Avenida Central

Contra-Tourada

| Partilhar


.
Tourada é de touros
Mas são jumentos os que por lá
Aplaudem e sorriem perdidamente.
Paga bilhete, aquela gente,
Para ver sofrer.
Mas que espectáculo é esse, cujo
Objectivo é o sofrimento animal?
Rejubilar ante uma golpada em carne viva
Numa tortura quase canibal?
Crueldade desmedida.
Insensibilidade brutal.
Pobreza intelectual.
Vazio cerebral.

Que haja coragem.
Que haja valentia.
Que se ponha na mortandade ponto final.
.
Vídeo via Kontratempos

12 comentários:

  1. Abaixo as touradas!

    Acabemos de vez com uma actividade inadmissível, onde as pessoas se divertem à custa do sofrimento animal!

    ResponderEliminar
  2. A tauromaquia é uma arte!!!

    Se querem discutir este assunto façam-no, mas façam-no de forma racional… e para não estar a escrever muito e a maçar as pessoas que têm todos os comentários vou dar apenas alguns exemplos.
    Será que deveríamos ser todos vegetarianos? Já que também nos divertimos a comer carne de animal que foi morto.
    Já que se fala tanto em matar animais, quantos animais é que matamos por dia? Quantas abelhas, moscas, formigas, peixes, etc etc etc matamos sem eles terem culpa???
    Bem, se querem discutir sobre touradas façam-no e depois digam-me onde está a ser discutido… para também poder defender uma arte!

    A tauromaquia é uma arte!!!

    ResponderEliminar
  3. A tendência, felizmente, é que a tourada está a desparecer de Portugal.

    Chamem arte chamem o que bem entenderem. É algo em que o móbil é o sofrimento de animais. A pessoa que comparou a tourada com "ser vegetariano ou não" não sabe do que fala.
    Matam-se animais em matadouros sem dor. Não há sofrimento dos animais. Mata-se os animais com uma finalidade: servirem de alimentação.

    Tourada é sofrimento desnecessário de animais sem mais nenhuma finalidade. Felizmente que está a desaparecer e está circunscrita a um pequeno grupo de saloios que julga ser "bem" gostar de touradas.
    Devem ser os mesmos que saem do apartamento na periferia, vestem a parka barbour e a boina e vão para a golegã porque acham chique. São uns ridiculos. Em Ponte de Lima temos um nome para esses: "bimbos da caras".

    ResponderEliminar
  4. Caros amantes da tourada,

    Não sou vegetariano. Mas não faço da morte dos animais que são meu sustento um espectáculo de sofrimento degradante.

    Os animais não têm direitos. Mas nós temos deveres especiais perante os animais.

    ResponderEliminar
  5. Hey, eu é que sou... Sou mm o máximo! Sou um gajo bué urbano, sou tão fine que até moro numa Vila que não quer ser cidade! Quando me perguntam onde moro respondo orgulhoso que moro na mais bela das vilas portuguesas, Ponte de Lima, que por sinal sempre foi uma terra de nobres... Sim, porque os burgueses, esses blerrrghh, são mesmo uns "bimbos da Caras"...

    Sabem, eu sou tão in, tão in, tão in que até já passei do tal pressuposto de que já ignorei essa coisa tão fora que são as touradas... Consta que elas, como tradição latina, eram uma parte importante da nossa identidade, mas eu já 'tou acima disso. Oh! Oh! Olha como eu 'tou acima disso... Isso agora é para a plebe, e para os old fashioned. É para aqueles que saem do apartamento na periferia, vestem a parka barbour e a boina e vão para a Golegã porque acham chique. São uns ridículos.

    Tourada é sofrimento desnecessário de animais! Antes pôr aqueles animaizinhos - coitadinhos de cornos mesmo e tudo - no matadoiro, e fazerem-no em bifinhos... Assim sim, eu gosto! Ainda que se criem esses animaizinhos [não esses das Touradas, mas os que aparecem nas prateleiras dos supermercados. Nota do Tradutor] em condições horríveis, onde são criados, engordados e alimentados por meios artificiais, todos "quimicalizados".

    Ai esse pequeno grupo de saloios...

    ResponderEliminar
  6. Caros amantes da “anti – tourada”,

    É de vós tão inútil e baixeza personalidade, que até fazem preconceito à moda de vestir, de estar, de falar… como se o homem que tenha brinco na orelha direita seja homossexual, como se aquele que tenha o cabelo às cores seja um drogado, como se aquele que não saiba falar ou seja inculto seja da aldeia…

    Deixem de ser preconceituosos, pois não sabereis o futuro… e um dia pode ser que tenhais um filho ou um irmão a usar ou vestir de tal maneira. Será que também chamar-lhe-eis tal coisa?

    Pensem antes de falar… e vejam-se ao espelho!

    Quanto às touradas?! Bem, pergunto só de quantos vós é que já assistiu ao vivo? De quantos vós já entrastes numa arena? Será que sóis os mesmos que dizeis que amais o futebol e um clube e nunca entraste num estádio e nunca vistes o vosso clube ao vivo? Não percebeis, nem nunca sereis capaz de perceber a paixão…

    Pois é, meus caros… se eu fosse como vós, preconceituosos, também dizia que vós que fazeis parte de uma claque sóis sarrafeiros e amantes de “luta livres americanas”…

    ResponderEliminar
  7. O vídeo está muito bom...
    Transmite exactamente aquilo que eu penso!! Até posso aceitar alguns argumentos a favor das touradas, mas o da tradição... Por favor!!!

    ResponderEliminar
  8. No blog www.mesadaciencia.blogspot.com expus a vergonha que e um campo na China onde animais semi-mutilados (vacas, patos, galinhas) sao postos numa arena com tigres para que estes os comam. Pelo menos, neste espectaculo os animais servem para alimentar os tigres, mau grado a violencia que os animais vitimas sao expostos. Na tourada e tirada a dignidade (ao arrastar o animal findo o espectaculo) e a vida ao animal sem que seja aproveitada uma grama da carne para alimentacao. E, se calhar, uns quarteiroes a frente, estarao pessoas com fome a pedir esmola aqueles que pagaram para ver o sangrento espectaculo.
    Nao tenho nada contra as pessoas que gostam de touradas, nem o que elas vestem ou deixam de vestir. Tenho sim, muitos argumentos contra as touradas, uma das herancas que nos poe na cauda da Europa, desta vez por desrespeito pelos animais.

    ResponderEliminar
  9. Vivam as touradas!
    Não podemos ser todos iguais.
    Quem não gosta não vai.
    A liberdade é assim.

    ResponderEliminar
  10. Há que preservar a tradição (espanhola) e os nossos (?) valores com o maior afinco que conseguirmos, os romanos coitados deixaram-se corromper pela evolução... pensem no que seria o grande coliseu em roma se ainda hoje fosse palco de grandes espectaculos... O futebol, coitado é que ficava a perder face aos gladiadores que de certo nos iriam cativar à custa de muito menos sumarissimos e apitos dourados...
    Preserve-se a tradição... evolução ???... o que é isso? os animais não nascem para nos servir? os touros não nascem para nos divertir? eles se calhar até gostam... (ou não).

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores