Os nossos parentes ainda mais próximos

| Partilhar
Segundo um estudo publicado na Current Biology, vários chimpanzés foram vistos a caçar com lanças de madeira, noticia a edição online do Público.

«Chimpanzés e humanos também ficaram um pouco mais próximos. Sabemos que as ferramentas fazem parte dos vários modos de vida dos chimpanzés, desde que, na década de 60, a primatóloga americana Jane Goodall descobriu, na Tanzânia, que usavam nervuras das folhas para apanhar térmitas. Sabemos que transmitem esses conhecimentos às gerações, por isso, tal como nós, são detentores de uma cultura material. Agora acabámos de descobrir que as armas de caça não são exclusivas da espécie humana. Estaremos a ver-nos ao espelho?»

4 comentários:

  1. Do cimo do seu pedestal ainda haverá Homens que contrapoêm:

    "Mentira!!!
    Os chimpanzés é que copiam os Homens!
    Nós humanos é que transmitimos a nossa ciência e arte a eles, chimpanzés"...

    E se calhar com razão o podem contarpor a julgar pelos feitos que a dita "humanidade" está a realizar.

    ResponderEliminar
  2. Estão a evoluir demasiado depressa. Desde que não cometam os erros cometidos pelos Homens, o mundo não terá nada temer.

    Aliás, esfuma-se essa arrogância de pensarmos que a inteligência e cultura são exclusivas dos Homens.

    ResponderEliminar
  3. A surpresa não é muita. Se levarmos em linha de conta que o nosso genoma difere menos de 1% do genoma do chimpanzé... Aliás, a diferença genética entre um de nós e um chimpanzé pode ser menor do que a diferença genética entre nós!
    Era só uma questão de tempo até serem descobertos comportamentos como estes. Há outros exemplos de comportamentos sociais que são sobejamente conhecidos

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores