Depois de ter anunciado as Comemorações do Centenário da Morte de Alberto Sampaio, descobri [via Colina Sagrada] que já existe um blogue com todas as informações relacionadas com o evento. No âmbito das Comemorações Oficiais, a cidade de Braga apenas prestará homenagem ao historiador no dia 18 de Abril, data em que a Biblioteca Pública de Braga inaugura a exposição «Alberto Sampaio no seu tempo» e a Universidade do Minho recebe o colóquio «A Geração de 70: Alberto Sampaio e os “outros”».
Não é por acaso que o Jornal de Notícias coloca a tónica no conjugar de esforços inter-municipais (entre Guimarães e Faalicão) que este Centenário proporcionou. «Para António Magalhães, presidente da autarquia vimaranense, o programa, repartido por Guimarães e Famalicão, é a prova do que pode ser feito fruto das parcerias e quando se deixa para trás eventuais rivalidades concelhias.» A aposta cultural da Câmara de Guimarães e a visão regional defendida por António Magalhães demonstram que o autarca merece liderar a autarquia Capital Europeia da Cultura em 2012. Não é por acaso que Francisco Teixeira escreve no Jornal de Notícias que «Guimarães tem vindo a marcar fortes posições no âmbito das tecnologias e da cultura, através de um crescendo de equipamentos culturais de enorme qualidade infra-estrutural, bem assim como no discurso sobre as maravilhas da inovação tecnológica e da renovação urbana».
No capítulo cultural, Famalicão também tem bons motivos para sorrir. Depois de ter recebido o espólio de Mário Cesariny, a Câmara local anuncia que a sua Biblioteca Municipal vai receber biblioteca pessoal de Eduardo Prado Coelho, um dos maiores pensadores nacionais da segunda metade do século XX.
São as boas notícias da Cultura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarCaro Almerindo Magroto,
ResponderEliminarCusta-me pedir-lhe que reescreva o comentário. Mas num momento em que a ERC ameaça vigiar os blogs, sou obrigado a apagar o seu comentário por conter acusações a terceiros.
Cumprimentos,
Pedro Morgado