Avenida Central

A lei é para todos?

| Partilhar
«O diácono Ilídio Mesquita garantiu à Lusa que nas celebrações religiosas do dia 11 de Fevereiro vai dizer aos fiéis "Eu voto Não e aconselho, peço, imploro aos cristãos que estão aqui para fazerem o mesmo". E isto mesmo sujeitando-se "a ser penalizado pela CNE", disse, referindo-se à proibição legal de no dia de um acto eleitoral ser feita campanha.»


Diácono agenda comício para o dia do referendo. A este propósito ler também o editorial de hoje do Jornal de Notícias.

7 comentários:

  1. Trata-se de um crime muito grave. Aparentemente, o conceito de Democracia não chegou à Igreja. Antes será, ela própria, um atentado ao Divino, ao querer permitir que as suas ovelhas tresmalhadas tomem as suas próprias decisões.

    Os beatos e restantes defensores do Não continuam a querer afastar as pessoas da verdadeira questão neste referendo, ao transformá-lo numa questão de moralidade quando, na verdade se trata apenas de querer, ou não, que quem faça um aborto seja preso. A questão é simples. Não está relacionada com o que se pensa da IVG, apenas com o facto de se achar se se deve condenar alguém pelo que outros consideram moral ou imoral.

    Crimes contra a moral vigente não constituem conceitos compatíveis com a Democracia.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou contra... devo ser a unica pessoa na blogosfera a defender esta decisão. E não é uma questão religiosa porque não sou católica (nem outra), só acho que o aborto tem de ser necessariamente o último recurso. E nem Porugal nem os Portugueses têm informação e acção compatível com isto.
    tenho um post sobre este tema, mas na verdade já nem sei quando o escrevi... foi a propósito do Prós e Contras da altura, em que foi lá o Prof Miguel Oliveira da Silva, conheces?

    ResponderEliminar
  3. É legítimo que o faça. E impõe-se que, caso constitua uma infracção da lei, pague o que a lei prevê. Acharia exactamente o mesmo se o comício fosse pelo "sim".

    Entretanto, permito-me comentar o comment de Harpad. Diz-nos ele que "aparentemente, o conceito de Democracia não chegou à Igreja".

    Não é "aparentemente". Não chegou mesmo, porque seria uma imbecilidade que chegasse. Alguém imagina eleições para Papa? e quem votava? Os que se dizem católicos?... Ou então votavasse nomeações de Bispos? Ou votavamos a colocação do padre Zé Guedes para a paróquia da Gafanha?...

    ResponderEliminar
  4. "votava-se" em vez de "votavasse".

    ResponderEliminar
  5. O problema é que, ao que parece, a Lei prevê que num Templo se possa fazer o que se quer. Mesmo ao arrepio do que deve ser o jogo democrático.
    Conclusão: há que mudar também essa lei.

    ResponderEliminar
  6. O problema é que, ao que parece, a Lei prevê que num Templo se possa fazer o que se quer. Mesmo ao arrepio do que deve ser o jogo democrático.
    Conclusão: há que mudar também essa lei.

    Pedro Morgado, que propões? Censura prévia? Um pelotão de funcionários do Estado para controlar as intervenções eclesiais?...
    Pasmo!

    ResponderEliminar
  7. Neste caso parece-me que o mais adequado será a Igreja acatar o pedido da CNE e abster-se de fazer campanha no dia do referendo.

    Quando falo em mudar a Lei refiro-me a precaver situações futuras.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores