Avenida Central

Projectos 7 | Monte do Picoto

| Partilhar
Requalificação do Monte do Picoto - Braga

Requalificação do Monte do Picoto - Braga

© CMB

14 comentários:

  1. Segundo consta, é o projecto do futuro Monte do Picoto.

    ResponderEliminar
  2. mais um centro comercial de droga?

    ResponderEliminar
  3. precisamos de saber o que vai funcionar aí. E eu, claro, de quem é a autoria do projecto.

    ResponderEliminar
  4. Em 1978/79, foi promovido um concurso pela Câmara Municipal para a concepção de um projecto para o Monte do Picoto. Cada arquitecto tinha livre transito para delinear o que melhor se adequaria ao local (função e forma, está claro).

    Alvaro Siza, Alcino Soutinho, Pedro Vieira de Almeida, Eduardo Souto Moura e Fernando Távora.

    Nunca houve vencedor, nunca se levou o projecto nem o concurso mais à frente. Apenas foi publicado em livro, com todos os pormenores de cada estudo.

    Eu tive o privilégio de ter em mãos essa "relíquia".

    [isto é apenas uma informação]

    ResponderEliminar
  5. E esse monte de cimento é suposto servir para que?
    É que essa arvores todas catitas só aparecem no projecto inicial, que no fim de contas, só temos cimento na mesma.

    ResponderEliminar
  6. Claudette Guevara,
    És a autora do projecto e não sabes o seu propósito, ou não podes dizer? Já agora, este teu projecto é uma proposta, ou é o projecto, anunciado pela câmara, a aplicar no monte do Picoto?
    Estas imagens\renders, aparentemente, são de volumetria, já existe o render final?
    Agora dois comentários à empresa: Terminem o website, porque ir a um website em que se clica nos botões e fica na mesma não dá! Parabéns pelo trabalho, adorei as piscinas tropicais de Viana.

    ResponderEliminar
  7. Se bem me lembro, o projecto a que se refere Claudette Guevara consistia num hotel a construir no Monte Picoto em que a única condição imposta era a de incluir uma capela a São Cristóvão, patrono dos motoristas, acho eu. Cinco autores, os citados por Claudette, ganharam o concurso, tendo ficado a decisão da escolha para o(s) investidore(s) e construtores. Estes nunca apareceram: o projecto é demasiado caro para uma cidade que não dá muitas garantias de retorno no que respeita a turismo. Falou-se, nessa altura, na necessidade de abrir um casino na cidade...
    Se for possível, talvez publique no meu blogue ou no Blogminho, uma ou outra imagem dos projectos ganhadores. Só ainda não percebi se este da postagem é outro projecto...

    ResponderEliminar
  8. Qualquer projecto para destruir o m onte picoto está dependente das parcerias publico privadas, mas tanto quanto sei hoje em dia temos quem se preocupe com braga, e quer-me parecer que essa ideia das ppp, não vai ter o melhor dos sucessos.

    ResponderEliminar
  9. Qualquer projecto para destruir o m onte picoto está dependente das parcerias publico privadas, mas tanto quanto sei hoje em dia temos quem se preocupe com braga, e quer-me parecer que essa ideia das ppp, não vai ter o melhor dos sucessos.

    ResponderEliminar
  10. Eu não tenho nada a ver com isto... ainda nem sequer acabei o curso, logo nem posso assinar projectos. Não tenho qualquer tipo de propostas projectuais para nenhum espaço em Braga.

    Please... eu não quero tirar dividendos com as opiniões em blogs.

    ResponderEliminar
  11. Claudette Guevara,
    Desculpa, compreendi que eras a autora do projecto, daí aquelas questões.
    Este projecto estava no website do RSO arquitectura (www.rso.com.pt). Mas o website foi renovado, e agora os links redireccionam para a própria página. Estes arquitectos são também os autores de uma proposta para as piscinas tropicais de Viana do Castelo, e ainda projectaram o hospital privado de Braga em construção em Nogueira.

    ResponderEliminar
  12. Na biblioteca da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa existe um exemplar do livro que a Cláudia mencionou sobre o concurso de 1978/79. Se alguém quiser copias posso fornecer.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores