A capela de Nossa Senhora da Guadalupe fica num sítio privilegiado da cidade de Braga, paredes-meias com a Avenida Central, o Campo Novo e o Campus Camões.O edifício foi benzido pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles a 23 de Março de 1725.
O site do IPPAR diz que se encontra em vias de classificação. A capela está rodeada por árvores, que nos dias de Outono se vestem de um amarelo surpreendente, mas também por um muro e por portões intransponíveis.
Um pouco mais abaixo estão a nascer as “Casas da Guadalupe”, um empreendimento que a ASPA incluiu na lista dos pesadelos da cidade, tendo obtido 33,4% de votos na eleição que decorreu em paralelo com a escolha das sete maravilhas. A Junta de Freguesia de S. Victor refere, no seu roteiro do património, que o local é frequentado por um grupo de reformados, que o utilizam para as suas actividades.
Confesso que quase nunca consegui encontrar o espaço aberto e dinamizado, à excepção das horas de culto e de iniciativas concretas, mas a culpa deve ser minha. Quem mora nas imediações assegura que o recinto está aberto da parte de tarde e que até se junta lá alguma gente.
Numa cidade em que a falta de espaços verdes e aprazíveis é flagrante, não estaremos a deixar subaproveitado este oásis no meio do deserto de betão?
Enviado por Lois Lane
Apesar de estar ao abandono, este local consegue ser mais agradável do que a famosa ciclovia da Variante da Encosta de Lamaçães.
ResponderEliminarNo entanto, a própria ciclovia encontra-se abandonada e vandalizada. Será que os cidadãos de Braga conhecem verdadeiramente a cidade onde vivem?
Se sim, porque será que não usufruem de espaços como este, ou como o Parque Natural do Bom Jesus?
O problema de Guadalupe é que em tempos era uma "sala de xuto". A fama ficou! Agora é preciso dar a conhecer e requalificar o local.
ResponderEliminarCorrecção, é preciso dar a conhecer que já não é uma "sala de xuto".
ResponderEliminarA mim parece-me bem a construção das casas de Guadalupe, tras outra vida à Rua do Sardoal sem ser um monte de betão uma vez que apenas estão a ser construidas 22 habitações. O espaço em questão era um monte de silvas que agora parece estar a ficar um espaço harmonioso.
ResponderEliminar