A democracia deve ser participativa. Ainda hoje será elaborada uma petição a favor do regresso do eléctrico a Braga e lançada uma campanha blogosférica de apoio à iniciativa.
Se por acaso não tiveste a oportunidade de ler o meu comentário ao post anterior cá fica novamente:
A ideia de voltar a ver eléctricos na cidade é formidável. A mim também me parece uma boa solução em termos de mobilidade no centro da cidade e considero que se devem fazer estudos nesse sentido. Acho que o maior problema poderão ser os custos e quem os suportará. Aproveito para aqui deixar uma sugestão a todos os participantes deste blog e principalmente ao seu autor. Caro Pedro já está disponível na página da câmara municipal de Braga um formulário para contribuição de todos no orçamento participativo. Espero que deixem lá as suas sugestões pois esta é oportunidade que todos têm de passar da simples critica à apresentação de propostas concretas. Eu já lá deixei as minhas.
Ou me engano muito, ou o Bracarense de Gema deve ser um dos jovens da JS que foram contratados de propósito para o Gabinete do MM para este projecto e anda com pouco que fazer...
Caro anónimo, infelizmente de jovem já pouco tenho mas, felizmente, ainda possuo capacidade de análise e de crítica, razões que me levaram a sugerir a indicação de soluções a quem as pode realizar. Desconheço se é verdade ou não a inclusão de jovens no Gabinete do MM mas se assim for tenho apenas de aplaudir, afinal de contas o motor da evolução das sociedades são os jovens. Ou não concorda? Mais uma vez realço a importância deste inquérito aos cidadãos Bracarenses, se calhar peca por tardio, mas como diz a sabedoria popular “mais vale tarde do que nunca”.
O eléctrico, transporte do século XX, é apenas útil no centro da cidade, o turismo também será uma boa aposta. Existe também o lado negativo dos fios eléctricos espalhados pelas ruas, a não ser que se aplique o sistema APS (terceira linha eléctrica http://en.wikipedia.org/wiki/Alimentation_par_Sol). A nova geração de tram (eléctricos, metros de superfícies e comboios ligeiros todo num único tipo de veiculo) é o mais indicado para Braga. Faz de eléctrico, metro e comboio (para ligar localidades próximas) todo sem mudar de veiculo, é cómodo, rápido, versátil, elegante e dá sempre um ar à cidade de cosmopolita. As cidades europeias, principalmente as Alemãs e Francesas, estão a utilizar este sistema, até em cidades bem menores que Braga. Afinal estamos à espera de quê?
Força, eu subscrevo. A vinda do eléctrico, certamente que ficará mais barata que o Estádio Axa, e outros disparates que por aí se constroem. Quem paga é o cidadão, mas a utilidade do eléctrico é bem maior que a do mastodonte das pedreiras. Isto não é uma questão e preço, é uma questão de saber gerir. É evidente que a administrção dos transportes municipais (TUB)não se compadece com gestores que mal acabam o curso vão logo para um lugar de topo, como é o caso do filho do Nuno Ribeiro da AGERE. É evidente que enquanto houver um município em que os candidatos a emprego têm que ser todos: Militantes do PS, Sócios do S. C. Braga e assinantes do Correio do Minho, isto não vai longe, nem com jovenzinhos para decorarem o gabinete do MM... Zé Manel
O Eléctrico em Braga, com a velocidade a que se circula nas artérias da cidade, transformada em circuito urbano para correrias, à força de tantos túneis? Não estou a ver muito bem...
Mas, se se está em momento de revivalismo,porque não instalar o americano? Sempre era mais pitoresco e incomensuravelmente mais ecológico (convirá não esquecer que a maior parte da electricidade que consumimos por cá resulta da queima de combustíveis fósseis).
Mas, perfeito, perfeito seria recuperar o comboio fantasma, agora que a Bracalândia vai de malas para Penafiel. Saia um abaixo assinado pelo regresso do comboio fantasma, já, se faz favor.
Esta é uma ideia possível para uma solução de baixo custo e reduzido impacto visual e ambiental, ainda que mais aplicável a um circuito de tipo turístico na zona central da cidade: http://www.parrypeoplemovers.com
O Zé Manel teve mt piada: "(...) é evidente que enquanto houver um município em que os candidatos a emprego têm que ser todos: Militantes do PS, Sócios do S. C. Braga e assinantes do Correio do Minho, isto não vai longe, nem com jovenzinhos para decorarem o gabinete do MM...". Ahahahah!! É um bocado isso, é, infelizmente.
Qt à ideia do eléctrico, enfim, não a julgo prioritária. Cheira-me que é simplesmente moda. Se o Porto tem, se está a recuperar a sua rede de eléctricos, nós tb temos de o fazer? Pq esta tendência para a imitação? São cidades completamente diferentes. A tradição que havia em Braga, os seus trajectos, hoje em dia não me parecem mt viáveis dadas as obras entretanto realizadas.
Na minhã opinião, devia centrar-se a discussão em torno da melhoria da qualidade de vida dos bracarenses. E isso passa por mais e melhores espaços verdes (porque não pensar-se num parque da cidade?); mais espaços de cultura e apoio aos pequenos grupos amadores de teatro por exemplo (em vez dos subsídios principescos à Companhia de Teatro de Braga para esta e o seu director nos prendarem com duas ou três peças por ano de duvidosa qualidade); mais segurança nas redes rodoviárias que cruzam a cidade, o que implicaria, entre outras medidas, a introdução de radares na variante que liga o Carrefour ao Feira Nova; nesta área tb é necessária melhor sinalética (quem não for de cá tem que rezar para não se estampar enqt tenta perceber as indicações); portagens mais baratas (tudo um roubo: para o Porto, para Guimarães, para Esposende...é só para os ricos!); menos construção, e outras coisas.
Umas a CMB pode fazer, por outras pode interceder, naqueloutras pressionar para acontecer. Haja vontade de mudar!
1. Estou em crer que o eléctrico aumenta a qualidade de vida dos bracarenses. 2. Não me parece que o eléctrico seja caro o suficiente para desmotivar o investimento. 3. Tudo o que propos poderá ser feito em paralelo com o eléctrico. Aliás, já deveria ter sido feito.
Mas o MM prometeu 2 comboios fantasmas que é como quem diz 2 parques de diversões e ainda mais diversão para o monte do Picoto. E o MM é como a Irmã Lúcia, quando promete, cumpre...
Se por acaso não tiveste a oportunidade de ler o meu comentário ao post anterior cá fica novamente:
ResponderEliminarA ideia de voltar a ver eléctricos na cidade é formidável. A mim também me parece uma boa solução em termos de mobilidade no centro da cidade e considero que se devem fazer estudos nesse sentido. Acho que o maior problema poderão ser os custos e quem os suportará. Aproveito para aqui deixar uma sugestão a todos os participantes deste blog e principalmente ao seu autor. Caro Pedro já está disponível na página da câmara municipal de Braga um formulário para contribuição de todos no orçamento participativo. Espero que deixem lá as suas sugestões pois esta é oportunidade que todos têm de passar da simples critica à apresentação de propostas concretas. Eu já lá deixei as minhas.
considera assinado!
ResponderEliminarLi o seu comentário e já preenchi o formulário da Câmara de Braga.
ResponderEliminarAtenciosamente,
Pedro Morgado.
Ou me engano muito, ou o Bracarense de Gema deve ser um dos jovens da JS que foram contratados de propósito para o Gabinete do MM para este projecto e anda com pouco que fazer...
ResponderEliminarVou já preencher o inquérito!
Bracarense de Clara
Caro anónimo, infelizmente de jovem já pouco tenho mas, felizmente, ainda possuo capacidade de análise e de crítica, razões que me levaram a sugerir a indicação de soluções a quem as pode realizar.
ResponderEliminarDesconheço se é verdade ou não a inclusão de jovens no Gabinete do MM mas se assim for tenho apenas de aplaudir, afinal de contas o motor da evolução das sociedades são os jovens. Ou não concorda?
Mais uma vez realço a importância deste inquérito aos cidadãos Bracarenses, se calhar peca por tardio, mas como diz a sabedoria popular “mais vale tarde do que nunca”.
Força, façam de Braga uma cidade mais aprazível e o local de todos os bracarenses.
ResponderEliminarCumprimentos.
O eléctrico, transporte do século XX, é apenas útil no centro da cidade, o turismo também será uma boa aposta. Existe também o lado negativo dos fios eléctricos espalhados pelas ruas, a não ser que se aplique o sistema APS (terceira linha eléctrica http://en.wikipedia.org/wiki/Alimentation_par_Sol).
ResponderEliminarA nova geração de tram (eléctricos, metros de superfícies e comboios ligeiros todo num único tipo de veiculo) é o mais indicado para Braga. Faz de eléctrico, metro e comboio (para ligar localidades próximas) todo sem mudar de veiculo, é cómodo, rápido, versátil, elegante e dá sempre um ar à cidade de cosmopolita. As cidades europeias, principalmente as Alemãs e Francesas, estão a utilizar este sistema, até em cidades bem menores que Braga.
Afinal estamos à espera de quê?
Força, eu subscrevo.
ResponderEliminarA vinda do eléctrico, certamente que ficará mais barata que o Estádio Axa, e outros disparates que por aí se constroem. Quem paga é o cidadão, mas a utilidade do eléctrico é bem maior que a do mastodonte das pedreiras.
Isto não é uma questão e preço, é uma questão de saber gerir. É evidente que a administrção dos transportes municipais (TUB)não se compadece com gestores que mal acabam o curso vão logo para um lugar de topo, como é o caso do filho do Nuno Ribeiro da AGERE.
É evidente que enquanto houver um município em que os candidatos a emprego têm que ser todos: Militantes do PS, Sócios do S. C. Braga e assinantes do Correio do Minho, isto não vai longe, nem com jovenzinhos para decorarem o gabinete do MM...
Zé Manel
O Eléctrico em Braga, com a velocidade a que se circula nas artérias da cidade, transformada em circuito urbano para correrias, à força de tantos túneis? Não estou a ver muito bem...
ResponderEliminarMas, se se está em momento de revivalismo,porque não instalar o americano? Sempre era mais pitoresco e incomensuravelmente mais ecológico (convirá não esquecer que a maior parte da electricidade que consumimos por cá resulta da queima de combustíveis fósseis).
Mas, perfeito, perfeito seria recuperar o comboio fantasma, agora que a Bracalândia vai de malas para Penafiel. Saia um abaixo assinado pelo regresso do comboio fantasma, já, se faz favor.
Esta é uma ideia possível para uma solução de baixo custo e reduzido impacto visual e ambiental, ainda que mais aplicável a um circuito de tipo turístico na zona central da cidade:
ResponderEliminarhttp://www.parrypeoplemovers.com
AINDA A POLEMICA DAS FARC.
ResponderEliminarComo sou leigo em quase tudo, também na política sou um nabo.
Pergunto: mas afinal, então, o comunismo não morreu?
Para ver que morreu "colar" e "postar", por ordem, cada uma das linhas do link, no Endereço:
http://www.netdisaster.com/go.php?
mode=vomit&url=http://
avenidacentral.blogspot.com/
Um abraço do Adolfo Dias
O Zé Manel teve mt piada: "(...) é evidente que enquanto houver um município em que os candidatos a emprego têm que ser todos: Militantes do PS, Sócios do S. C. Braga e assinantes do Correio do Minho, isto não vai longe, nem com jovenzinhos para decorarem o gabinete do MM...". Ahahahah!! É um bocado isso, é, infelizmente.
ResponderEliminarQt à ideia do eléctrico, enfim, não a julgo prioritária. Cheira-me que é simplesmente moda. Se o Porto tem, se está a recuperar a sua rede de eléctricos, nós tb temos de o fazer? Pq esta tendência para a imitação? São cidades completamente diferentes. A tradição que havia em Braga, os seus trajectos, hoje em dia não me parecem mt viáveis dadas as obras entretanto realizadas.
Na minhã opinião, devia centrar-se a discussão em torno da melhoria da qualidade de vida dos bracarenses.
E isso passa por mais e melhores espaços verdes (porque não pensar-se num parque da cidade?); mais espaços de cultura e apoio aos pequenos grupos amadores de teatro por exemplo (em vez dos subsídios principescos à Companhia de Teatro de Braga para esta e o seu director nos prendarem com duas ou três peças por ano de duvidosa qualidade); mais segurança nas redes rodoviárias que cruzam a cidade, o que implicaria, entre outras medidas, a introdução de radares na variante que liga o Carrefour ao Feira Nova; nesta área tb é necessária melhor sinalética (quem não for de cá tem que rezar para não se estampar enqt tenta perceber as indicações); portagens mais baratas (tudo um roubo: para o Porto, para Guimarães, para Esposende...é só para os ricos!); menos construção, e outras coisas.
Umas a CMB pode fazer, por outras pode interceder, naqueloutras pressionar para acontecer. Haja vontade de mudar!
E por aqui me fico, que é tudo de graça. :)
Cumprimentos,
GS
Caro GS,
ResponderEliminar1. Estou em crer que o eléctrico aumenta a qualidade de vida dos bracarenses.
2. Não me parece que o eléctrico seja caro o suficiente para desmotivar o investimento.
3. Tudo o que propos poderá ser feito em paralelo com o eléctrico. Aliás, já deveria ter sido feito.
Cumprimentos,
PM
Caro alter ego,
ResponderEliminarMas o MM prometeu 2 comboios fantasmas que é como quem diz 2 parques de diversões e ainda mais diversão para o monte do Picoto. E o MM é como a Irmã Lúcia, quando promete, cumpre...
Oremos.