Avenida Central

Do Casamento Civil

| Partilhar
Kiss-In (37) - 17May08, Paris (France)
© Philippe Leroyer

A Assembleia da República vai discutir no próximo dia 10 de Outubro um projecto de lei do Bloco de Esquerda que visa permitir o acesso de todos os cidadãos ao casamento, independetemente da sua orientação sexual. Além do Bloco de Esquerda e d'Os Verdes, também a JSD e a JS manifestaram a sua concordância com o diploma.

Contudo, a proposta do Bloco de Esquerda será castrada pela disciplina de voto imposta pela direcção do Partido Socialista. José Sócrates parece querer subjugar os princípios e valores em que diz acreditar e que supostamente o distinguiriam de Manuela Ferreira Leite à mera estratégia política, adiando e sacrificando os direitos de milhares de cidadãos.

Infelizmente, a homofobia continua por aí e esta oposição do PS ao projecto lei faz temer que os socialistas alinhem pela mesma bitola de alguns membros do PSDpoderia haver uma absoluta igualdade de direitos mas não se adoptar o mesmo nome, ser uma união civil»), o que configuraria uma inaceitável manutenção da discriminação no acesso dos homossexuais ao casamento civil.

5 comentários:

  1. Sinceramente, sou aberto e simpatizo com os propósitos liberalizantes ( nos costumes e na moral)do Bloco, mas não estou preparado para casamentos gay!Invente-se uma qualquer "junção a dois" para efeitos fiscais ou outros, mas casamento é entre homem e mulher...
    Se duas pessoas do mesmo sexo querem viver juntas e usufruir das vantagens que o casamento confere, sei lá, para compra de casa , para beneficios fiscais, etc., crie-se um novo conceito , mas não se lhe chame casamento...
    E eu até sou um gajo aberto quanto baste, mas não me violentem...
    Mas o burro sou eu , é? (Scolari)

    ResponderEliminar
  2. Nunca esperei que o tempo desse razão ao Santana Lopes quando queria discutir as grandes questões civilizacionais.

    ResponderEliminar
  3. Mas as pessoas casam-se só para comprar casa ou obter benefícios fiscais??
    Que visão romântica do casamento...
    Os casais homossexuais casam-se (ou pretendem casar-se) porque (pelo menos até o divorcio os separe) querem assumir um compromisso para o resto da vida e partilhar tudo como qualquer outro casal!!
    Ou bem que casam... Ou bem que não casam... Nestas coisas o meio termo não faz sentido!!!

    ResponderEliminar
  4. «Sinceramente, sou aberto e simpatizo com os propósitos liberalizantes ( nos costumes e na moral)do Bloco, mas não estou preparado para casamentos gay!Invente-se uma qualquer "junção a dois" para efeitos fiscais ou outros, mas casamento é entre homem e mulher...»

    Serve 'kasamento'? E 'cazamento'?

    ResponderEliminar
  5. " mas não estou preparado para casamentos gay!"

    Ninguém o obriga a casar-se...portanto se calhar não tem que se preocupar em estar preparado.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores