Avenida Central

O Freitas Era Devoto do Salazar

| Partilhar
«O Diogo era devoto de Salazar, amigo do presidente Tomás, de quem um tio era ajudante, ao ponto de ir preparar os seus exames para o Palácio de Belém! A revolução dos cravos foi sobretudo a derrocada do carácter dos portugueses. Que homem!» [Marcelo Caetano, DN]

Como se sabe, o ziguezaguear ideológico de Freitas do Amaral não terminou na conversão do pós-25 de Abril de que Caetano se queixa. Ainda assim, a crise dos cartoons acabou por mostrar que o ex-ministro de Sócrates manteve uma ortodoxia religiosa típica dos tempos do salazarismo. Que homem!

2 comentários:

  1. De uma perspectiva de direita, acho que essas palavras do Marcelo Caetano são bastante actuais, no que diz respeito ao CDS e à ND.

    «"O que me impressiona no panorama político português actual é não ver ninguém com qualidades morais de liderança do País e sobretudo da chamada direita".»

    «"A 20 de Fevereiro de 1978, Marcelo sente-se aterrado com o pluripartidarismo. "Quanto à política portuguesa, ela só confirma o que durante anos dissemos sobre o regime de partidos nesse país. Há-de ser cada vez pior." Mas em 8 de Junho seguinte tem a "impressão de que a direita se está fragmentando inconvenientemente" e faz planos estratégicos. "Tudo haveria a ganhar em fundir o MIRN e a Democracia Cristã com nova chefia"».

    Mas se te choca o Freitas do Amaral, o que dizer do Júdice? Esse não era devoto do Salazar, não... fazia-lhe oposição à direita. Fez o percurso que fez e está, hoje, onde está.

    ResponderEliminar
  2. O Judice hoje é de esquerda, provavelmente, tal como Freitas.
    Aprecio normalmente as viradas à esquerda porque em regra significam corte com o seu ambiente social, não dando normalmente isso qualquer tacho...
    Virar à direita é que é perigoso...
    Vide Pacheco Pereira...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores