Avenida Central

Sim!

| Partilhar
E venceu o Sim...

Numa primeira análise dos resultados há alguns aspectos que importa relevar:

1. A participação dos portugueses aumentou significativamente. O aumento não foi suficiente para que se possa falar de um referendo juridicamente vinculativo.

2. O resultado do referendo, pela sua expressão, é inequívoco e politicamente vinculativo.

3. Os resultados evidenciam uma enorme clivagem entre o voto rural e o voto urbano. Clivagem superior às diferenças entre Norte e Sul do País. Podemos, mesmo, falar da existência de 2 países dentro de Portugal.

5 comentários:

  1. Considero fraca a prestação dos portugueses neste referendo. Está muito abaixo das espectativas que tinha pela imensa energia que se via na campanha. Energia dispendida pelo SIM e pelo NÃO.

    Nunca pensei que o NÃO viesse a vencer, mas defendi-o sempre sengundo os meus princípios e sem qualquer conotação, por serem as minhas convicções.

    Acho que ao contrário do que se ouviu da boca de todos os chefes partidários, alguém deveria pensar porque os portugueses não vão às urnas.

    Quanto aos 2 países que temos neste rectânguló. Só são 2! Pensava que eram muitos mais e todos com um objectivo comum, o combate por mais verbas e meios (enfim, contra o poder macrocéfalo). Mas isto já são outros assuntos.

    PS: já agora gostava que a lei fosse alterada mas não supreficialmente. Mais da minha posição em (http://culpadomedico.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
  2. Clivagem superior às diferenças entre Norte e Sul do País

    Perdão? Sou só eu quem, nesta imagem, vê uma disparidade norte-sul em vez de uma disparidade litoral-interior?

    ResponderEliminar
  3. entristece-me que o nosso distrito tenha escolhido o não...

    o mais jovem de portugal... assusta-me!

    ResponderEliminar
  4. Caro José Pedro,
    A análise por distritos distorce a realidade e eu não falei em clivagem Litoral/Interior mas sim em clivagem entre áreas Rurais e àreas Urbanas.

    A minha afirmação baseia-se neste facto: mesmo em distritos que votaram maioritariamente NÂO, o SIM ganha nas principais cidades ou vilas, o que evidencia essa mesma clivagem.

    Deixo alguns exemplos:
    - Em Viana do Castel ou Ponte da Barca o SIM ganha na cidade, perde no concelho devido ao voto rural.

    - Em Braga, Guimarães ou Famalicão o SIM ganha na cidade, perde no concelho devido ao voto rural.

    - Em Bragança, Mirandela, Miranda do Douro sucede o mesmo.

    - Em Aveiro e Vila Real também.

    A minha afirmação baseia-se nesta análise mais detalhada dos resultados e não na leitura simplista dos resultados dos distritos - esses sim enganadores.

    Se os resultados surgirem por Freguesias será notório que as áreas urbanas aparecerão pintadas a verde em contraste com as áreas rurais a vermelho.

    ResponderEliminar
  5. Os resultados por distritos não são nada enganadores, revelam uma verdade indiscutível - a disparidade norte vs. centro-sul, com a (pequena) excepção do distrito do Porto.

    Não digo que não exista uma disparidade possivelmente maior entre áreas rurais e áreas urbanas, mas exemplos não farão da afirmação uma prova - arranja um mapa com resultados por freguesia anotando a localização dos principais centros populacionais ou outra forma que sustente a tua afirmação.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores