Choque Tecnológico
Aqui pode ser lido o artigo que documenta este vídeo via @vanessaquiterio.
Apesar de distribuições fantasma e encenadas de portáteis Magalhães, um dos aspectos, sem dúvida, mais positivos desta governação socialista consistiu no tão badalado choque tecnológico. É um processo em curso, mas o acesso à tecnologia tem melhorado imenso nestes quatro anos. Assim como as próprias condições das salas de aulas - os quadros interactivos, computadores e video-projectores simbolizarão essa verdadeira revolução.
Mas essa revolução não se fará apenas com meios tecnológicos. Os professores, do ensino primário ao superior, terão de expandir os seus horizontes, desenvolver ideias e experimentar novos métodos. Não é um processo fácil, quer por incapacidade ou formação insuficiente na própria utilização dos próprios meios tecnológicos, quer pela resistência à novidade, pelo cepticismo que, naturalmente, irá ser sentido. Estas ferramentas encerram um potencial enorme, mas elas serão apenas aquilo que nós fizermos delas. A experiência feita por esta docente norte-americana com o Twitter (o que é o Twitter?) é um óptimo exemplo disso.
Uma utilização criativa, inovadora, dinâmica e, claro, educativa destas novas ferramentas - esse será o verdadeiro choque tecnológico.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parece-me acertada a observação. Já agora, deixo a ligação para actividades feita por professores portugueses, com o Twitter, mas com muitas mais ferramentas das Web 2.0.
ResponderEliminarMi-LP.net
Eu pessoalmente não gosto do Twitter. E para ser usado no ensino superior que vantagens traria? Na minha faculdade em algumas disciplinas já são usadas várias ferramentas para a discussão entre alunos e professores, desde foruns, blogs, entre outros. O e-Lerning quando bem utilizado trás imensas vantagens para os alunos, cabe aos professores e alunos saberem utilizar as ferramentas disponíveis da melhor maneira.
ResponderEliminar