Avenida Central

A Ofensiva Neoliberal - II

| 3 Comentários | Partilhar
Discordar da comparticipação dos cuidados de saúde em função da evitabilidade da etiologia das patologias é bem diferente que propalar a desresponsabilização de cada indivíduo pela sua própria saúde. Comparticipar em função da causa representa o completo assassinato da relação médico-paciente e a sua implementação, que antevejo seria confrontada com graves problemas de aplicabilidade, conduziria a enormes injustiças sociais.

Diz o Bruno Gonçalves, em resposta ao que aqui escrevi sobre esta matéria,

Provavelmente, o PM considera moderno que um cidadão que não tem grandes gastos de saúde, esteja a pagar a banda gástrica ou a terapia hormonal de um outro cidadão, que aproveitou o que tinha de bom na vida, sabendo que os cuidados de saúde "tendencialmente gratuitos" iriam tomar conta dele, quando a altura chegasse.

Não considero propriamente moderno que, apesar de todas as campanhas que têm sido feitas, continuemos a deparar-nos com alta incidência de patologias cardiovasculares, patologias hepáticas derivadas do consumo excessivo de álcool, doenças sexualmente transmissíveis e doenças profisisonais. Como também não considero propriamente moderno que as crianças estejam expostas tão repetidamente às radiações de telemóveis ou aos décibeis de dispositivos portáteis de música. Mas, apesar de não considerar nada disto moderno, vão ter que me perdoar o "ridículo" e o "insulto" de não conseguir deixar morrer, por falta de cuidados ou de meios para os pagar, o tipo A porque bebia muito ou o tipo B porque fumava ou o tipo C porque comia demais...

Gostaria de ver os nossos impostos aplicados de outro modo e noutros fins, mas não podemos abandonar os nossos concidadãos que estão doentes. No entretanto, devemos apostar na educação para a cidadania, numa verdadeira educação sexual, na difusão do pensamento científico, na promoção saúde, na criação de melhores condições de trabalho (1) e na consolidação da rede de cuidados saúde primários. Esta é a única via.

(1) Por exemplo, através de uma lei do tabaco que proteja os trabalhadores dos cafés, bares e discotecas dos graves efeitos do fumo passivo sobre a sua saúde.

A Importância de Esquecer

| 2 Comentários | Partilhar
Jonah Lehrer recupera a história do Funes, O Memorioso de Jorge Luis Borges para exortar a importância do esquecimento na consolidação das memórias.

The moral of Borges' short story is that forgetting is a crucial part of remembering. It lets us make efficient use of our mental hard drive. We are constantly updating our remembrances in terms of what we know now, trying to forget the memories that we no longer need.

Um tema interessante, a que voltarei após as férias.

Metabloguismo: Os Blogues de Referência e os Outros

| 6 Comentários | Partilhar
Pacheco Pereira acha que a blogosfera, apesar de ter um maior número de escritores e leitores, está mais pobre:

Por um lado, é cada vez maior a sobreposição da agenda comunicacional "lá fora" com a agenda "cá dentro". É um processo que resulta do reforço do contínuo entre blogues e jornais. [...] Por outro lado, o efeito de politização intensa dos blogues e da cada vez maior circulação dos autores de comentário nos blogues para as colunas dos jornais, da rádio e da televisão, torna obrigatório que eles sigam também em tempo real os eventos políticos. As agendas tornam-se mutuamente dependentes e o efeito final é empobrecedor. Há, no entanto, aspectos, como a crítica aos media, que ainda se centram apenas nos blogues.

A crítica de Pacheco Pereira aplica-se à blogosfera que melhor conhece e assenta muito bem ao seu próprio blogue, que, além de outras coisas, é depósito daquilo que vai escrevendo para o Público e a Sábado. De facto, os chamados «blogues de referência» albergam vários nomes conhecidos da política, dos media e das artes, pessoas que já tinham consolidado o seu espaço de intervenção na esfera pública. Quanto a isto, estamos de acordo, a blogosfera não traz nada de muito novo.

O que é novo e interessante na blogosfera é, precisamente, a capacidade de todos os outros pequenos blogues e anónimos bloggers influenciarem o que se escreve nos «blogues de referência» que, por extensão, acaba por captar a atenção dos media. Outra das grandes riquezas da blogosfera é a emergência de movimentos de reflexão/discussão regionais, capazes de colmatar as carências de pensamento crítico e elites pensantes que imperam fora dos grandes centros urbanos. Finalmente, a possibilidade de reflexão sobre temáticas tradicionalmente afastadas ou superficialmente abordadas pelos meios de comunicação de massas.

Pacheco Pereira promete mais. Aguardamos os próximos capítulos da sua visão sobre a blogosfera sua blogosfera.


Mais opiniões sobre o tema: Metabloguismo - Algumas Discordâncias Essenciais, As Emoções Básicas (crónicas) I, Notas diplomáticas, Nem representativo nem triunfante, "É uma espécie de Princípio de Peter".

Frases e expressões disparatadas

| 12 Comentários | Partilhar
rps no Fado Falado:

margem sul - os rios, que se saiba, têm margem esquerda e margem direita. Curiosamente, eles dizem margem sul, mas nunca dizem, por contraponto, margem norte porque naquelas cabeças está fixa a ideia de são o centro do Universo.

Estádio Nacional, no Jamor - a expressão visa passar a tese de que se trata de terreno neutro. Obviamente, trata-se do Estádio Nacional, em Oeiras.

23h00, hora de Lisboa - ... de Lisboa e de Idanha-a-Nova e de Vinhais também... Porque não dizem de Idanha-a-Nova ou de Vinhais?... Eu uso "23 horas, hora continental portuguesa".

auto-estrada do norte - as minhas auto-estradas do norte são a A3, a A4, a A28, etc... A deles é a A1, que, para mim, é uma auto-estrada do sul. Mas eles definem os pontos cardeais a partir do próprio umbigo e julgam ser o centro do Universo...

Freud explicava isto...

| 15 Comentários | Partilhar
Já se percebeu que os adeptos do Belenenses estão cheios de complexos relativamente às prestações recentes do Sporting de Braga e à sua afirmação nacional e europeia. O número de títulos, a quantidade de sócios e os resultados desportivos são dados importantes (como é óbvio!)... Mas mesmo tendo ganho competições internacionais no passado, alguém arrisca afirmar que Nothingam e Nápoles são grandes clubes dos seus países? So não vê quem não quer.

Jogos nas Competições Europeias (dados da UEFA):

BRAGA
38 jogos, 16 vitórias, 5 empates, 17 derrotas. 49 golos marcados e 52 sofridos.

BELENENSES
14 jogos, 3 vitórias, 4 empates, 7 derrotas. 9 golos marcados e 18 sofridos.

Blog Recomendado

| 0 Comentários | Partilhar


Mais um Prémio...

| 1 Comentário | Partilhar

.
Conforme noticia o Público,
.
A envolvente ao Estádio Municipal de Braga foi galardoada com o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2007 atribuído pelo grupo editorial About Blue e pela Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas. O prémio, destinado a distinguir a criatividade, a expressão artística e a qualidade do desenho das obras a concurso, foi atribuído a Daniel Mangana Monteiro, responsável pela concepção dos espaços exteriores do novo estádio desenhado por Eduardo Souto Moura, também ele já contemplado com diversos prémios nacionais e internacionais de arquitectura.

Antíteses e outros detalhes

| 1 Comentário | Partilhar
1. A ideia de restabelecer o nome original da Ponte 25 de Abril é a antítese de si mesma.
Dizem que, com a alteração do nome, se apagou uma parte da história da Ponte e do país... Repor o nome antigo é, contudo, apagar a outra parte da história.
Vamos ao que interessa.

2. Será um simples tique linguístico ou uma outra profissão de fé?
A pergunta foi lançada por Miguel Morgado, a propósito do uso da expressão "I believe" pelo cientista e ateu Richard Dawkins . Como se a crença (não confundir com crença na transcendência) fosse um exclusivo da religião. Pegar em detalhes linguísticos como este é, essencialmente, admitir que não se têm argumentos para discutir o essencial.

A Derrota do Populismo Desportivo

| 6 Comentários | Partilhar

Benfica condenado a pagar 600 mil euros por Fehér
.
O Benfica terá de pagar 600 mil euros ao FC Porto pelos direitos de formação de Miklos Fehér, avançado húngaro que faleceu em pleno relvado durante um jogo em Guimarães em Janeiro de 2004.

Militância Partidária, a quanto obrigas?

| 10 Comentários | Partilhar
Em Julho de 2006, Vital Moreira denunciou "a campanha orquestrada contra Manuel Alegre, por causa da atribuição de uma pensão da CGA". Chamou-lhe até "mesquinha e malévola". Em Junho de 2007, surge nas páginas dos jornais uma história idêntica (já se sabe que não existem duas histórias iguais) mas com um protagonista do PSD. E, de repente, Vital Moreira embarca na campanha "mesquinha e malévola".

Não nos parece crível que as análises de Vital Moreira, por quem temos a maior consideração, tenham critérios de análise flutuantes consoante a militância/simpatia partidária dos seus protagonistas. Mas à mulher de César...

Empreendimentos imobiliários em perspectiva?

| 6 Comentários | Partilhar


A Falperra está a arder.

A Ofensiva Neoliberal

| 3 Comentários | Partilhar
«Os custos decorrentes de uma deficiência genética e de certos cancros devem ser comparticipados a 100%.
O mesmo não acontece com os problemas auditivos da geração 'iPod'.»

Tiago Mendes, defendendo um sistema de saúde tipo auto-estrada utilizador-pagador, acaba por resvalar para um comentário acusador, sempre indesejável quando se fala de saúde. É que, quando se julgam os comportamentos dos outros, corre-se sempre um grande risco de errar. Desde logo, porque o fazemos mediante as nossas próprias construções mentais, porque nunca saberemos o que é 'ser o outro com o seu ser e as suas circunstâncias' e porque não temos o direito de dizer a ninguém o que é certo e o que é errado.

O Tiago devolve-nos uma visão medieval da doença em que era encarada como um castigo que acometia os prevaricadores. Recupera também a ideia de saúde caritativa para os que, mesmo comportando-se dentro dos cânones socialmente estabelecidos, acabam doentes. Este raciocínio, leva a simplicação do juízo valorativo ao limite, estabelecendo a dualidade bom/mau como critério. Será que o mundo ainda é preto e branco e ainda ninguém me avisou?

Ouvir iPod é mau... e estar a trabalhar durante 10 horas em frente a um computador é bom? Quem vai definir quem são os bons e quem são os maus comportamentos? Divide-se o hospital entre os culpados e os coitadinhos? Entre os que têm dinheiro para pagar e os que ficam à espera de morrer? E cria-se, também, o internamento condicional, para os que aguardam averiguação da bondade da etiologia? E uma junta médica para calcular a percentagem de causas aceitáveis e inaceitáveis e respectiva comparticipação para as doenças de etiologia mista?

Por este andar, não está longe o dia em que veremos o insuficiente renal de causa diabética morrer precocemente porque não tinha como pagar a diálise... E ainda os ouviremos dizer 'que não tivesse comido chocolatinhos'!

Cá se fazem, cá se pagam...

| 1 Comentário | Partilhar


.
Próximo passo: Margarida Moreira é a candidata do PS à Câmara de Lisboa.
.
Imagem via Jumento

Da Insensibilidade Técnica, Médica e Política: Um Crime no Século XXI

| 11 Comentários | Partilhar
Descobri, via Briteiros, uma história que revela a face mais insensível do Estado Português.

Uma docente da Escola EB 2/3 de Cacia, em Aveiro, que se encontrava de baixa há cerca de dois anos, após lhe ter sido diagnosticada uma leucemia, foi obrigada pela Caixa Geral de Aposentações a regressar ao serviço para cumprir um período mínimo de 31 dias de trabalho.

Manuela Estanqueiro, de 63 anos, tinha pedido para ser aposentada por incapacidade, mas, após uma junta médica realizada em Novembro, não só viu a pretensão recusada como teve a baixa médica suspensa e ordem para voltar ao serviço, sob pena de perder o vencimento. (...)

O período mínimo exigido terminou anteontem e Manuela Estanqueiro está actualmente de atestado médico, até poder ir a nova junta médica. “Estes 31 dias foram de extrema agonia e cheguei a desmaiar em plena sala de aula, para além de ter de descansar nos intervalos. Só consegui ultrapassar este sofrimento porque tive sempre o apoio dos colegas, da escola e da Direcção Regional de Educação do Centro.”

Este tema abala-me profundamente. A experiência da quimioterapia é fisicamente debilitante e dolorosa, com efeitos secundários serem muito heterogéneos. Os protocolos utilizados no tratamento das Leucemias são altamente agressivos e, como tal, os períodos de recuperação são longos. Mesmo não conhecendo o caso concreto, a decisão de não prolongar a baixa a esta docente parece de uma insensibilidade atroz.

Se a decisão teve por base deliberações políticas, o que se espera é que se encontrem rapidamente os responsáveis e que eles sejam demitidos. Se a decisão foi meramente técnica, o que se espera é que seja aberto um inquérito para apurar os motivos que a fundamentaram.

A decisão de obrigar esta mulher a trabalhar é criminosa e, sucedendo no sector público, não pode deixar de ter consequências políticas. Perante isto, perseguir um docente por dizer, em privado, uma piada sobre o Primeiro-Ministro é um mero detalhe.

O caso desta professora é conhecido desde Fevereiro. Mas sobre uma assunto nem uma palavra foi proferida pelos partidos do Governo ou da oposição. Onde estiveram as vozes da oposição que tão alto clamaram justiça para o professor perseguido? Onde estiveram até agora os progressistas que tanto bracejam contra o fascismo do Ministério da Educação? Onde estiveram os democratas com direito a destaque mediático?

Adenda: "essa professora, a minha colega Manuela Estanqueiro, foi hoje [04/06/2007] a enterrar às 15.30h no Cemitério de Cacia, em Aveiro", informação contida comentário do blog As Minhas Leituras.

A Escolha do Local...

| 1 Comentário | Partilhar

.
Está em curso a votação para escolha de local de realização do 1º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho.

Da Balcanização do SNS - II

| 0 Comentários | Partilhar
O Jornal de Notícias dá destaque à dispensa de médicos internistas pela Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso

A dispensa dos médicos internistas, substituídos por médicos de Clínica Geral, está a causar um clima de "mal estar" no Hospital António Lopes, na Póvoa de Lanhoso, afecto à Misericórdia local. Esta situação, considerada "ilegal" ao nível da rede de Cuidados Continuados Integrados, já suscitou uma denúncia no Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos.Horário alargado.

A dispensa de três médicos internistas ocorreu há uma semana, após a administração do Hospital António Lopes ter procedido a uma reformulação da parte de cobertura médica da Unidade de Convalescência, que alberga uma capacidade de 28 camas.

Apesar desta alteração que, segundo Humberto Carneiro, administrador daquela unidade hospitalar, permite "o alargamento de horário das 8 às 20 horas no Serviço de Internamento", o certo é que profissionais de saúde questionaram a legalidade dos doentes serem tratados por médicos sem especialidade de internamento.

Sportugal.pt: O Blog da Semana

| 4 Comentários | Partilhar

.
O site Sportugal.pt escolheu o Arsenal de Braga para a categoria de Blog da Semana. É um prémio justo para toda a blogosfera braguista, mas sobretudo para os que, comigo, têm construido este projecto (Ângelo, Francisco e Bruno).
.
Depois do quarto lugar alcançado na última temporada, o Sporting de Braga parece pretender construir novamente uma equipa que lute, pelo menos, pela Liga dos Campeões. Um verdadeiro «arsenal», tal como o blog que propomos esta semana: o Arsenal de Braga é um dos diversos blogs existentes cuja temática se centra no Sporting Clube de Braga. Por esta altura, claro está, os posts enchem-se de possíveis reforços, com Sérgio Conceição a ter natural destaque, ele que parece cada vez mais perto da cidade minhota. Além do futebol, o Arsenal de Braga destaca também as restantes modalidades do clube.
.
Fundado em 8 de Maio deste ano, o Arsenal de Braga é um projecto recente, tal como a sua entrada na Federação de Blogs de Futebol. Pedro Morgado é o administrador deste blog, que conta ainda com outros 3 colaboradores que periodicamente falam sobre tudo o que gira em volta do clube bracarense.
.
Com menos de um mês de existência, o Arsenal de Braga perfila-se desde já com cerca de 330 visitantes semanais, algo promissor para o futuro do projecto.
"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores