Avenida Central

Sé de Braga: Cabido à espera de... Lisboa

| Partilhar
Segundo o Jornal de Notícias, o cabido da Sé de Braga está à espera que o Governo considere de "superior interesse cultural" as obras a relizar na mais emblemática Catedral de Portugal. As obras que o cabido considera urgentes e que incluem "a intervenção na fachada principal, com a consolidação das pedras, a recuperação da capela Baptismal e da Nossa Senhora da Glória, além da salvaguarda dos azulejos da capela de S. Geraldo" não serão financiadas pelo IPPAR, sendo necessário encontrar mecenas para ajudar nos encargos.

Sendo consensual que a intervenção na Sé Catedral de Braga tem "superior interesse cultural", o atraso só pode justificar-se pela excessiva burocratização do sistema ou pela incompetência atroz dos serviços centrais. O nível de centralização reinante é tal que, para considerar o "superior interesse cultural" de uma obra em Braga, são necessários pareceres de dois organismos sediados em Lisboa.

Este caso trouxe-me à memória outras declarações de interesse, levando-me a concluir que, em Portugal, é mais fácil declarar o interesse público de um jogo de futebol do que o interesse cultural de um monumento com quase 900 anos de História... Crónica de um país descartável com prioridades efémeras.

2 comentários:

  1. Superior interesse cultural? Se calhar, antes (aliás, muito antes) de ser um interesse cultural, é um interesse de outras coisas que pouco ou nada têm a ver com cultura...

    Património histórico, religião, turismo vêm logo à cabeça, muito antes de de um interesse cultural em/por si.

    Compreendo absolutamente a demora.

    ResponderEliminar
  2. Deitem abaixo a Sé. O mesquita que chame o rodrigues e névoa e o veloso e faça lá um prédio de escritórios espelhados como aquele lindo do campo da vinha!

    Vamos fazer uma petição para deitar abaixo a sé de braga!!!

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores