Avenida Central

Portagem Ecológica - II

| Partilhar

.
Como aqui foi anunciado, quem quiser circular de automóvel na paradisíaca Mata da Albergaria (Gerês) terá que pagar uma taxa de 1,5 euros. Como seria de esperar, autarcas e populações das freguesias mais próximas estão a contestar a medida, por razões económicas de curto prazo, claro está. Aquela gente ainda não percebeu que o turismo existe porque a riqueza natural do Gerês é ímpar. Aquela gente ainda não percebeu que a construção de geradores de energia eólica iria afectar grandemente o equilíbrio dos ecossistemas que por ali subsistem.
.
Admito que possam ter sido cometidos alguns erros na implementação da medida, mas a verdade é que esta portagem ecológica não só se justifica como é indispensável para a perservação de uma das nossas maiores riquezas. Quando as populações conseguirem perceber a pertinência destas medidas e os seus autarcas forem mais inteligentes e menos populistas seremos um país melhor.
.
Fotografia de Ricardo Trindade - Mata da Albergaria (Gerês)

7 comentários:

  1. Afinal de contas, alguma coisa tem de ser feita para proteger os nossos paraísos...

    ResponderEliminar
  2. Dizes tudo!

    A tacanhez desta gente é que nao nos leva a lado nenhum...

    ResponderEliminar
  3. É preciso fazer uma campanha muito forte de sensibilixação e não optar por legislar de rompante. Só que isso custa caro!!!
    Só espero que o Gerês que desde criança adoro não sofra com isso.

    ResponderEliminar
  4. Acho boa a medida, apesar de não achar a melhor que possa ser implementada. Acho que mostra falta de criatividade para produzir riqueza, mas isso é mal geral. Não concordo quando dizes que a instalação de geradores de energia eólica afectaria muito o ecossistema. Temos boas condições em certas zonas do país para produzir energias alternativas, é preciso saber aplicá-las sem causar impactos no meio em que se encontram. Mais uma vez mal geral...

    ResponderEliminar
  5. Olá, gostaria de deixar aqui algumas reflexões/interrogações sobre este tema:

    Pertenço ao grupo de caminheiros Um par de Botas e hoje fomos caminhar para o gerês tendo partido da csa do leonte, onde o pagamanto da portagem se inicia.

    Concordo com o pagamento da referida portagem, mas penso que os moldes em que está ser implementada não são os melhores. A pessoa paga 1,50 para entrar e pode anadra por ali a passear o dia todo... Haverá alguém pela mata a fiscalizar se o comportamento dos visitantes é consentãneo com a conservação da natureza? não seria melhor impedri de todo o trânsito a veículos motorizados, procurando-se outra solução para quem pretende ir para Espanha ( por exemplo, como já se fez, dando um tempo máximo aos veículos para poderem atravessar a mata?

    Já agora, estão lá umas pessoas a receber o dinehiro com uns coletes q dizem ICN, antes mesmo da portagem está um montão de lixo - o ICN não deveria também fazer alguma cpoisa aí, por exemplo, colocar um caixote do lixo?? As pessoas que inquirimos disseram que não era essa a função delas...

    ResponderEliminar
  6. Cara Esteva,

    As questões que lança são pertinentes e serão oportunamente abordadas neste blog.

    Obrigado pela participação.

    ResponderEliminar
  7. Pedro fiz um link deste teu post no a culpa é do médico.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores