Avenida Central

A propósito

| Partilhar
Ficou tudo muito impressionado com a marca de 26.631 adeptos no último jogo do Vitória de Guimarães. Criou-se mesmo a sensação de que teria sido o jogo com mais assistência da história da II Divisão. É uma marca relevante nos dias que correm, mas está longe de ter sido uma marca histórica. A história escreve-se assim:

Por uma simples imposição do destino, S.C. Braga e S.C. da Covilhã discutiram precisamente no último dia (20/4/1964) do campeonato nacional da II Divisão a posse do título da zona que lhes abria o caminho à subida. Aliciante bastante para que o estádio 1º de Maio regista-se a sua maior enchente, depois claro da inauguração (38000 espectadores, imaginem! 200 contos de receita!).

Foi a história da maior enchente da II Divisão Portuguesa. E não pode ter havido outra maior. Pelo simples facto de o Estádio 1º de Maio ser o maior recinto que a II Divisão Portuguesa já conheceu.

12 comentários:

  1. Nao que isso seja grande coisa (sou contra a guerrilha braga guimaraes)mas a césar o q é de césar.

    ResponderEliminar
  2. Este post faz lembrar o Pôncio Monteiro no JOGO FALADO da RTP1, quando ele ia buscar o seu famoso ARQUIVO!!! eheh

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro, acho que ninguem disse que tinha sido o jogo da II liga com mais espectadores, mas é de reconhecer o mérito e de louvar uma assistencia como se verificou em Guimaraes, nem o Braga consegue ter tantas pessoas...e de referir que estamos num jogo da IIliga, sói pelos seus adeptos e pela força e paixão que tem pelo clube o Vitoria merece a subida.

    ResponderEliminar
  4. E já tentaste procurar antes de 1964? Pode ser que tenhas surpresas.

    ResponderEliminar
  5. Hmmm... Isso era no tempo em que as pessoas realmente iam aos estádios...
    Hoje em dia, isso só parece acontecer com os grandes... E com o enorme Vitória...

    ResponderEliminar
  6. É bonito ver os estádios cheios de público, como aconteceu em Braga no último fim de semana. No entanto, há que reconhecer que isso apenas sucedeu devido às borlas concedidas. Nos grandes jogos europeus, por exemplo, os adeptos bracarenses não aderiram como seria de esperar. Desculpem-me, mas não há comparação com os adeptos do Guimarães. Opinião completamente imparcial.

    ResponderEliminar
  7. Como já te disse Pedro, as pessoas de Guimarães elegem só o Guimarães cmo clube como bem sabes, enquanto em Braga não é bem assim. É pena porque o S.C. Braga tem quase tudo para poder vir a ombrear com os três grandes, tirando a questão do apoio, como este ano vistes na Taça Uefa que mesmo com a campanha brilhante que o S.C.Braga fez a afluência de público não foi a esperada. Espero que esse aspecto com o passar dos anos vá mudando.

    Num outro prisma deixei um desafio à tua consideração no Crónicas do Pete, passa por lá e confere.

    Um Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  8. Errado. A maior assistência foi no Estádio do Restelo no regresso do Belenenses depois da 1ª descida (1984). Estádio cheio, com gente até nos corredores, na altura com capacidade para 42 mil pessoas.

    ResponderEliminar
  9. Pete, queres-me dizer que em Guimarães não há bi-clubistas? Ou não sabes do que falas (que é o mais provável) ou alguém te enganou.

    ResponderEliminar
  10. Braga, minha terra meu clube!

    ResponderEliminar
  11. Caro Koolricky sei bem que em Guimarães como em quase todos os pontos do país ou do mundo há pessoas bi-clubistas. O que pretendi dizer é que em Guimarães não é tão acentuado como em Braga, e você sabe que assim o é.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Por acaso, o estádio com maior lotação da 2ª divisão não é o estádio 28 de Maio (nome da altura).
    O estádio com maior lotação da 2ª divisão é o estádio do Restelo.
    Pois esse estádio tinha, sem as cadeira, lotação para 42000 espectadores sentados.

    Mas os Belenenses não guerreiam essse estatuto.

    Impressionante é de facto o Vitória e os seus ferverosos apoiantes pois apoiaram igualmente a subida como apoiaram até ao limite o clube quando desceu. E isso não há como negar. Agora o Braguinha, lamentávelmente viveu sempre à sobra da Camara. Eu quero ver o que vai acontecer quando sair de lá o Mesquita.
    Não sou adepto do Braga, sou do Belenenses e vivo em Braga, mas acho que este clube merecia mais e melhor do que os adeptos que tem.
    Como é possível nunca ter tido melhor classificação do que um 4ª lugar. Olhem para o ABC e aprendam a arte de conquistar

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores