Avenida Central

Realismo e Humildade

| Partilhar
Jogadores do Braga festejam golo contra Benfica

A vitória de ontem abre um novo capítulo na história da época. Depois de uma primeira fase em que o Braga foi visto como uma equipa forte e combativa, as boas exibições do Benfica, coroadas com goleadas expressivas, secundarizaram o clube minhoto. No jogo de ontem, o Braga renasce para o mediatismo, tendo agora que carregar a liderança com responsabilidade adicional.

Mas afinal o que é este Braga tem que nunca teve? Serenidade. Resistir à pressão da imprensa e dos comentadores, jogando sem medo e com muita serenidade foi o grande mérito de Domingos Paciência, um treinador que tem demonstrado humildade e, sobretudo, grande civilidade. O jogo foi intenso e disputado com muita agressividade e demasiados nervos à flor da pele.

A bomba soberba de Hugo Viana coroou uma entrada fabulosa do Sporting de Braga e, ao contrário do que escreve a má imprensa, não há golo anulado porque o árbitro pára o jogo ainda antes do remate de Luisão e, além do mais, Jorge Sousa acertou porque há falta de Cardozo sobre Leone. Já perto do fim do jogo, Paulo César, com um remate oportuno e certeiro, desferiu o golpe final nos intentos dos benfiquistas.

Importa salientar que neste jogo houve um tira-teimas nas bancadas: mesmo contra o melhor Benfica dos últimos trinta anos e contrariando a onda benfiquista que varre o país, os milhares e milhares de bracarenses e braguistas estiveram em maioria, envergando as cores do seu único clube e contrariando um mito que a má imprensa gosta de fazer sobreviver. Depois de ontem, só por má fé se pode continuar a dizer que esta cidade está dividida. A este propósito, refira-se uma tarja em que podia ler-se que «A Freguesia de Benfica apoia o S.C. Braga», num recado irónico para a imprensa parcial. Viva Braga!

94 comentários:

  1. Serenidade durante o jogo? O senhor deve estar a brincar pois serenidade não foi o que se viu naquele campo, nem na tribuna presidencial onde se assistiu a um comportamento antidesportivo e de falta de respeito por parte do vosso presidente.

    Quanto aos adeptos, de certeza que o senhor não estava na bancado poente, caso contrário teria visto um piso superior completamente cheio de benfiquistas. E acho que aquando do lance mal anulado que originaria golo do luisão deu para perceber que os milhares de benfiquistas no estádio estavam ali a apoiar o benfica. Os adeptos do braga limitaram-se as bancadas inferiores.

    Parabéns pela vitória pois mereceram-na, mas não posso deixar de dizer que o comportamento dos jogadores do braga no fim da primeira parte é vergonhoso, assim como é ridículo os festejos de campeão à oitava jornada. Dá-me vontade de rir.

    ResponderEliminar
  2. Que digas que o Braga até mereceu ganhar o jogo, tudo bem. Que digas que o Braga se está a aguentar bem e com todo o mérito lá em cima, tudo bem também.

    Agora, dizer que aquele golo é mal anulado é brincar (E tretas do árbitro ter apitado antes são apenas isso, tretas. A bola ia lá para dentro e mais nada). É tão falta do Cardozo no lance como do Leone que o está a marcar. Btw, há uma mão dentro da área do Braga na segunda parte. Do Evaldo, salvo erro. Pequenos pormenores que podia ter mudado o jogo.

    De qualquer forma, como disse em cima, o Braga está a merecer o que tem. Que siga o campeonato. As contas fazem-se no fim.

    ResponderEliminar
  3. O Braga jogou muito bem, teve a sorte do jogo e teve um árbitro que na dúvida beneficiou o SC Braga.

    O golo anulado é fundamental no decorrer da partida, numa altura em que o Benfica estava nitidamente em crescendo na partida, alterava por si o rumo do jogo.
    Os braços no corpo do adversário foi praticado por ambos os jogadores, nenhum chega à bola nem tira partido disso, quando o árbitro decide é sempre fácil encontrar algo nestes lances...

    Depois ao intervalo o Cardozo é agredido pelo Mossoró e pelo Nei, nenhum foi expulso.
    O Di Maria devia ter visto o cartão amarelo por ter pontapeado a bola.
    http://www.youtube.com/watch?v=8abzkkp7t-s
    Este lance demonstra que não havia serenidade de ambas as partes, "culpa" também pela importância do jogo e pressão da imprensa ao redor do jogo, e a motivação/raiva era maior no Braga, como se verificou pelo explosivo banco e com vários titulares a correrem em direcção ao túnel até o Eduardo...

    Posteriormente terá reagido o Cardozo, espero que não tenha sido expulso pelo que se vê nas imagens.
    Como é óbvio a estrutura do Benfica que se baseia num avançado que é uma referência para as transições ofensivas e no ataque, saiu muito mais prejudicada do que a do Braga.

    Logo no inicio da segunda parte João Pereira tinha que ver o cartão amarelo, cortou jogada de perigo nítida e sem qualquer intenção de jogar a bola, à semelhança de Coentrão tinha que ver amarelo, seria o segundo, mas ficou em campo.

    Existe também o centro de Maxi Pereira, a bola vai ao braço do Evaldo que está a mais de 5 metros de distância, tem o braço ao lado do corpo e não junto ao corpo, nada tenta fazer para o retirar, lance de duvida dentro da área.

    Posteriormente a todos os lances decididos em favor do Braga, Saviola podia também ter sido expulso, depois de simular a falta para penalti, tem aquele lance com o Paulo César, onde devia ter visto o segundo amarelo.

    O Benfica e o Braga fizeram ambos um excelente jogo, o golo inicial a qualidade do Braga, alguma sorte e algumas decisões, acabaram por resultar nos 2-0 e numa fase de olés.
    Não percebo o porquê dos banhos de humildade, até porque do lado do Benfica, jogadores, treinadores, nunca vi diminuírem a qualidade do Braga.
    O Braga fez por merecer a vitória, é novamente líder isolado com muito mérito e alguma sorte, vamos observar os próximos jogos e se o Braga mantiver este ritmo de vitórias, esperemos para observar se não há alguém "oculto" que "retire o tapete que estendeu".

    Depois abomino a ideia que Braga não pode ser do Benfica, Porto ou Sporting, com um universo pequeno de implantação o Braga não poderá ter em épocas sucessivas equipas de sucesso nem ser uma referencia europeia, os mesmos que se dispersam pelos vários clubes da "terra" são normalmente os que depois vão admirar equipas como o Barcelona o Real Madrid, o Man UTD, etc... que têm adeptos fora do próprio país e têm regiões tão ou mais populosas que Portugal a apoia-los.

    Portugal não tem espaço para tantos clubes que pretendem ser de top Europeu, o ideal seria 1 ou 2, 3 já são demais, quanto mais se dispersar menos futebol de nível internacional teremos.
    O grande e os clubes da terra são o melhor modelo para um país tão pequeno e "menos rico".

    Na razão de pensamento expressa aqui no blog, cada um acabava a apoiar apenas o clube da freguesia ou da rua.

    O Benfica é nacional e já foi muito bom para Portugal, ainda hoje gera grandes receitas aos diversos clubes, e este Benfica das goleadas e do mérito que aqui tanto se combate, é o mesmo que "encheu" vários estádios, Guimarães, Leiria, Paços, Monsanto, Braga, ... beneficiando o futebol português.

    Em Braga há cada vez mais adeptos só do Braga, do Braga que simpatizam com o Porto, e mais adeptos só do Porto. Mas o Benfica continua a ter muitos adeptos e simpatizantes.

    P.S. Gostava de consultar o estudo feito pela UM (Sociologia), está disponível online?

    ResponderEliminar
  4. este anónimo, deve ter duas palas...se esteve ontem no estádio,realmente, as bancadas inferiores estavam cheias de braguistas. Já a poente superior, estava cheia de clareiras e quanto à nascente superior, tinha muitos benfiquistas, mas também muitos braguistas, até por naquela bancada existirem muitas cadeiras anuais. O comportamento dos jogadores do Braga ao intervalo é tão vergonhoso quanto o que se passou na Luz com o Nacional. Já os festejos no final é apenas de grito, perante uma bazófia de quem cá vinha passear e golear. Só digo mais uma coisa...EMBRULHA, e como disse o Maradona....

    ResponderEliminar
  5. hilariante.

    o braga ganhou e bem.
    o pedro morgado a falar de lances polémicos tem uma tendência nada estranha... é conforme lhe dá jeito.
    se aquilo é falta do cardozo, já houve outros 50 penalties não marcados a favor do benfica esta época sobre sobre o cardozo.
    como aqui alguém "advinhou" que o joão pereira ia ser expulso, só não o foi porque o árbitro teve medo. um falta que só podia ser cartão amarelo e ficou-se pela falta. logo no incio da segnda parte. ou vai dizer que não?
    o lance do di maria é penalty, ja que ele chuta a bola e sofre falta logo de seguia quando podia ir à recarga da bola.

    mas como viram quase todos os intervenientes do benfica não se desculparam com isso e merecidamente deram os parabéns ao braga, coisa que vocês nunca são capazes.

    as buzinadelas no final do jogo são o reflexo da grandeza do benfica.

    os gestos do vosso presidente algo completamente vergonhoso para alguém com aquele estatuto. ridiculo.

    parabens ao braga, porque apesar de tudo merece o lugar em que vai.

    r.

    ResponderEliminar
  6. o pedro moragado não foi ao estádio de certeza para ver a quantidade de bracarense e benfiquista...

    ResponderEliminar
  7. Uuii, uuii a Azia!!!
    Iam golear e levaram olééés pra casa.
    Só mesmo a cegueira aviária diz que não existe(m) falta(s) sobre o jogador do BRAGA.
    Comportamento dos jogadores do Braga?!!! Mais cegueira aviária!!! A confusão é provocada pelo artista do costume, o Di Maricas, que cospe virado para os jogadores do Braga e chuta a bola em direcção destes...

    Ah, e vontade de rir dá-me ao pensar na quantidade de galináceos que foram com a cabeça inchada chorar para casa.

    Abriu-se um nova Era: Braaaaaaaaaga!!!

    ResponderEliminar
  8. Bom jogo de ambas as equipas. Espanta-me, já que falaste tanto do Jorge Sousa antes da partida, não fazeres um juizo global à prestação do árbitro.
    Com tanto choradinho quem acabou por ser beneficiado foi o Sp. Braga: expulsão poupada ao J Pereira e os lances duvidosos em que decidiu sempre a favor da turma da casa, assim de repente lembro-me da mão do Evaldo (?) dentro da grande área.

    ResponderEliminar
  9. HUMILDADE????

    Uma equipa que à 8ª jornada se aclama no fim do jogo de campeões e se houvem buzinas por toda a cidade é tudo menos humilde.

    Esperem por ir à Luz!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo 13:18. Se os benfiquistas podem cantar campeões, e exibir olés, à 6ª,7ª,8ª jornada, sendo segundos, porque razão não o podem fazer os adeptos do Sporting Clube de Braga? Apesar de ter dito que a vitória assentou bem ao enorme, existem aí resquícios de mau perder.
    O Braga está a fazer o seu campeonato, jogo a jogo, tudo o resto é treta. Os adeptos sabem que podem perder já no próximo jogo, em Guimarães, mas duma coisa têm a certeza, é que a equipa irá dar o seu máximo para vencer.
    Ontem o SCB fez um excelente jogo, com muita personalidade e garra. A primeira parte foi excelente, de parte a parte, com alto ritmo competitivo, na segunda as expulsões acabaram com certos automatismos das equipas e acabou por não ser tão bem jogada. Para as desconfianças do Pedro Morgado, o Jorge Sousa provou ser o melhor árbitro português, com pulso e firmeza nas decisões. Errou em alguns lances para ambos os lados, creio que se aceita a decisão do lance anulado ao Benfica, como o contrário também não escandalizaria, são lances comuns de acontecer dentro da área, que todas as equipas cometem acabando por não ser sancionadas.
    O Braga mereceu vencer, pela atitude de não se deixar subjugar, como tem vindo a acontecer com os restantes adversários com quem o Benfica jogou. Encarou o jogo de face erguida e continua a fazer a nossa gente sonhar.
    P.S.: Apraz-me pessoalmente ver vitorianos elogiar o SCB, deixando de lado a cegueira clubista. Pela relação que tenho com a cidade de Guimarães, espero que eles subam na tabela. O futebol português precisa de equipas fortes. Boa sorte, para este fim-de-semana…para o outro, que o melhor seja o Braga e já agora que “conquiste a vitória”.
    João Rodrigues

    ResponderEliminar
  11. Ao menos enterra-se o choradinho que o Braga foi/é/vai ser prejudicado. Que houve/há/vai haver o dedo do Benfica. Etc.
    No lance em que a bola entra na baliza do Braga, só mesmo o wishful thinking da 'malta' toda vislumbra uma falta num lance do mais normal que existe.
    Mas não foi por aí que o Benfica perdeu.

    Perdeu porque não conseguiu superar a defesa do Braga, que neutralizou o ataque do Benfica e compensou as nódoas do Sr. Eduardo (medo, muito medo... selecção, ui ui).

    Antes isto que perder com um clube vintém qualquer.

    O campeonato acaba no fim.
    No ano passado, até poderiamos pensar 'acabou'. Neste ano, resta-nos pensar 'ainda está a começar'.

    ResponderEliminar
  12. Limitavam-se às bancadas inferiores?? Deve ser para rir Senhor Anónimo. Mesmo que se limitassem às inferiores (de onde foram agredidos com cadeiras, tochas, cigarros e cuspidelas pelos animais da parte de cima) já eram muitos mais que os das bancadas de cima que pelo menos do lado poente nem estava cheia, havendo algumas clareiras!

    ResponderEliminar
  13. Sou Vitoriano de corpo e alma e quero aqui reconhecer o mérito do SCB merece por estar no lugar que ocupa. OS do SLB já andavam com a cabeça na lua a pensar que agora ia tudo levar um saco cheio... finalmente aterraram e lembrem-se que no jogo em Guimarães ganharam com uma incrível sorte.
    No entanto no próximo jogo é tudo diferente, um dérby é sempre especial e claro que espero que o meu Vitória saia vencedor. Que seja um bom jogo.

    ResponderEliminar
  14. Lá estão os a????????? com dor de cotovelo.

    Ora, foi o Domingos que provocou os desacatos no Benfica Nacional não é verdade?
    É pá, amanhã lá vão vocês para o trabalho a dizer eu também sou um bocadinho do Braga… Estes portugueses e a sua falta de identidade...

    ResponderEliminar
  15. Vitória justíssima e dá gosto ver a azia dos benfiquistas (custa cair na realidade...)

    ResponderEliminar
  16. O Braga ganhou com mérito!!! Eu que sou natural de Braga,discordo quando diz que a maior parte dos Brancarenses, não são Benfiquistas... então não teve que travar as lutas que eu tive na sala de aulas do meu tempo no D.Maria II,o Tarroso é testemunha disso,fomos colegas de turma nos idos anos 90....

    ResponderEliminar
  17. Sobre a arbitragem de Jorge Sousa:
    «Arbitragem de elevado grau de dificuldade, com nota muito positiva, mercê de decisões normalmente correctas, mesmo as mais difíceis. Boa condução das operações.» [Record]

    «Jorge Sousa fez jus ao reconhimento que lhe é tributado, mostrando-se atento e concentrado nos 90 minutos. Cometendo, como é natural, um ou outro lapso, não suficientes para macular o seu desempenho.» [Jorge Coroado, árbitro]

    «Foi um jogo que teve alguns momentos complicados, mas o árbitro conseguiu segurá-lo. Não é uma ou outra falta que o ensobram. Foi pena algumas escaramuças que se verificaram ao intervalo.» [Rosa Santos, árbitro]

    «Jorge Sousa não esteve ao seu melhor nível. Nomeadamente no aspecto disciplinar, no entanto num jogo difícil de arbitrar não esteve em lances com influência no resultado.» [António Rola, árbitro]

    «Aos 27 minutos, Cardozo puxou a camisola a Leone que ainda suportou nas costas a mão de Luisão. Terá sido a primeira falta que Jorge Sousa detectou, apitando de imediato e antes de a bola entrar na baliza» [António Magalhães, treinador]

    ResponderEliminar
  18. Anabela,

    Na minha turma do D. Maria II, a maioria não era do Benfica e havia mais bracarenses que benfiquistas...

    ResponderEliminar
  19. Luisão, Jorge Jesus e Aimar justificaram a derrota com um golo que não é golo! Sinceramente. Que mau perder.

    ResponderEliminar
  20. "_disse"
    Falta de identidade porquê?

    Benfica, Porto e Sporting são as referências Portuguesas a nível europeu, é utópico pensar que dispersando os Portugueses pelos clubes do concelho ou freguesia podemos continuar a ter clubes que representem Portugal, por forma a rivalizarem com Man Utd, Barcelona, Real Madrid.

    Mesmo actualmente é evidente a falta de base de apoio, que permita aos clubes Portugueses permanecerem no Top 20.
    Depois temos e teremos cada vez mais portugueses que simpatizam com os "grandes" europeus, em vez de apoiarem um grande europeu Português.

    Sim Benfiquista que apoia e simpatiza com o Braga, esse é um modelo correcto, e uma boa forma de estar no futebol.
    O Braga tem dimensão suficiente para continuar a receber o melhor futebol nacional e ao mesmo tempo Portugal tem clubes com dimensão financeira para estarem no top 50 da Europa.

    Portugal não tem espaço para mais do que 2 ou 3 clubes de dimensão para o top 50 da Europa.
    O Braga para poder ter essa dimensão teria que convergir todo o Minho e ter adeptos no país, isso é muito pouco provável.
    Se fundissem o Gil Vicente, Braga, Guimarães, etc, num clube Minho, ai sim podíamos pensar num clube de dimensão suficiente, para representar Portugal a nível Europeu, em épocas sucessivas.

    Como isso é utópico actualmente, eu fico feliz pelo Braga crescer e poder somar títulos, mas o Benfica é Português e os Portugueses que apoiam um clube nacional, não devem ser "excluídos/insultados" por "pseudo-decretos" de cariz bairrista.

    ResponderEliminar
  21. Caro Carlos Santos,

    Você vive noutro mundo.

    ResponderEliminar
  22. Grande vitória do Braga e justa sobretudo. Eu espero que agora nos respeitem na comunicação social que estão todos vendidos ao Benfica.

    ResponderEliminar
  23. Aviso- As Rennies e genéricos esgotaram em Braga e arrebaldes.Os benfiquistas compraram.-nas todas devido á epidemia da azia que grassa no seu seio.

    ResponderEliminar
  24. Tanta conversa
    cito o Hugo
    expulsão poupada ao J Pereira e os lances duvidosos em que decidiu sempre a favor da turma da casa, assim de repente lembro-me da mão do Evaldo (?) dentro da grande área.
    E agora digo:
    Expulsão poupada aos 2 minutos de jogo a um jogador do benfica por manifesta tesourada???

    ResponderEliminar
  25. Uma verdadeira paranóia que leio nos blogues dos lampiões!!!!!!!

    Foi tudo encenado para expulsar o Cardozo! Tudo. Até o di Maria que cuspiu e chutou a bola em direcção ao Domingos estava feito para expulsar o Cardozo! Que vergonha.

    Sobre o comportamento das claques das galinhas espero que tenham uma punição bem exemplar senão que fiquem no galinheiro deles. Lançaram tochas que atingiram crianças... Já assassinaram uma pessoa no Jamor e ontem queriam fazer igual. Que mau perder!

    Sobre o facto de entupirem os blogs e sites dos lampiões com insultos ao Braga isso só nos engrandece. Não queremos ser amiguinhos nem de Benfica, nem de Porto nem de Sporting. Cada um qeu cuide dos seus interesses que nós cuidamos dos nossos.

    ResponderEliminar
  26. Caro Pedro Morgado, agradeço que passe a explicar o seu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  27. Pedro, quando vemos um jogo juntos??

    Tens a SERENIDADE, e era mesmo esta a palavra que queria usar, necessária para estas coisas.
    Já eu, estou muito desiludido comigo. Descobri que afinal sou tão mau e egoísta como qualquer benfiquista e portista que adoram ver espuma na boca dos outros.

    ResponderEliminar
  28. Mário,
    Tiraste-me as palavras da boca. Eu fiquei com uma euforia quando acabou o jogo que só me apetecia gritar... Os benfiquistas andaram cheios de peito e de gola a semana toda a f....-me o juízo que íam golear e tal e coisa. No fim do jogo só me apetecia gritar "chu.... seus lampiões"

    Depois de andarem aqui a xingar o juízo no blog também pensei que íamos ter aqui uma show, mas acho bem que não andemos a enbandeirar em arco como eles. É preciso ser humildes e ter SERENIDADE. Ontem ganhou o melhor!

    ResponderEliminar
  29. Para a semana o clube da câmara de braga começa a descer na liga.
    O primeiro milho é para os pardais e árbitros daqueles não aparecem em todos os jogos.
    O leixões também ia ser campeão.
    Depois foi o que se viu.
    Candidato à nona jornada?
    É para rir.
    Vontade para ganhar aos grandes não falta mas o pior é o resto.
    O roubo foi vergonhoso e o cardozo foi expulso porque é o melhor marcador da liga.
    A jogada foi anulada mas dava golo e o morgado já defendeu estas teses por aqui.
    Mas a favor dele claro.
    No final vão lutar com o nacional pelo 5º lugar.
    Gozem esta semana porque não dura sempre.

    ResponderEliminar
  30. Caro Carlos Santos,

    Quem ler o seu comentário sobre o Benfica percebe. Aliás é incongruente com tudo o que tem escrito sobre o Minho e sobre as NUTs. Ser a favor de Braga e do Minho é coisa bem distinta de ser anti-Porto.

    Quanto ao facto de não haver espaço para mais grandes clubes, veja o exemplo espanhol, inglês, holandês, alemão, francês e por aí em diante.

    ResponderEliminar
  31. O que mais me diverte são comentários como os do último anónimo (16.29).

    Tome Rennie ou Kompensan que isso ajuda! Esta alegria de ver o clube das goleadas ser vergado já ninguém me tira!!!!! Embrulha!

    ResponderEliminar
  32. Então vermelho para o Cardozo... e os outros...

    http://www.youtube.com/watch?v=yMV8Op0UcVM&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  33. Pedro, Espanha, Inglaterra, Holanda, Alemanha e França. Não, não estou a concordar com o Carlos, mas não se pode comparar o incomparável.

    ResponderEliminar
  34. Caro Pedro Morgado,

    as apreciações dos diversos jornais à arbitragem de Jorge Sousa valem o que valem. Poe exemplo o António Rola diz que o Joao Pereira devia ter sido expulso mas no final afirma que o árbitro não teve influência no resultado. De rir.

    O Coroado diz que o lance não é para amarelo. Pela intensidade da falta ate poderia n ser, mas como corta um lance perigoso, obviamente que é lance para cartão.

    ResponderEliminar
  35. O Minho temos que lutar para que exista. A CCDR-N que elabora os PROT-N centraliza no Porto, aliás basta ler os relatórios, por exemplo o do Turismo e verificar que Braga aparece 2 vezes escrita e Porto 36 vezes. Para se verificar o que acontecerá a este Norte, se os "pesos políticos" se mantiverem tal como estão e se a regionalização avançar tal como está. Como é o Porto politico o risco do Minho numa futura região e não a Lisboa centralizadora, pode-lhe parecer sentimento anti-Porto.

    Quanto ao futebol...
    Muito resumidamente
    Habitantes
    Alemanha 82M
    França 65M
    Itália 60,2M
    Espanha 46,6M
    Holanda 16,6M
    Portugal 10,7M

    PIB
    Alemanha 3.673.105M
    França 2.866.951M
    Reino Unido 2.680.000M
    Itália 2.313.893M
    Espanha 1.601.964M
    Holanda 876.970M
    Portugal 244.640M

    Receitas clubes da Primeira Divisão
    País: Média Por Clube (Total das receitas)
    Inglaterra: 122,5M€ (2450M€)
    Espanha: 72,4M€ (1448M€)
    Itália: 70,8M€ (1415M€)
    França: 49,8M€ (995M€)
    Holanda: 22,6M€(406M€)
    Escócia: 21,8M€ (262M€)
    Portugal actual: 15,1M€ (242M€)

    Parece-me evidente porque é que uns podem ter mais do que 3 clubes, e porque é que outros devem centralizar mais.
    Portugal deve centralizar, evidente.

    Aliás regiões como a Bavária (Alemanha), Catalunha, Madrid, têm populações, dimensões territoriais e poder económico idêntico ou superior a Portugal, e tendem a concentrar os adeptos em 1 ou 2 clubes principais.

    Podemos ter vários clubes, teremos é cada vez menos clubes financeiramente de topo europeu, mas como Portugal é pequeno, o sucesso do Porto vai continuar a conquistar adeptos de Norte a Sul. Assim como sucessos do Benfica conquistarão se acontecerem no futuro tal como aconteceram no passado e conquistaram.

    Eu prefiro o actual modelo, um grande nacional e o clube da "terra", o Braga a continuar assim continuará a crescer.
    O Benfica sem sucessos continuará a enfraquecer, mas não se alegrem com isso porque quem perde é Portugal, porque a nível nacional sobem uns e descem outros, mas a nível europeu, Portugal continua a perder a referencia que foi o Benfica. Restando a referencia Porto, que mesmo assim é desprezada quando chega a fases avançadas da Liga dos Campeões e é tratado como outsider.

    Aos apenas Braguistas deixo a pergunta, que grande clube europeu apreciam?

    ResponderEliminar
  36. "os milhares e milhares de bracarenses e braguistas estiveram em maioria, envergando as cores do seu único clube e contrariando um mito que a má imprensa gosta de fazer sobreviver"


    Há dados oficiais que justifiquem o que acabaste de dizer em relação à maioria e ao facto de os mesmos terem um único clube?

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  37. Desculpa lá Pedro, mas o golo é claramente mal anulado e se tivesse acontecido ao contrário era exactamente isso que estarias a dizer. Na televisão, foi necessária uma hora para perceber o que árbitro marcou... e continuou-se a não ver falta nenhuma.

    E sobre a afirmação de que árbitro não teve influência no resultado... Bem, por exemplo, é tão simulação para amarelo a do Saviola como é a do Meyong, só para te dar um exemplo da discrepância de critérios. Outro exemplo foi o festival de amarelos da primeira parte e a amostragem de apenas uma amarelo na segunda.

    Mas, do pouco que se vê na televisão, percebe-se facilmente que o árbitro pouco ou nada viu do que se passou ao intervalo e que vai haver uma chuva de sumaríssimos. Já para não falar noutros episódios disso merecedores... como as agressões do Alan no final.

    E estas omissões foram tão inequívocas na televisão, que falar de uma arbitragem positiva e de controlo sob o jogo é um exercício de comédia, como os que citas.

    É natural que não tenhas tido noção de muito do que se passou lá no estádio, mas já há muito tempo que não via nada assim no futebol português. E, sinceramente, ontem vi Arsenal, Chelsea, Barcelona, Real Madrid e Man Utd e o impacto que o árbitro teve neste jogo não tem paralelo. Nem com os outros jogos somados.

    Como te disse na semana passada quando o Braga foi prejudicado... para que haja moral e legitimidade para criticar nessas alturas, convém fazer, no mínimo, uma nota de rodapé quando se é beneficiado.

    Independentemente do golo anulado, o Braga teve o mérito da vitória. Lutou, não perdeu a noção do posicionamento, lutou até contra a idiotice do Domingos ao demorar tanto tempo a repor um avançado. Mas, recuando às palavras do Salvador na semana passada, sobre arbitragem e assédio a jogadores do Braga, verificamos que foram bem sucedidas, condicionando efectivamente o árbitro. Mérito para o Salvador.

    É por estas e por outros que já de há alguns anos para cá me venho desligando do futebol português... concentrando mais no Futebol. Por muito prazer que alguns retirem de uma vitória (especialmente) assim, contra o Benfica, foi um mau espetáculo para quem gosta de Futebol, como eu.

    ResponderEliminar
  38. Os dados são tão oficiais como os que se verificam em todos os outros estádios, incluindo Luz, Dragão, Alvalade, Afonso Henriques, Restelo e por aí em diante. Há coisas que se sentem. A maioria dos presentes no estádio era do Braga e só do Braga.

    ResponderEliminar
  39. Essa é a resposta que espero de todos, mas como é óbvio temos que estar na Liga dos Campeões, e na Liga Europa até às fases avançadas, para que o nosso futebol exporte para o exterior.

    Para que Portugal venda jogos e obtenha receitas que não se limitem ao mercado Português, e com a dispersão de adeptos por vários clubes,com uma 1ª Liga de 16 clubes em vez de 10 clubes, teremos cada vez menos isso. Muitos jogos sem qualquer interesse para o mercado exterior, em vez de termos 5 jogos bons por semana e mais jogos por época com potencial de exportação.

    Vê-se no dia a dia cada vez mais admiradores dos grandes clubes europeus que têm os grandes jogadores mundiais, e Portugal e os clubes portugueses cada vez mais num papel secundário.

    Se não apareces, desapareces.
    E o futebol Português cada vez está a aparecer menos, nas fases finais das competições europeias, com algumas excepções como as recentes conquistas do Porto.

    Mas são formas de ver o futebol que não deixa de ser um negócio além da paixão que move em cada um de nós.

    ResponderEliminar
  40. Jorge, desculpa mas o golo nem sequer é anulado porque o jogo já está parado quando o Luisão remata. Não é por tu teres dito o que toda a gente viu na semana passada que eu agora tenho que dizer o que só os benfiquistas viram. Os jornais, mesmo os de Lisboa, são claros ao afirmar que há falta de Cardozo sobre Leone e foi isso que eu vi nas imagens.

    Quanto às agressões lamento-as. Espero que o Ney e o Di Maria sejam castigados tal como o Leone o Cardozo (se bem que tanto quanto percebi o Leone está inocente - quem devia ter sido expulso era o Ney). Quanto ao Alan, já vi aqueles toques na face não serem punidos a jogadores do Benfica. É um gesto que devia ter sido evitado mas penso que ele não tinha maldade apesar da reacção intempestiva do Ramirez.

    Se estiveste no estádio também devias falar do comportamento lamentável e indigno de alguns adeptos do Benfica que arremessaram tochas e cadeiras contra adeptos do Braga e do próprio Benfica.

    Por muito que os benfiquistas queiram passar essa imagem e ao contrário do que sucedeu em Leiria, ontem o Jorge Sousa não teve qualquer influência no resultado.

    ResponderEliminar
  41. Carlos, Essa teoria é tão ridícula que, se a aplicássemos a outras sectores, significaria que os portugueses deviam passar a ir só ao Continente para termos uma cadeia de hipermercados capaz de competir externamente. E deviam ser todos clientes da TMN... E só deviam beber Super Bock... E só deviam beber SpurCola... e por aí em diante.

    Nestas coisas do futebol, cada apoia quem quiser. Uma coisa é certa: não há melhor embaixador de Braga e do Minho do que o Sporting de Braga. O resto é conversa fiada.

    ResponderEliminar
  42. Primeiro para o Carlos Santos... A "Bavária" chama-se, em português, "Baviera".
    Quanto ao Jogo, só me apetece cantar
    "Ninguém para o Benfica..." LOL
    E já agora, sim, no estádio os adeptos do Braga estavam em maioria!

    ResponderEliminar
  43. Pedro Morgado, então no lance em que o golo é bem anulado a Luisão, fica por marcar um penalti de Leone sobre Cardozo, que o empurra com o braço direito e acaba com o cotovelo ao nível do pescoço.

    O segundo cartão amarelo a João Pereira e a agressão de Mossoró a Cardozo, não foi apenas o Ney...

    ResponderEliminar
  44. Exactamente, cada um apoia quem quiser, e no passado o Benfica foi o melhor embaixador de Portugal, no presente tem sido o Porto, o Guimarães e o Braga têm sido os melhores embaixadores do Minho internamente mas muito raramente "extravasam" além de Portugal.

    Cada um apoia quem quer e não é por "pseudo-decretos", nem por apenas os Braguistas serem os Bracarenses (Portugueses) com identidade... o sucesso vai fazer com que o Braga cresça e ultrapasse a implantação municipal, assim como o insussesso continuará a fazer decrescer o Benfica.

    Mas não julguem que existe o bem e o mal, como tentam fazer passar alguns.

    Eu prefiro a bem de Portugal o actual sistema, e acho que quanto maior dispersão menos futebol de qualidade internacional teremos oportunidade de ver em Portugal.

    ResponderEliminar
  45. Do que se consegue ver na TV:

    - O Di Maria não fez "nada".
    - Chutou a bola? Pareceu-me que um miúdo de 5 anos chutava a bola com mais força...
    - Cuspiu? Nada se vê. É uma alegação.
    - O que se vê a seguir na TV? O Di Maria a andar serenamente, ignorando quem o perseguia...

    De facto o Domingos diz que começou com o Di Maria... Mas não se percebe. Se se passou mais alguma coisa, não se vê (ou não se viu nas imagens que mostraram durante o jogo). Mas quando me referi ao pouco que se vê, nem estava a falar de Cardozo, Ney e Leone, pois isso está englobado no que não se vê, de todo... Nas imagens são perceptíveis mais agressões. Dir-te-ía nomes, se os tivesse reconhecido imediatamente nas repetições... Mas de um não tenho dúvidas: Eduardo.

    Em relação ao golo, a jogada é tão rápida, que nem os jogadores do Braga nem os do Benfica se sentiram constrangidos com o apito (que dizes ter sido anterior) na abordagem ao lance. Mas aquilo não é falta. Alguns "árbitros" do Jogo até descem ao absurdo de dizer que houve empurrão do Luisão... para tentarem justificar a decisão do árbitro.

    A única afirmação que interessa retirar de todos os comentários que para lá fazem é esta: «Mas quantos lances acontecem idênticos a este e não são sancionados?»

    Tanto é que se sindicares da mesma forma todos os outros cantos e livres, vais encontrar, com este critério algo absurdo, inúmeras faltas. Aliás, nem é preciso ir tão longe. Que arranjem imagens da mesma jogada mas de outros grupinhos de jogadores, que lá se arranja falta igual. Que arranjem imagens de uns segundos antes, que talvez no mesmo grupo de jogadores encontras outras faltas. Aquele critério não existe em lado nenhum do mundo.

    Em todo o caso, deixo uma nota em relação ao "Tribunal do Jogo": fazem uma selecção bastante questionável de lances polémicos. Quer benfiquistas quer bragistas encontravam, facilmente, mais lances. Tão questionável... que nem incluem o intervalo. Vale o que vale... Pouco ou nada.

    ResponderEliminar
  46. Eu acho que os galináceos têm razão de queixa da arbitragem... afinal de contas esta semana não houve o penaltizinho da praxe... o saviário bem tentou, mas deve ter faltado às aulas de teatro durante a semana...

    Tenho tanta pena deles quando se queixam das arbitragens... tadinhos!!!

    BRAAAAAAAGA!!!

    ResponderEliminar
  47. Parabéns pela vitória. Sinceramente espero que não vendam qualquer jogador em Janeiro e mantenham a estrutura da equipa, que poderá incomodar os 3 grandes. Quanto ao lance mais polémico, verifiquem que começa numa falta duvidosa, para não escrever inexistente.

    ResponderEliminar
  48. Vitória justa do Braga, sem o minimo de contestação!
    A arbitragem teve casos? è habitual, mas se formos ver jogada a jogada ficamos o dia todo e no fim concluimos que o arbitro esteve a grande nível... O João Pereira podia ser expulso pela falta? Podia... mas o Di Maria devia ter sido expulso ao intervalo e já nem havia a falta nem a confusão do túnel... já nem havia discussão! O David Luis fez falta igual praí aos 90min também não viu amarelo(seria 2ª) e o Luisão fez falta dura já nos olés e também não levou.
    No suposto golo anulado, o arbitro marcou o que viu e fez questão de o dizer logo aos jogadores do slb como se vê nas imagens, a sport tv é que demorou horas a mostrar segundo dizem porque fui ao AXA.Na jogada até o próprio Luisão faz carga sobre Evaldo como se vê no jornal o Record penso eu, claramente com o Braço em cima do Evaldo... mas estas são discussões que não levam a lado nenhum, por nunca são concensuais, há sempre dúvidas.
    Carlos Santos, das duas uma ou conhece muito pouco futebol, ou anda muito a leste, Portugal só pode ter 3equipas? Mas Porquê? Vá saber de onde são equipas de 1ºliga por essa europa fora e veja que há aquipas que têm estádios maiores que a cidade de onde são... Braga e Guimarães só por exemplo, cidades com perto de 200mil habitantes não têm capacidade para serem grandes equipas? Com grande apoio das suas cidades! Com 20% dos seus habitantes adeptos do seu clube já teriam capacidade para ter equipas de outro nível,que lutariam por outros objectivos claramente, como vem acontecendo cada vez mais com o Braga, isso só não acontece pela mentalidades como a sua... vivem das vitórias e do passado!

    ResponderEliminar
  49. azia é fdd...sim havia benfiquistas,(quando cá vem o maritimo também estao maritimistas na bancada nem que sejam meia dúzia) mas não são de Braga e muito menos Bracarenses....no fim foi vê-los a olhar para o chão e a voltar pa Vila Verde e Famalicão....lol

    ResponderEliminar
  50. Eu falo de equipas Top 50 Europeu, que nos trazem o futebol internacional e que projectam a imagem do futebol Português para o mercado externo.

    Como é óbvio financeiramente Braga e Guimarães estão muito longe, de terem essa base, e desportivamente existem excepções, mas normalmente não terão condições.

    Além de a Europa ser por norma mais rica, também todos os clubes TOP 50 nas receitas apresentam receitas muito superiores ao Braga e ao Guimarães, e no TOP 5 até muito superiores a Porto, Benfica e Sporting juntos.

    SC Braga com o sucesso continuará a crescer, mas a base de apoio para ser suficientemente grande terá que extravasar o município, e logo nos municípios vizinhos existem muitas equipas que farão resistência, como clubes da "terra", o Gil Vicente, Guimarães, Aves, Moreirense, etc...

    A passagem do Porto a clube de implementação nacional teve repercussões óbvias em vários clubes do Grande Porto, com perda de importância destes Boavista, Leixões, Salgueiros, e a perda de muitos adeptos e simpatizantes por parte do Benfica e Sporting.

    Nós temos um X de população e de PIB, e não pensem que quando cresce um o outro não decresce.

    Num sistema de clubes locais com maior implementação vamos perder clubes de dimensão europeia, nem o PIB nem a população estica.

    Por isso eu prefiro que se simpatize com o clube local e com um clube português com dimensão para rivalizar e projectar o nome de Portugal entre os grandes europeus, mundiais.
    Como tal 3 clubes dessa dimensão em Portugal é na minha opinião um excesso e isso está patente pelos maus desempenhos europeus, e incapacidade de reter os melhores jogadores. Com excepções pontuais.

    Esta é a minha opinião sobre os "pseudo-decretos" de bracarenses de primeira e de segunda, por serem de outros clubes.

    Quanto mais fortes os clubes de cariz local (freguesia, municipio, distrito), mais desaparece Portugal em termos europeus (mais fracos os de cariz nacional). Teremos muitos clubes com dimensão para discutirem o acesso às pré-eliminatórias só que quase todos vão perde-las.

    P.S. Caro Paf se for necessário coloco aqui a tabela do TOP 50, 100, 500 das várias vertentes, receitas, bases de apoio, etc.. Que demonstram o tal desconhecimento.

    ResponderEliminar
  51. de rir. como eu gostaria de ver a reacção do Pedro Morgado se os lances mais duvidosos fossem ao contrário. mas lá está, cada um puxa a brasa à sua sardinha. as suas análises a este jogo e ao jogo com o maritimo são de rir.

    parabens ao braga

    ResponderEliminar
  52. António Pedro Ribeiro1 de novembro de 2009 às 20:06

    Pedro,
    Também consigo seleccionar os relatos da má exibição do árbitro. A Bola dá 3 ao árbitro e aponta o golo mal invalidado e a dualidade de critérios como justificações. Para além disso destaco-te a mão do Hugo Viana. Porque não falas?
    E se pedem vermelho ao Cardozo aos 2 minutos, porque não pedem vermelho ao Rodriguez no lance sobre o Saviola. Pior... nesse o árbitro marcou... Lançamento! Vergonhoso.
    Depois vemos também Ney a agredir Cardozo no acesso ao túnel e Mossoró (que estava a jogar) a tentar fazer o mesmo sobre Ramires. Não sei o que se passou lá dentro, mas só pelo que se vê, já há dois jogadores que merecem expulsão.
    Depois relembro-te também mão de Leone logo aos 9 minutos. Na sequência Ramires quase empatava.
    E os lances com Di Maria? Primeiro o argentino domina fora de campo, mas depois é literalmente ceifado. Não há pénalti? Compensa-se o erro com outro erro?
    E o 2º amarelo para o João Pereira? Não existe porquê?
    Deixem de ser facciosos. Depois de Marítimo, Belenenses e Sportin, foi a vez do Benfica. Mas vocês só falam do lance em Rio Ave. Abram os olhos.
    Eram menos 12 pontos... estavam em 7º lugar.

    António Pedro Ribeiro

    ResponderEliminar
  53. Os outros dizem-se grandes mas nós somos ENORMES S.C.B.
    Se podíamos ganhar sem olés podíamos mas não era a mesma coisa

    ResponderEliminar
  54. António Pedro Ribeiro,
    Os benfiquistas têm tão mau perder que nem olham para o ríduculo do que escrevem. Menos 12 pontos??? Isso é uma piada daquelas que ninguém acredita a não ser que esteja com um melão enorme por achar que íam ganhar por 6 e acabaram a perder por 2. Mas que visão tão parcial. Cruzes.

    ResponderEliminar
  55. toques no aimar são mergulhos para a piscina e não deviam ser marcados, toques no leone dão para anular golos e são bem anulados. toques nas costas do di maria no ano passado também não era suficiente para ser marcado o penalty, mas agora...
    vá-se lá perceber estes braguistas.

    ResponderEliminar
  56. O excesso de acidez no aparelho digestivo afecta a zona do cérebro responsável pelo discernimento.

    ResponderEliminar
  57. Atenção que não existe nenhum golo mal anulado.
    Não vou opinar se era falta ou não, mas a verdade é que essa falta foi apitada antes do Luisão marcar golo. Portanto, como é óbvio, não existe nenhum golo mal anulado.

    ResponderEliminar
  58. «E o futebol Português cada vez está a aparecer menos, nas fases finais das competições europeias, com algumas excepções como as recentes conquistas do Porto»

    Errado. Portugal nunca apareceu tanto como nas duas últimas décadas e nunca esteve tão bem classificado nos rankings uefa tanto de clubes (onde o FC Porto é 16º) como de selecções (10º). paradigmaticamente estas duas últimas décadas são as de maior diversidade de sempre embora ainda limitada. Pelo menos já não é apenas o clube oficial do centralismo e o de alvalade a quem estava destinado o papel de composto do ramalhete.

    ResponderEliminar
  59. "Uma coisa é certa: não há melhor embaixador [de Braga e] do Minho do que o Sporting de Braga.

    Esta é a parte do Realismo?

    O resto é conversa fiada."

    ..e esta é a da Humildade, correcto?

    ResponderEliminar
  60. Sobre o que vocês estão a dizer sobre o futebol na Europa:

    O Braga tem equipa para Europa. Teve o ano pasado e já teve nos anos anteriores. Faz um jogão contra o Milão e já o fez contra o Bayern. Desfez o Portsmouth, ganha bem contra o S. Liege. Lutam duro conta Wolfsborg (perdem 3-2). Para terminar a época na Europa perdem olhos a olhos contra o PSG.

    O que quero dizer, há futebol de alto nível na Europa fora de champions. O Braga ( sim uma equipa regional, e muito bem) esta a fazer a sua carreira. E a 4ª equipa junto ao Nacional (otra equipa regional) que estão a fazer boas épocas, época após época.

    Portugal esta a fazer boas exibições na Europa. Nesta década teve três equipas em finais (Porto 2 scp 1). Já passou da fase de grupos varias vezes na champions, quer fcp, quer slb, quer o scp. Parabéns a todos. Não vejo essa qualidade em França (e creio que este ano será differente) o na Alemanha.

    Esses países tem boa qualidade. Mas também não fazem muitos resultados na Europa. Eles tem boa qualidade de continuação, por isso que são 4º e 5o classificados no ranking UEFA.

    Ponto fraco de Portugal tem sido inabilidade dos quintos e sextos da classificação saíram dos qualifiers para a taça UEFA. Os 3g e o Braga tem feito as suas partes. Embora scp e slb falharem dois anos seguidos na taça UEFA. Acontece.

    Há qualidade. Da valor as equipas. As equipas regionais vão ganhando forcas. (Braga Nacional) e com alguma sorte o v. Guimarães consegue compor se ( tem adeptos que vivem para a equipa, e tem tudo para entrar na luta)

    Se os 3g continuarem fortes na Europa como fazem este ano, vamos conseguir mais alegrias para o povo portuges. Eu sou adepto do SC Braga, mas eu apoio todas as equipas portugesas na Europa.

    Como adepto do Braga não me importo fazer o precurso europeu na Europa league. Sabendo que temos equipa para lutar contra quem quer que seja. As provas estão vistas. Ano após ano com continuidade também devemos um dia dar alegrias ao povo Portugês. Fizemos o ano pasado como campeoes da inter totto. (uma taça inferior, mas sempre e taça).

    Enfim. Meus pensamentos, optimistas sim, mas acho que são mais perto da realidade. Vejo as vossas opiniões um pouco pessimistas.

    ResponderEliminar
  61. Viva o Porto e ..........mais nada

    ResponderEliminar
  62. Toda a gente pergunta de onde vem o dinheiro do Benfica, mas ninguém pergunta de onde vem o dinheiro do Braga...

    Se calhar vem daqueles lados que ainda no outro dia elegeram...

    Merecem-se todos.

    ResponderEliminar
  63. Carlos Santos:

    Vá lá por umas florzinhas na campa do Salazar.

    ResponderEliminar
  64. A EDP cortou a electricidade. A luz apagou-se.Lá se foram os lampiões,não servem para nada.Mais uns tempos á luz da candeia .Nem Jesus os salva.

    ResponderEliminar
  65. O Braga ganhou bem? Dizem que sim...

    Jogou melhor? Jogou sim...

    Estavam mais bracarenses que benfiquistas? Estavam sim...

    Se estavam a torcer pelo Braga? Acho que não!!!

    Conheço SÓCIOS do Braga que são adeptos ferrenhos dos outros TRÊS!

    É a realidade e não vale a pena desmentir.

    ResponderEliminar
  66. Os mesmos que nos acusaram de nos anteciparmos andam agora por aí a apitar e a celebrar a conquista do campeonato.

    ResponderEliminar
  67. Para o Carlos
    "Eu falo de equipas TOP 50 Europeu, que nos trazem o futebol internacional e que projectam a imagem do futebol português para o mercado externo...."
    Meu caro aconselho a ver o Ranking de clubes IFFHS e veja em que lugar está o seu benfica. Por essa ordem de ideias só o F.C.Porto é que projecta a imagem do futebol portugues para o mercado externo, porque esse está em 28º.

    Viva o BRAGA!!!!

    ResponderEliminar
  68. Saber se os adeptos do Braga são exclusivamente do Braga ou não é uma discussão bizantina...

    ResponderEliminar
  69. Não se preocupe com a imprensa. Com um FCP em dificuldades, o Braga é a salvação do sistema. Basta ver a forma efusiva como o Paciência festejou os golos de ontem e basta ver como não os festejou contra o Porto. O Braga jogou bem mas teve a ajuda preciosa do Sr. de Preto. Uma arbitragem de mestre. Arrumar com o Cardozo sem que se possa dizer que foi um gamanço, é de génio. Enfim, um habilidoso. E quero ver quantos golos como o do Luisão vou ser anulados em Portugal. Olho de lince do Sr. de Preto.

    ResponderEliminar
  70. Estes comentários são preciosidades... não fossem os Gatos Fedorentos benfiquistas e ainda pegavam em alguns para umas sátiras!

    Tão mau perder... começou no estádio e ao intervalo... cadeiras voadoras e indiferença policial.

    Nem os "vandalos" dos Super Dragões... saíram calados e resignados à inferioridade nesse jogo... nem a JuveLeo e sportinguistas na vitória madrugadora do Braga ainda em Agosto... enfim, só estes marmanjos é que não conseguem dizer: houve em campo uma equipa melhor... é por isso que não ganham mais... falta-vos humildade e respeito pelos adversários! Aprendam isso e terão sucesso!

    ResponderEliminar
  71. e quanto às apitadelas... não se sintam importantes... tb apitamos contra o Setubal, Porto e Académica... cá valorizamos cada vitória como se significasse o campeonato...

    ResponderEliminar
  72. vá lá Pedro Morgado, diga algo sobre isto como tão bem sabe dizer sobre o Benfica...

    http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000213-0000-0000-0000-000000000213&contentid=C572D175-1B32-48BF-A752-D89F152C5B29

    ResponderEliminar
  73. incrivel, carreguei por acaso nos comentários.. mas que azia anda por aqui, então o senhor carlos santos tem quase matéria suficiente para escrever um livro sobre o jogo...
    quem foi ao estádio sabe que ganhou a melhor equipa em campo, foi um show de bola a uma das equipas mais mediáticas de sempre do benfica, foi um jogo em que fez desaparecer o mito que em Braga é mais Benfiquistas do que Bracarenses, e quem disser o contrário está a ser incoerente e acima de tudo foi um jogo em que mostra-mos estar ao nível de qualquer um grande de Portugal, a única diferença são os orçamentos, porque se me disserem que o Braga joga menos futebol do que qualquer um deles, então posso afirmar que vocês nao veem futebol, apenas leem o que os jornais dizem. é o que acontece com a maior parte das pessoas. Nem vêm os jogos, nem ao estádio vão... "Força Mágico Braga, dá um gosto á tua gente, ver-te lá na frente, la la la la la la..."

    ResponderEliminar
  74. Caro Pedro Morgado concordo consigo quando diz que a vitória é justa, afinal o Braga marcou 2 e o Benfica nenhum, concordo quando digo que o jogo foi intenso e que na generalidade Jorge Sousa esteve bem num jogo muito dificil de apitar.
    Essa treta do golo nao ser anulado, nao passa disso, uma treta, nao foi um fora-de-jogo em que o jogador se isola e poderá ou nao marcar golo, a verdade é que a bola foi la para dentro. Eu acho que o árbitro esteve bem em marcar falta, há um puxão de cardozo, é certo que por essa optica havia faltas e penaltys em todos os cantos, mas isso não é desculpa, as regras dizem que nao se pode agarrar, cardozo agarrou, logo esteve bem o árbitro.
    Só acho que pecou em não expulsar João Pereira, mas adiante.
    Resumindo, Jorge Sousa em nada beneficiou o Benfica como veio para aqui vossa excelência chorar antes do jogo, que o arbitro era do sistema, blá, blá, blá.. Acabou por estar bem, logo quem esteve mal foi o Pedro Morgado antes do tempo.
    Em relação a Braga ter mais benfiquistas ou Braguistas, acho a discussão parva, a cidade de Braga tem sem dúvida alguma mais Braguistas que Befiquistas ou portistas. O que acontece é que no passado como o estádio do Braga era um estádio seguro e sem grandes confusões as pessoas da zona ao redor de Braga (vila Verde, Amares, aldeias de Braga) aproveitavam para ir ver o Benfica a Braga, e com isto se criou um mito.
    Julgo que já li um estudo qualquer da Universidade do Minho que explica isso.
    O campeonato vai ser disputado, Benfica, Braga e Porto estao na linha da frente, mas nao devemos esqueçer o Sporting.
    E pronto o futebol e isto, paixão e irracionalidade.
    Cumprimentos

    LT

    ResponderEliminar
  75. Sr Carlos continua a leste do futebol... números não dizem nada ou dizem muito pouco! Se fosse pelas receitas as equipas portuguesas não ganhavam um jogo na champions e se calhar nem na UEFA! O último da liga espanhola, Francesa alemã e italiana recebe mais da TV que qualquer um dos grandes, e qualquer desses clubes tem 10M€ para dar por um avançado... coisa que em Portugal não há. Tá a confundir números com qualidade futebolistica! O Braga como já disseram lutou de igual para igual com equipas dos e/4melhores campeonatos da Europa e não foi humilhado por nenhuma (recordo que o slb levou 5 do olympiacos e Porto 4 do arsenal, sporting 6 e 7 do Bayern)... se o braga não pode ser equipa de topo (para mim será estar entre os 100melhores) na Europa porque poderá estar o slb? porque tem potencial? há tantas equipas com potencial que não ganham nada (O saragoça de Aimar era potencial candidato ao titulo, no fim desceu de divisão...). O potencial de cada equipa vê-se no campo e na sua organização! E esse potencial aumenta com vitórias.
    É provável que o braga ainda não tenha o estatuto para ser campeão, mas para lá caminha, por um único motivo, a sua consistência nos últimos 6anos! Mais dia menos dia darão frutos.
    Vai ser campeão? Um dia lá terá sua chance.

    Alguns já tiveram a ver o resumo da Benfica TV!:):) melhor que o gato fedorento! Só pode, pelas opiniões quue dão! Mas devem ver ainda pior que os seus comentadores! Conseguem ver mãos, faltas, vermelhos, agressões... que mais ninguém viu!

    ResponderEliminar
  76. Eu até conheço um sócio do Porto que é presidente do benfica...

    ResponderEliminar
  77. Realismo? Humildade?
    Vergonha de jogo..o braga so tem o merito de ter entrado melhor no jogo..porque tudo o resto foi dominio do benfica...o resultado final so acontece devido a falta de discernimento encarnada na hora de finalizar mas......mas nao so meus senhores..arbitragem vergonhosa..tudos os lances de duvida foram ajuizados em favor do braga..ja para nao falar do golo mal anulado e do penalty por marcar.. Assim é facil estar em primeiro..é o realismo das coisas!!
    A humildade? essa deve estar bem patente nos jogadores do braga e seu treinador que armaram aquela confusao toda ao intervalo...jogadores do benfica é que acabam por levar porrada.. duas expulsoes..uma para cada lado..mas quem fica a perder?? Benfica claro..pois perdeu o seu melhor marcador, um dos jogadores mais influentes da equipa..jogador esse que em tudo foi vitima do triste espectaculo montado pelos jogadores do braguinha..querem ser grandes..mas ainda sao muito arruaceiros...falta postura!! É o que da crescer as custas do padrinho fcp!!

    ResponderEliminar
  78. o João Fernandes se não sabe de onde vem o dinheiro do Braga vá dar uma vista de olhos no relatório e contas da SAD.

    Caros benfiquistas julgava que o braga, esse clube do norte, região de pacóvios segundo se diz lá para a ultra-civilizada capital, era um clubezeco insignificante para vossa excelências. Mas pela quantidade de comentários que se dedicam a postar num site assumidamente bracarense e braguista parece-me que afinal estão a ficar preocupados. Deixem os vossos comentários onde eles são apreciados e deixem-nos gozar o momento porque, como todos sabemos, mais cedo ou mais tarde o futebol subterrâneo começará a ser jogado par estabelecer o ordem natural, ou imposta, das coisas.
    O vosso problema é a falta de humildade. Pensavam que chegavam cá cima e pimba, mais quatro ou cinco que menos de três já é derota. Tal como pensavam que chegavam cá e levavam um treinador e um jogador de graça. Não admira portanto todo este azedume em relação ao braga, o outrora simpático aliado que vos fazia as vontades, que pela terceira vez este ano não cedeu aos vosso caprichos de clube mimado, falido e com hábitos de rico

    ResponderEliminar
  79. O Benfas estão em completa diarreia mental.Prometeram-lhe e acreditaram que este ano...é que era.Afinal a coisa começa a ficar preta e como tal, ao menor "infortunio", esperneiam por toda a parte.E,O mais ridículo é, que desatam a fazem "queixas ao "Papa", aos "Cardeais", aos"Bispos" e ao "Camões".Deve ser a falência tecnica da"guita" que lhe retira o descernimento.

    ResponderEliminar
  80. Tanto futebol... Discutam os verdadeiros problemas do país.

    ResponderEliminar
  81. Já sei de que empresa de segurança vem o dinheiro do Braga.

    Perderam de uma vez por todas qualquer legitimidade em falar de arbitragens ou de confusões nos estádios de outros clubes.

    Reveleram quem eram.

    Só faltava a liga ter coragem para punir devidamente esta palhaçada.
    Haja coragem e que não sejam politicamente correctos.

    ResponderEliminar
  82. a guarda pretoriana do SC Braga...

    o aprendiz está a seguir as pisadas do mestre (FCP)

    ResponderEliminar
  83. Gostaria de perguntar ao senhor Pedro Morgado se já viu a reportagem da SIC relativamente às agressões ocorridas no jogo do passado sábado. É que lendo o consenso de quem publica aqui neste blog supostamente pluralista, não me parece que ainda tenha sido visualizado. Pois bem, pode fazê-lo aqui:

    http://www.facebook.com/video/video.php?v=101732803182075

    Qual a opinião dos adeptos do Braga agora?

    ResponderEliminar
  84. 1. O plantel do Braga é praticamente o mesmo do do ano passado.
    2. O Benfica actual está muitos furos acima do Benfica do ano passado.
    3. Este ano o Braga ganhou em casa ao Benfica.
    4. No ano passado o Braga perdeu em casa com o Benfica.
    5. No ano passado o então treinador do Braga queria ir treinar o Benfica.
    6. Continuem vocês...

    ResponderEliminar
  85. É só atrasados mentais. Por isso Portugal está assim tão atrasado.

    ResponderEliminar
  86. Respondendo à pergunta (1 de Novembro, 17,09H) do Senhor Carlos Santos, proteccionista e defensor da equipa única, "que grande clube europeu apreciam?": o Braga! Confesso que nutro alguma simpatia pelo Arsenal mas é porque tem um equipamento bonito.
    Quanto às cenas do túnel só tenho a dizer que fico um pouco envergonhado por ver jogadores da minha equipa a fazer coisas daquelas.
    Ah, é verdade: em Lisboa moram verdadeiros benfiquistas que gostam de futebol e sabem vê-lo, não são como muitos frustrados que se servem do futebol para descarregar o a bílis.
    Nonô: uma coisa de cada vez e cada coisa no seu sítio. Aqui fala-se de futebol; nos locais apropriados, de outros assuntos. É possível falar de futebol de forma inteligente.
    VIVA O BRAGA!

    ResponderEliminar
  87. PAF se soubesse um pouco de estatística concluía que Orçamento Maior normalmente significa maior qualidade desportiva.
    A sorte e o mérito alteram pontualmente esta verdade, e excelentes presidentes podem alterar de forma constante enquanto em funções, até certo modo esta verdade.

    O resto já foi dito e é verdade.

    Quanto aos exemplos pontuais... há exemplos para tudo.
    A verdade da história das competições e participações meritórias e honrosas para Portugal é esta, e tende a mostrar a verdade estatistica:

    http://sathanasias.bravepages.com/f-teams/ft-trank-all.html

    http://www.european-football-statistics.co.uk/atec/atecalltime.htm

    ResponderEliminar
  88. Maior orçamento significa comprar jogadores mais caros... nos últimos 10anos apesar do investimento diga-me um ano em que o slb teve qualidade futebolistica apesar de orçamentos altos, pelo menos para o panorama português?
    O barcelona não tem o maior orçamento e ganhou e deu espectáculo.. foi sorte!
    Há gente que vive da história... e vai continuar a viver!
    Nas estatisticas há dezenas de clubes que já nem existem e estão nos maiores da Europa.... Se calhar é por isso que o seu clube ainda continua em 8º apesar de não ter um resultado futebolistico relevante vai para 30anos!
    A história é importante, mas não é tudo, longe disso!
    O Manchester andou pelas ruas da amargura e não deixou por isso de hoje em dia ser o maior do Mundo... financeiramente!

    ResponderEliminar
  89. Ora aí está, mais uma vez, o discurso do velho clube de Salazar e actual dos neonazis NN. Não era necessário! Sempre foi arrogância e mau-perder!

    ResponderEliminar
  90. Do Salazar e dos Neonazis, aí está mais uma pérola...

    Não respeitam e pedem respeito, rotulam falaciosamente, ...

    O Braga tem muito mérito no lugar onde está e o Benfica está a fazer uma excelente época também, representando de forma meritória Portugal, por isso só tenho motivos para estar feliz, só lamento o "SC Braga" cada vez menos democrático que existe nas bancadas do estádio, e o aumento "ditos 100% Braguistas", que cantam o FDP SLB, mas que não cantam o FDP FCP, incongruências desses "ditos 100% Braguistas".

    Assim como aqui no blog em que o Benfica é noticia sempre e apenas quando existe uma razão entendida como má... (não me reporto apenas a este jogo, pois o Braga está directamente envolvido).

    ResponderEliminar
  91. Então Sr Pedro Morgado? Esta jornada já não se apressa a falar de realismo e humildade? Falo eu então: O realismo foi que o Braga perdeu muito bem e foi completamente dominado pelo Guimarães. A Humildade é coisa que tão criticou nos outros e que lhes faltou desta vez. Temos pena....
    Cumprimentos desportivos.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores