Avenida Central

Biblioteca Bloqueia Acesso a Blogues?

| Partilhar


Chegou-me, por e-mail, a informação de que a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, um espaço que muito admiro, está a barrar o acesso aos blogues alojados no domínio blogspot.com. Se não se tratar de um estranhíssimo erro informático, este bloqueio é uma inaceitável forma de censura. Aguarda-se a rápida resolução dos problemas com a reposição da liberdade de acesso informativo.

19 comentários:

  1. CENSURA NUNCA MAIS! 25 de ABRIL SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Acho indecente que não deixem consultar o blog do Município!!!!

    ResponderEliminar
  3. não é só o blogspot. são todos. os blogs são perigosos.

    ResponderEliminar
  4. Nem quero acreditar em tal ousadia.Viva a LIBERDADE

    ResponderEliminar
  5. A ser verdade e a confirmar-se a notícia, e como tal facto não honra o patrono da biblioteca proponha que a mesma se passe a chamar Biblioteca Dr. Oliveira Salazar onde todo o conhecimento é sujeito a exame prévio.

    ResponderEliminar
  6. Através de uma máscara proxy foi possível aceder aos blogs. Logo, não é erro informático. É barramento.
    Aliás, o domínio .net estava acessível, menos o blog do Pedro Guimarães... estranho, no mínimo.

    ResponderEliminar
  7. Provavelmente estava a haver abuso, de alguma forma, através de blogs. Acusar logo de censura é um bocadinho esticado...

    É absolutamente normal, em qualquer rede pública, haver restrições na firewall. Passa-se o mesmo na Uminho, por exemplo.

    ResponderEliminar
  8. Acredito que não haja qualquer teoria da conspiração.

    Tendo em conta algumas experiências profissionais em que houve barramentos, penso que deve ser um par de informáticos maníacos do controlo e dos "logs" a achar que há tráfego a mais nestes sites.
    O preocupante é serem eles a decidir o que podemos ou não ver. Metade dos PC's da BLCS exibem ecrãs cheios de fotos do Hi5, facebook, sites de jogos... O messenger está aberto em todos e permite transferência de ficheiros.
    E se qualquer aplicação dessas fosse barrada, eu compreendia a necessidade (não concordando).A net é disponibilizada para uma utilização regrada.

    Mas continuo a não ver o problema de aceder a blogues. Ou mesmo à página do único fotógrafo português com capa na National Geographic.

    ResponderEliminar
  9. Jam:

    E quem é que define e decide o que é abuso? Diz-me o que é abuso num blog?
    Considerar o barramento por firewalls ,ou outro meio, banal é que não é normal. Já agora "barrem" os Jornais. Em papel e em suporte informático.

    Mas... não há coisas bem piores que poderiam estar barradas e não estão? Então é censura. Por parte de quem, não sei. Começamos a achar banal ter firewalls pra tudo. Sei que há muitas coisas na net que não "deveriam" existir e que as instituições têm de controlar os acessos. MAs por este caminho um dia destes estamos como na China. E se os net providers, como o Sapo e Bragatel decidirem por nós o que podemos ou não ver?
    Na BLCS, na UMinho, ou num local de serviço público não seria melhor controlar o tempo ou a quantidade de informação transaccionada por utente, de forma a todos acedermos?

    Em relação a blogues... Até percebo que muitos estejam cheios de coisa nenhuma. Mas outros são espaço de debate, outros mais literários e há alguns que nos ensinam alguma coisa.
    Eu não percebo na UMinho terem blogues barrados (se bem percebi o que quiseste dizer) e não se queixarem.

    Enfim... cada um tem aquilo que merece. E nós temos patrões, administradores, direcções, etc, que merecemos.

    ResponderEliminar
  10. ivan: estás a partir do princípio que os blogs só servem para "blogar"... ;)

    ResponderEliminar
  11. Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

    ResponderEliminar
  12. Se for um erro, coisa que duvido tem de ser corrigido.

    Se não for fica uma quastão.
    Vivemos num pais democratico certo?

    ResponderEliminar
  13. Esta tudo borracho. Atão os ilumunados não podem cortar o acesso porque.
    Estas tralhas da nete servem por vezes para por o cu ao leu dalguns jumentos, ora o raça dos azimos tem o cuidado de se precaver utilizando os almocreves ou moços de recados, sim porque eles é que percebem destas cousas das maquinas, para fazer cumprir ordens.
    São verdadeiros terinhos que se preocupam em tapar o sol com a peneira como se o pessoal não lhes visse os moncos da censura a escorrer pela penca.
    Infelizmente acabou a santa inquisição, porque uma fogueirinha para estes artolas dava cá um sainete...

    ResponderEliminar
  14. Resposta da BLCS à comunidade:

    Caros utilizadores da BLCS,

    Agradecemos desde já os vossos emails, que mereceram a nossa melhor atenção, pois é graças às sugestões dos nossos utentes que melhor poderemos servir a comunidade.

    Esta biblioteca é um espaço que visa o acesso à informação e ao conhecimento e não é nosso intuito bloquear o acesso a fontes de informação, nomeadamente a blogs.
    Já estivemos a analisar a questão que nos apresentou relativamente à visualização do conteúdo dos blogs, e, nos diferentes blogs analisados, não tivemos dificuldade em aceder aos mesmos, por exemplo: os blogs da “Avenida Central” (http://avenidacentral.blogspot.com/) e “Music-in-box” (http://music-in-a-box.blogspot.com/2007/12/post-extra-msica.html) .

    Para melhor servirmos a comunidade, agradecíamos que nos indicasse qual o(s) blog(ues) em específico(s) ao qual não conseguiu aceder a partir das nossas instalações, para verificarmos se existe, de facto, alguma falha técnica no acesso, que não descuramos que possa, eventualmente, ter sido pontual.


    Aguardamos, caso necessite, novamente o seu contacto, para mais esclarecimentos,

    Cumprimentos,

    Aida Alves
    (Directora da BLCS)

    ResponderEliminar
  15. Até parece que se levantaram falsos testemunhos. Vou-me já cunfessar aos jesuítas (instituiçao que em Braga recebia os malditos uma vez por ano para o confesso). Antes pedia à Sra Dra Directora Presidente que se disponibilize para um campeonato de matraquilhos. Quem ganhar tem razão.

    ResponderEliminar
  16. Até parece que se levantaram falsos testemunhos. Vou-me já cunfessar aos jesuítas (instituiçao que em Braga recebia os malditos uma vez por ano para o confesso). Antes pedia à Sra Dra Directora Presidente que se disponibilize para um campeonato de matraquilhos. Quem ganhar tem razão.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Cara directora Aida Alves,

    Antes de qualquer post surgir quer no meu blogue, quer no Avenida Central, eu expus a situação por e-mail.
    Ainda não obtive qualquer resposta.

    Se foi erro, gostaria de saber porque é que fugindo à firewall com uma proxy, era possível aceder a tudo?

    E como é que um erro bloqueiao pedroguimaraes.NET e não outros domínios .NET? Por acaso a firewall passou a ter vontade própria?

    No mínimo houve erro humano.

    Agora diga-me: vale a pena reenviar o e-mail de ontem em que dizia que TODO o domínio .blogspot estava barrado?






    [peço desculpa Pedro Morgado, pela resposta em blogue]

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores