Avenida Central

Braga dos Desamores

| Partilhar
[...] uma das imagens mais negativas da cidade resulta deste crescimento urbano recente. Outra imagem negativa da cidade presente nas monografias históricas advém-lhe das características dos seus habitantes, algumas vezes acusados de se consagrarem excessivamente ao luxo e às suas vidas privadas e de não serem coesos nem se identificarem à cidade.

Esta análise emanada do IV Congresso Português de Sociologia [via Socióloga Avense] vai ao encontro do que vimos sucessivamente denunciando. Os acentuados fluxos migratórios e a rápida ascenção social são alguns dos elementos justificativos da progressiva descaracterização da urbe e do desapego (tantas vezes desamor) dos bracarenses pela sua cidade e pelos seus principais elementos identitários. Esta crise espelha um passado em que identidade colectiva se confundia com religiosidade comum e ritualização não era mais que pura exibição. O recato imposto e a sacralização do espaço e da vivência privados por contra-ponto à fruição do viver em comunidade encarregaram-se do resto.

Braga é hoje uma cidade que se divide entre os que veneram esse passado ('dos valores') e os que procuram emancipar-se da herança dos tempos. É por isso que vivemos sitiados entre o fervor anti-clerical (seja ateu, agnóstico ou cristão) e o catolicismo ortodoxo. Sofremos pela contradição entre o amor cego e o ódio consistente ao clube da terra (seja porque já não perde sempre com os grandes ou porque está conotado com a autarquia). Dividimo-nos entre o incómodo e a conformação no que respeita à gestão autárquica da cidade.

Haverá algo que nos une? Talvez o facto de não gostarmos da outra Braga que não é nossa.

5 comentários:

  1. Mais um texto para ser emoldurado e entregue às forças vivas da cidade que não passam de moribundas.

    ResponderEliminar
  2. Penso que há muito que tem de ser feito em prol do desenvolvimento e melhoria do nivel de vida na cidade de Braga. Atrair as pessoas é urgente... Não há actividades no centro da cidade, Braga não é uma cidade que chame os proprios cidadaos quanto mais turistas...

    Comparem o dinamismo de uma pequena cidade como e Povoa de Varzim com o da cidade de Braga..,. Nada a ver...

    ResponderEliminar
  3. Eu já decidi o que fazer com Braga: negar esta cidade que não é mais a cidade onde cresci. Para mim é outra coisa qualquer.

    Tenho Braga no BI com muita vergonha minha!!! Eu não me identifico com a cidade dos empreiteiros, parolos e saloios. Não me identifico com uma cidade onde a cultura não existe.

    Confesso que fico triste em ver a situação a que Braga chegou mas a culpa é de todos. Quem deixa durante 30 um miserável na câmara que queria enriquecer a todo o custo....Os bracarenses têm o que merecem! Por mim podem até mudar o nome da cidade pois esta não é a cidade onde cresci

    ResponderEliminar
  4. Atitude inteligente a deste último "anónimo". É graças a esta atitude que Braga é a "cidade dos empreiteiros, parolos e saloios".
    É que para além destes, como fica bem patente, Braga é também uma cidade de derrotistas acomodados.
    Um abraço para o Pedro Morgado por este fórum de discussão que é o seu blog. Concordando ou não com as suas opiniões, leio-as com atenção e interesse porque revelam uma atitude nos antípodas do imobilismo comodista que, aparentemente, predomina na nossa cidade.

    Pedro Ribeiro

    ResponderEliminar
  5. Convenhamos, último anónimo, que por vezes um grito de revolta pode ser um primeiro passo para a intervenção (desde que inteligente) das pessoas que até já não querem ser dos sítios que habitam. Devem lutar para voltar a gostar das suas terras, sendo diferentes dos oportunistas que as asfixiam.

    Cumprimentos,

    searavermelha

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores