Avenida Central

Educação Sexual e Escola Neutra

| Partilhar
"A educação sexual nas escolas é muito difícil de fazer. Porquê? Porque não há valores. Educar sem valores não é possível. Uma escola neutra nunca educará ninguém. Não há possibilidade de haver uma escola neutra. E o Estado ainda tem a veleidade de pensar que há uma escola neutra. A escola tem que ter valores. Só se pode educar com valores. E por isso os pais é que sabem os valores que querem transmitir aos seus filhos."

A inexistência de uma escola neutra não pode constituir-se como obstáculo à implementação de programas efectivos de educação sexual nas escolas portuguesas. Não existe nada mais absurdo que deixar aos pais a tarefa de transmitir os valores "que lhes aprouver" aos filhos.
Imaginemos o que seria deixar a educação de uma criança nas mãos de pais racistas, fascistas, xenófobos, contrários à liberdade religiosa, intolerantes, favoráveis ao abuso do tabaco e insensíveis à protecção do meio ambiente. Uma catástrofe, por certo.
Quando aceitamos sem reservas que a escola, que não é neutra, inculque nas novas gerações os valores da democracia, da tolerância, da inclusão, do respeito pela diferença, da protecção do ambiente e da adopção de estilos de vida saudáveis porque havemos de silenciá-la no que respeita à educação sexual?

4 comentários:

  1. Nem mais. Só não vê quem é cego.

    ResponderEliminar
  2. "Não existe nada mais absurdo que deixar aos pais a tarefa de transmitir os valores "que lhes aprouver" aos filhos."


    Como???!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro rps,
    A frase tem um contexto. E quero dizer que não faz sentido abandonar os pais nessa tarefa.

    ResponderEliminar
  4. O que seria de nós se deixassemos aos pais incutir valores nos filhos... Seríamos um bando de animais!

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores