Braga Descrita é o nome de um site lançado recentemente na rede e que reúne a «transcrição de pequenos extractos de textos antigos e pitorescos sobre a região do Minho e particularmente sobre a cidade de Braga». São textos dos séculos XVIII e XIX, recolhidos no Google Book Search. Merece uma longa e pausada visita.
De Guimarães para o Mundo faz-se, diariamente, o Pedra Formosa. O blog é pertença da Sociedade Martins Sarmento e, entre outras coisas, vai elencando as efemérides das terras de Guimarães, contando histórias que, não raras vezes, se constituem como mosaicos importantes da História do Minho e também de Portugal. A Sociedade Martins Sarmento tem desenvolvido um trabalho exemplar e é uma excelente incubadora de ideias, iniciativas e projectos para o enorme desafio de 2012. Acompanhando com atenção o trabalho de António Amaro das Neves, Presidente da Sociedade, depressa se percebe que seria uma excelente aposta para liderar a Capital Europeia da Cultura. Ou será que, como de costume e ao bom estilo provinciano português, vamos ter que levar com um lisboeta convicto e minhoto de conveniência?
Professor Amaro das Neves (tive a fortuna de ser seu aluno na UM em guimarães) é uma excelênte pessoa e um óptimo profissional.
ResponderEliminarBoa ideia Pedro.
Voto pelo nome e pela luta da afirmação da qualidade do Norte.
O oportunismo de Freitas, certamente que não o deixará perder esta ocasião. Está sempre a meio do tabuleiro e deverá receber esse mesmo presente. Cá do Berço o que espero é que, é que Diogo Freitas do Amaral se mantenha distante do cargo.
ResponderEliminarA ideia de A. A. das Neves agrada-me e juntaria a esse nome, José de Guimarães, o artista plástica vimaranense.
Pena é que esse senhor não deva estar muito interessado nesse cargo... E José de Guimarães é um nome muitíssimo improvável, por alimentar, há anos, divergências com a Câmara Rosa da cidade. O Diogo Freitas do Amaral até que nem seria mau de todo, se se fizesse rodear de capazes, como o citado Mestre Amaro das Neves.
ResponderEliminarMas, pelo caminho que as coisas vão tomando, a equipa deve ser, mais ou menos, a mesma que fez o Porto 2001... Pelo menos, a (ir)responsável pelas Finanças mantém-se...