e da Central Unida de Trabajadores (CUT); e Samuel Morales Flórez, presidente da CUT em Arauca.

    Cerca das cinco da manhã, tropas pertencentes ao grupo Revéis Pizarro, assinalados na Brigada 18 do Exército Nacional, entraram na casa ou teve lugar a reunião, cercando-a por completo.

    Cerca de meia hora depois, vários soldados foram à casa de Jorge Prieto, onde dormia Alirio Martínez. Os soldados obrigaram-no, bem como a Goyeneche, a ajoelhar-se num lado da casa e lhes dispararam até matar. A seguir arrastaram seus corpos para longe da casa, colocaram perto umas armas pequenas e disparam alguns tiros para dar a impressão de que havia ocorrido uma luta.

    A seguir levaram os corpos pelas ruas para que todos os vissem, puseram-no num helicóptero e levaram-nos aos quartéis do batalhão. Também prenderam Samuel Morales, Raquel Castro e María Constanza Jaimes, levando-os também no helicóptero.

    Esta atrocidade é conhecida como o Massacre de Caño Seco.

    O governo apresentou-a como uma operação com êxito contra os insurgentes armados do Exército de Libertação Nacional (ELN) e as Forças Armas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

    Samuel Morales, Raques Castro e outros líderes cívicos na região foram sentenciados a seis anos de prisão pelo crime de "rebelião", o qual também foi a desculpa dada para o massacre.

    Raquel Castro conseguiu liberdade antecipada e foi directamente ao tribunal, onde testemunhou ter ouvido os disparos que mataram os seus amigos e soldados a perguntarem: "onde estão as armas?".

    "Não havia nenhuma" afirmou Raquel Castro. Acrescentou que quando o helicóptero aterrou no quartel ela viu soldados estado-unidenses – "gringos" – com os colombianos.

    "Tudo isto foi feito para suprimir a luta pelos direitos humanos das organizações cívicas, camponesas, operárias", acrescentou esta valente professora.

    Numa parede ao lado do auditório, lia-se numa bandeira: "A verdade e a justiça honrarão a memória das nossas vítimas".


    Oxy, BP e Repsol
    Empresas petrolíferas por trás da violência na Colômbia
    Em Abril do ano passado, o Tribunal Permanente dos Povos começou uma série de investigações sobre o papel das corporações transnacionais nas violações dos direitos humanos na Colômbia.

    As três primeiras audiências, levadas a cabo em três cidades da Colômbia, focaram: 1) como o agrobusiness de propriedade estrangeira afectam os camponeses e os povos indígenas; 2) o papel desempenhado pelas empresas mineiras; e 3) o impacto do desenvolvimento controlado pelas transnacionais sobre a biodiversidade e o meio ambiente.

    Em 3 e 4 de Agosto deste ano o tribunal reuniu-se mais uma vez, desta vez em Bogotá, e ouviu testemunhos sobre o regime de terror nessas zonas da Colômbia onde empresas petrolíferas gigantescas fizeram grandes investimento e estão sugando lucros ainda maiores do "ouro negro" que jaz no subsolo.

    Como explicámos antes, dezenas de pessoas enfrentaram o grande risco de descrever em pormenor numa audiência no Sindicato dos Professores, como seus seres queridos e seus camaradas foram arrastados na noite e executados por nenhum outro crime senão o de haverem actuado como líderes e activistas de organizações civis, de sindicatos de camponeses, de cooperativas rurais e de associações do povo indígena.

    Uma acusação pungente

    Quando terminou, o juízes e co-juízes publicaram uma acusação pungente ao governo e à instituição castrense, às empresas petrolíferas a cujos interesses servem e ao governo dos Estados Unidos por permitir que continuem estes crimes com impunidade.

    O Tribunal Permanente dos Povos tem sede em Roma e existe desde 1979. Os juízes que presidiram nesta sessão foram o professor de direito Dalmo de Abreu Dallari, do Brasil, membro da Comissão Internacional de Juristo; Marcelo Ferreira, professor de direitos humanos da Universidade de Buenos Aires; e Antonio Pigrau Solé, professor de direito público internacional da Universidade de Tarragona, da Catalunha, no Estado espanhol.

    Foram ajudados por cinco co-juízes: Natividad Almárcegui, professor no sindicato da Confederación General de Trabajadores (CGT) da Espanha; Domingo Ankwash, presidente da Confederación de Nacionalidades de la Amazonía de Indígenas Ecuatorianas (CONFENAIE); Deirdre Griswold, membro do primeiro Tribunal Internacional sobre Crimes de Guerra em 1967, que representou o Centro de Acção Internacional dos Estados Unidos; Ralf Haussler-Ebert, teólogo luterano da Alemanha; e Ivonne Yáñez, ecologista equatoriana, e coordenadora na América do Sul do grupo Oilwatch.

    Esta série de audiências analisou o papel desempenhado pela Occidental Petroleum dos EUA, pela British Petroleum e pela espanhola Repsol. Depois de ouvir dezenas de testemunhas presenciais de crimes patrocinados pelo Estado e de peritos em direitos humanos, e de haver recebido por escrito um volumoso relatório de investigações sobre a conduta destas empresas, os membros do tribunal, emitiram no fim uma opinião pormenorizada mas preliminar. A opinião final, baseada nas quatro sessões do tribunal, estará disponível no fim deste ano.

    Os juízes estiveram de acordo em que as três companhias estão a seguir uma política semelhante na Colômbia, a qual é de "saqueio dos recursos naturais e de violência sistemática contra a população. Isto envolveu a destruição do tecido social, assassinatos e perseguições contra líderes populares, assim como violações dos direitos humanos da maioria e a destruição de grupos indígenas".

    O documento resumiu os testemunhos que foram apresentados:

    "Segundo as acusações, os abusos destas empresas, que têm como intenção exercer controle sobre a população e evitar qualquer resistência às suas actividades, utilizaram uma combinação de estratégias, dentre elas pressões sobre o Estado para que execute políticas que as beneficiem, como por exemplo minimizar a regulamentação por parte do Estado, flexibilidade nos contratos, privatização de companhias de energia, concessão de vantagens financeiras e a entrega de mais reservas de petróleo e de gás. Além disso, está a militarização da vida social, aprofundada pela aplicação do Plano Colômbia e o apoio directo dado pela empresas petrolíferas às forças armadas, legais e ilegais, e a promoção da corrupção".

    O Plano Colômbia é o acordo entre Washington e Bogotá que despejou milhares de milhões de dólares nas Forças Armadas da Colômbia, tudo em nome da "guerra contra as drogas". Vastas zonas rurais foram "fumigadas", ou seja, borrifadas com produtos químicos tóxicos, um método que não distingue entre plantações de coca e milharais de uma família.

    O tribunal viu um documento comovedor sobre os efeitos dessas "fumigações", que deixa as pessoas com ferimentos e lesões em comunidades onde há poucos recursos médicos para curá-los ou tratar os possíveis efeitos nocivos a longo prazo.

    Desde que principiaram os assassinatos e as fumigações, muitas famílias de camponeses colombianos empobrecidos, que se tornaram refugiados devido às políticas do seu próprio governo, fugiram para a Venezuela vizinha. Grande parte dos seus terrenos já foram convertidos para cultivos destinados à venda.

    O tribunal determinou que o governo da Colômbia havia "criminalizado" o protesto social por meio de detenções arbitrárias e maciças sob a acusação de "rebelião". Ao mesmo tempo, sentenciou processar as autoridades responsáveis por crimes atrozes como o sequestro, a tortura e o assassinato.

    Um dos que prestou testemunho, Gustavo Petro, é senador da oposição no Congresso da Colômbia. Ele descreveu as pessoas por trás dos assassinatos como "aqueles que se vestem de senador pela manhã, comerciam cocaína à tarde e dão ordens aos paramilitares à noite".

    O tribunal concluiu que os paramilitares "puderam contar com o apoio ilimitado dos poderes económicos e políticos".

    Papel especial dos EUA

    Ao determinar a responsabilidade pelas violações generalizadas dos direitos humanos na Colômbia, o tribunal determinou que, além do Estado colombiano e das empresas petrolíferas, o governo dos EUA também desempenhou um papel muito especial, "defendendo seu suposto direito de intervir em qualquer país para preservar seus interesses de segurança, incluindo o acesso às fontes de petróleo, e tendo contribuído decisivamente por meio de planos concretos, recursos humanos, treinamento e financiamento para a militarização extrema que cerca a exploração do petróleo na Colômbia, tal como fez em outras partes do planeta, com consequências nefastas para a população civil".

    Aparentemente não houve qualquer reportagem ou notícia do tribunal nos meios de comunicação social na Colômbia, apesar de a ele terem assistido jornalistas europeus e asiáticos (assim como esta repórter dos EUA). Contudo, isto não significa que o governo colombiano não estivesse a prestar atenção a este evento.

    Em certo momento, enquanto o filho e a filha do líder dos trabalhadores petrolíferos Marco Chacón, de Barranquilla, testemunhavam como o seu pai fora assassinado, polícias em trajes civis irromperam à força no auditório e postaram-se na sal, enfrentando a audiência, ostentando metralhadoras AK-47. Após os protestos dos organizadores, acabaram por ir embora, dizendo que haviam vindo "porque o senador ia falar", algo que o senador não havia pedido.

    Agora que o tribunal e as muito valente testemunhas fizeram o seu trabalho, cabe aos movimentos progressistas, especialmente dos trabalhadores que são cada vez mais explorados pelas transnacionais onde quer que estejam, levar a solidariedade internacional contra estas corporações monstruosas e os seus serviçais no Estado.
    [*] Participou do tribunal como co-juíz. É editora chefe do jornal Workers World, dos EUA. Email: dgriswold@workers.org

    O original encontra-se em http://www.workers.org/2007/world/colombia-0823/ e
    http://www.workers.org/2007/world/colombia-0830/

    Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

    ResponderEliminar
  13. A Internacional comunista,sempre esteve organizada e multiplicada em inúmeras comissões e "tribunais"no mais puro estilo estalinista,Comité "mundial para a "paz",Encontros de Porto Alegre-Brasil,cadeira de Sociologia de Coimbra.-Boaventura/Estanque,etc,USP de s.Paulo/Brasil,PT e seus mensaleiros,etc/etc...e até o Le Monde,que só fala no que interessa aos seus financiadores...até parece que a única prisão em Cuba,é a de Guantanamo,mas quem ganha é um dos maiores capitalistas portugueses,o Américo Amorim e os seus hotéis,Proibidos,para cubanos... e que sempre se deu bem com regimes estalinistas,mesmo antes do 25/4...

    ResponderEliminar
  14. O PCP é uma comedia para vocé e ninguem quer saber daquilo nao é bem assim pois nos cumunistas temos em levar aquilo a sério.
    Mas o erro não é só do PCP pois muitos de vocés falam mal do PCP e da Festa Do Avante mas vão lá.
    Meus caros amigos não falem só mal do PCP pois falem tambe, dos outros partidos, porque não é so o PCP que comete graves erros.
    O PCP tem sido e será um partido sério.
    Na Festa Do Avante não se fuma só ganza, nem se anda com a t-shirtr do ché lá a gente divertimos.E como sabe voce tanta coisa sobre a Festa Do Avante e fala tao mal dela?
    Pois mas não foi o PCP que atraves da PIDE mandava prender e turturar as pessoas dentro da cadeia que foi o caso do Àlvaro Cunhal, mas isso vocês não vêm.

    ResponderEliminar
  15. Curioso será lembrar, Quem em 1º lugar, hoje alguem aqui pode postar o seu comentário, deve-se muito a luta de um partido, e dos seus militantes que durante quase 50 anos lutaram por poderem opinar livremente.
    2º lugar deverá se ter em conta que foram estes militantes que tanto lutaram sem nada pedir em troca. ningem se arrisca a prisão e a tortura como camaradas meus (Alvaro Cunhal, Dias Lourenço, o pintor jose dias coelho, catarina eufémia) e por exemplo Militão ribeiro que vitima do poder fascista acaba morto no tarrafal deixando as suas ultimas letras para o c.c. usando como tinta o seu proprio sangue.
    3º convem lembrar que no nosso planeta houve 2 momentos importantes na historia para que hoje algumas das pessoas que postaram anti-pc possuam capacidade de aceder as maravilhas da tecnologia pois foram a rev francesa e a revolução de outubro de 1917 que possibilitaram que as massas populares acreditassem no sonho da igualdade do ser humano na sociedade.
    Alem disso há que interpretar não so a historia recente como a presente. e percebermos a realidade dos paises sul americanos. mas assumo que a desinformação da comunicação social dominante e a incapacidade intelectual de algumas pessoas para o perceberem leve a que tais comentarios sejam proferidos.
    Em ultimo lugar gostaria que fizessem um pequeno exercicio mental, e que coloquemos numa balança as supostas vitimas do comunismo (que as houve não podendo apenas olhar para elas como vitimas de uma ideologia mas sim de um o outro líder falo staline) e noutro lado da balança as vitimas de toda uma historia de lideres "sociais democratas" e "monarcas" dos quais monarcas nem vale a pena comentar mas dos tais "sociais democratas" pois de sociais nada tem e democratas muito menos, quem sera mais criminoso? o que mata por uma ideologia de igualdade ou um que mata pelo poder, pelo dinheiro, pela religião, como os governantes não nos esqueçamos que deixar morrer tambem e um crime e ja agora vejam as noticias, ainda morrem milhoes de crianças a fome todos os dias, ainda morrem de conflitos socio- economicos em luta pelo petroleo todos os dias, ainda se morre por falta de acesso a saude todos os dias, mas esperem não vivemos hoje numa sociedade social democrata (capitalista)? pois e meus caros
    para concluir e facil falar mal de alguem que faz alguma coisa ainda mais quando se esta sentado numa poltrona a não fazer nada.
    como marxista leninista
    Viva o comunismo
    Viva a internacional comunista

    ResponderEliminar
  16. És um fascista. Devias passar fome, querer trabalho e não teres! Devias de não ter dinheiro para pagar a escola e a saude do teu filho. Por causa de tipos como tu, o país nao anda...
    Vai viver com o Uribe para a Colombia, mas cuidado com as Farc...
    Palhaço

    ResponderEliminar
  17. Como a nossa amiga sophia dizia desculpai os inocentes.
    Quando a arrogancia e a propotencia de certas e determinadas pessoas inocentes e sem cultura dizem sem saber o que estão a dizer.
    A festa do Avante e sitando mais uma vez a festa do Avante é um espeço de cultura nacional e internacional, e o que vos faz dizer isto é a dor de cotovelo.
    Porque nao há nenhum, partido seja ele qual for que tem a capacidade de fazer uma festa tão grandiosa como esta.
    o que vos desejais é nos mandar todos outra vez para a clandestinidade, mas nao conseguis, porque encontras te um adeversario a altura, ou seja melhores que vos em tudo.
    como o nosso camarada Ary dos santos dizia Isto vai camaradas isto vai.
    e somos muitos muitos mil para continuar Abril.
    Mas eu compreendo que nem todos tem a capacidade de ser comunista, porque ser comunista já é algo que nos corre nas veias.
    meus caros amigos e camaradas vamos continuar a nossa luta e podem ter a certeza que vamos conseguir derrobar ester partido que se diz de esquerda, e esta a praticar politicas capitalistas, e a deixar o nosso país de rastos.
    PCP sempre

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores