Avenida Central

Blogosfera minhota dá exemplo de acção cívica

| Partilhar
No Diário de Notícias de hoje:

Criação de um portal para blogues da região foi uma das propostas em análise
Alertar os políticos regionais e nacionais para os problemas do Minho foi um dos motivos que levaram os blogues Avenida Central, de Braga, Ócio e Mater Matuta, de Guimarães, a organizar o 1.º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho, que decorreu ontem no Cybercentro da Cidade-Berço, subordinado ao tema "A blogosfera ao serviço do desenvolvimento regional".


Participado por representantes de cerca de 20 blogues minhotos, sobretudo radicados no eixo Braga-Famalicão-Guimarães, o evento visou a troca de ideias e a articulação de estratégias com o propósito de combater a fraca repercussão do trabalho destes activistas no terreno das decisões políticas. "Há regiões, sobretudo Porto e Lisboa, que, no universo da blogosfera, têm voz activa e influenciam a política nacional", disse Pedro Morgado, um dos organizadores, que preconiza "a criação de um portal para o Minho, agrupando os contributos dos vários blogues que existem na região". Isso acrescido da multiplicação de encontros como o que ontem se realizou, oportunidade para que muitos dos bloggers ali presentes, que já se contactam há anos, se conhecessem pessoalmente.

Pelas reivindicações dos participantes passaram temas como a educação, a saúde, o planeamento regional ou o "portocentrismo", aos quais, advoga Morgado, poderão ser consagradas, depois, "iniciativas mais específicas". Na opinião deste activista, o facto de os blogues do Minho terem "poucas visitas" deve-se, em boa parte, "ao défice de participação cívica e democrática que se verifica na região".

Muitas vezes vistas como cidades rivais, Braga e Guimarães estão, neste caso, "de mãos dadas", procurando inverter o diagnóstico de Morgado. "As incompatibilidades são no futebol", diz o próprio. "Na blogosfera queremos é atrair o máximo de investimento para o Minho".

7 comentários:

  1. Com muita pena minha não pude estar presente, mas dá pra ver que a iniciativa deu bons frutos. Como sempre O Doutor Morgado sempre na linha da frente a dar o "empurrãozinho" essencial para que se faça algo de diferente.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. parabens e obrigado pelo teu trabalho pela regiao
    se todos fizessem um bocado como tu, entao a esta hora o norte ja seria independente e estariamos bem melhor, ao nivel de uma Irlanda que depois da Independencia deu uma volta de 360 graus.

    ResponderEliminar
  3. LOL
    ... uma volta de 360º. Há humor sarcástico nestas bandas... (ou não)

    ResponderEliminar
  4. acho que ele queria dizer uma volta de 180
    mas a Irlanda realmente mudou tanto para melhor, que se aceita uma volta de 360 graus, mais que 180, porem claro que nao ficou no mesmo lugar, esta bem melhor.

    O Pedro Morgado tem é de pensar em candidatar-se a presidente da região de Braga ou da região autonoma do Norte.
    Esta cheio de ideias para Braga, pelo que vejo no seu blog.

    Candidate-se o Pedro e os que querem independencia e sem duvida o norte e todos nós estariamos a salvo de uma vida miserável, escravizante e deixariamos de estar colonizados pela mouraria.

    ResponderEliminar
  5. O Pedro Morgado quer a independência do Norte?

    Para mim, essa é novidade...

    ResponderEliminar
  6. Ok P.Morgado óptima oportunidade para abordar tb questões de ensino como caso Charrua e Direito na UM.Coragem Pedro vamos ouvir-te e acreditamos não terás receio de abordar o tema num contexto de liberdade e mais valia dos Blogs.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores