Avenida Central

A Matemática é uma coisa muito chata...

| Partilhar


A Presidente da Junta de Freguesia de Escudeiros disse ao Semanário 'O Balcão' que "é 'snobismo' dizer que o PS ganha a Câmara à custa das freguesias periféricas". A afirmação causou-me estranheza porque, não me considerando propriamente snob, tinha a ideia que o PS tinha perdido nas freguesias da cidade. Como não me passa pela cabeça que um Presidente de Junta profira uma afirmação destas só para criar entropia e confusão, coloquei em causa a minha impressão inicial e fui procurar os números das últimas eleições para, de uma vez por todas, me pudesse render à evidência de que sou, afinal, um snob inveterado.

A pesquisa foi produtiva. Na cidade de Braga (S. Vitor, S. Lázaro, Cividade, S. Vicente, S. João do Souto, Maximinos e Sé), a coligação Juntos Por Braga obteve 13.838 votos enquanto que o PS se quedou pelos 11.848. Não satisfeito, acrescentei uma série de freguesias da segunda cintura urbana (Fraião, Nogueiró, Lamaçães, Tenões, Lomar, Gualtar, Dume, Frossos, Nogueira, Celeirós, Real e Ferreiros) e constatei que a coligação Juntos Por Braga chegou aos 22.437 votos contra 21.958 do PS.

A matemática é uma coisa muito chata, bem sei. Mas felizmente consegue mostrar-nos coisas muitos simples. Para a senhora Presidente da Junta de Freguesia de Escudeiros, este post foi um exercício de snobismo... Podia ser pior.

12 comentários:

  1. «Quantos dos cidadãos de Braga se encontram recenseados na sua Freguesia de residência?»

    Terás razão e bem sei que nada do que os outros dizem aqui, se vincula a ti. Mas achei giro. ;)

    http://avenidacentral.blogspot.com/2007/12/democracia-participativa-por-ricardo.html

    ResponderEliminar
  2. O PSD só ganhará em Braga se conquistar inequivocamente o perímetro urbano.

    Enquanto a diferença de votação rondar os cerca de 2500 votos, o PS compensará a votação nas freguesias da periferia.

    ResponderEliminar
  3. «O PSD só ganhará em Braga se conquistar inequivocamente o perímetro urbano.»

    Eu cá acho que a última votação foi inflacionada a favor do PSD, no sentido em que houve um voto-contra o Mesquita. A isso a oposição também apela e é bem sabido que esse sentimento existe.

    Agora o PSD ganhará, pelo contínuo desgaste... Mas se esperar por isso, arrisca-se a não ganhar agora, já que o candidato é o mesmo.

    O problema mesmo é, aliás, o "candidato". Não Ricardo Rio em particular. Mas a sucessão de candidatos - fracos - que o PSD sempre teimou em lançar, na corrida a Braga. Se o Mesquita se perpetuou na CMB, o PSD tem a sua quota-parte de responsabilidade. O PSD-Central, entenda-se, já que é este que determina quem se candidata - por muito que os jotinhas e militantes mais fervoros gostem de dizer o contrário. Até admito que o PSD-local, na sua boa-fé, não tenha querido alguns dos candidatos, que o PSD-Central, ao longo dos tempos, foi determinando... mas uma coisa é certa, com o Ricardo Rio... enfim, com o devido respeito, será por desgaste temporal e pelo "voto-contra Mesquita Machado", mais do que mérito próprio "voto-pro Ricardo Rio", que poderá - ou não - ganhar a corrida.

    A história das freguesias é uma desculpa esfarrapada.

    ResponderEliminar
  4. Já percebi de outros comentários anteriores que o dito Jam não gosta do Ricardo.
    Mas acho que deve andar distraído ou falar com pouca gente de Braga, porque o que eu ouço é um apoio cada vez mais forte à Coligação ou ao PSD...por causa dele!
    Mas, como sempre se diz, não se ganham eleições, perdem-se eleições, pelo que é possível que o desgaste do Mesquita tenha mais peso que os méritos do Ricardo.
    Acho é que o candidato da Oposição vai catalisar essa viragem em vez de ser um obstáculo ou neutral à mesma...

    ResponderEliminar
  5. Já se sabe desde 1976 que o PS deve as suas sucessivas vitórias em Braga às freguesias rurais devido ao facto de os candidatos do PS não se coibirem de borrar as botas na bosta, ao contrário da "quequice" dos candidatos playboy do PPD que nunca quiseram sair dos gabinetes para conquistar os Presidentes de Junta.
    Acrescente-se ainda que o PPD/PSD, nunca fez nada por Braga. Queimou candidatos sucessivos nunca apostando numa candidatura forte que embora derrotada deveria ir mais do que uma vez a votos.
    Os bracarenses não têm memória curta e lembram-se bem dos governos da maioria AD, Cavaquista e Barrosista/PP que no que toca aos investimentos para o Concelho foi o mesmo que ZERO, pelo simples facto que durante as governações Pêpedistas, Braga era só a Câmara socialista mais importante do país.
    Só por este historial de pendor perdedor dos Pepedês cá do burgo bem merecem nunca ganhar esta Câmara. Não sendo comunista preferia mil vezes que Braga fosse governada pelo PC ou Bloco ou por uma coligação que passasse pelo PS sem este ter a maioria, do que pelos auto intitulados "Salvadores da Bracara Augusta" que mais não são do que uns meninos ricos e mimados que querem brincar à politica e assim ir sorvendo uns trocos da teta do orçamento.

    ResponderEliminar
  6. os números apresentados de forma desmembrada e que desconhecia suscitam mesmo exclamação...

    Estava convencido que o PS não ganhava a Câmara Municipal com o povo rural e que se conhece todo um ao outro, logo mais susceptível ao caciquismo e ao compadrio.O problema é de facto de figurantes. Não sendo PSD, parece-me de facto que Ricardo Rio é muito competente na sua área profissional, mas é muito dificil a um politico vencer na opinião pública sem ter uma fama nacional que suplante Mesquita...Até uma semi-desconhecida figura nacional ganhou há anos a Câmara de Gaia...E o Fernando Seara, se não fosse conhecido do benfiquismo, alguma vez governaria Sintra, terra de trabalhadores e de esquerda? Esse é o problema de Ricardo Rio...Além que Mesquita Machado tem sempre obra para deixar para o próximo mandato...

    ResponderEliminar
  7. O sr.Presidente de Escudeiros é cá um matemático capaz de ofuscar Euclides.

    ResponderEliminar
  8. Só quem não vive na cidade de Braga e se encontra alheado do que se passa na câmara de Braga é que consegue votar no actual presidente da camara. Só assim se explica que ele ainda lá se mantenha. Pois acredito que os cidadãos são honestos embora alguns sejam desinformados...

    ResponderEliminar
  9. Alguém põe dúvidas? Na cidade de Braga só existe uma junta de freguesia conotada com o Mesquita Machado/PS. Até o presidente que oferecia "chouriços Seco" de Maximinos já se afirma independente. Todos sabemos que o "Aposentado" autarca Mesquita machado, a troco de umas piscinas, uns pavilhões para a miudagem jogar à bola, uns arranjos de uns caminhos municipais, levar o autocarro da TUB e a oferta de uns "dinheiritos" dos nossos impostos, é que consegue ganhar eleições. Por isso, a senhora de escudeiros, também ela "a rosinha do meio" fez o comentário próprio de que não é imparcial, isento e talvez apertadinha nas suas necessidades á coleira do seu chefe que já devia ter deixado a cidade e o concelho de Braga para outras gentes com outras capacidades.

    ResponderEliminar
  10. A Sra. Presidente da Junta de Escudeiros deve saber que não são as pessoas da urbe os maiores snobs. Não acredito que o pense até porque no caso dela, mudou-se recentemente de Escudeiros para viver na Cidade. Só não sei se vai actualizar a sua morada eleitoral e se é por isso que ainda repensa a recandidatura a esta rural e simpática Freguesia de Braga.

    ResponderEliminar
  11. Só para lembrar, que a Senhora Presidente da junta de freguesia de Escudeiros, já foi candidata à mesma pelo PSD e que perdeu. Lembrar também, que a Presidente de Escudeiros não vive na cidade de Braga como aqui foi dito, mas na cidade do Porto à mais de 3 anos...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores