Avenida Central

Acontece no Minho | 40

| Partilhar
Nelson Cascais - Contrabaixo
© LJSS, Nuno Cascais

"L'Angelica” Serenata per musica (ópera)
[23 de Outubro, 21h30m. Casa das Artes, Famalicão]
Composta em 1778 e baseada num libreto de Pietro Metastasio esta foi a primeira serenata realizada por este compositor ao serviço da corte de D. Maria, por sinal dedicada à sua irmã, Maria Benedita e executada no Palácio Nacional da Ajuda e no Palácio de Queluz. Conta a história de como Angelica jurou o seu amor ao poderoso Orlando para acalmar os seus ciúmes e assim poder fugir com o seu amado Medoro.

Domingo (música)
[23 de Outubro, 23h30m. Velha-a-Branca, Braga]
Tudo começou acidentalmente, quando Anna, a rapariga de olhos negros, escreveu algumas canções para o seu namorado de barba ruiva, Samy. Talvez cegamente apaixonado, ele disse-lhe para as cantar. Então Anna trabalhou nas suas músicas folk enquanto Samy fez os arranjos sonoros. Domingo é um duo feito em casa, de onde nasceram pérolas musicais.

Quarteto de Nelson Cascais (jazz)
[24 de Outubro, 22h. Espaço Pedro Remy]
Nelson Cascais (na foto) é hoje um dos nomes mais sonantes no cenário do jazz nacional. Além de contrabaixista dotado de um som extremamente individual e de um apurado sentido de interacção, Nelson Cascais é um dos mais distintos compositores do jazz contemporâneo, qualidade à qual se junta a capacidade de, enquanto líder, fazer aflorar as mais importantes virtudes dos seus companheiros de grupo. Neste concerto apresenta temas de “Guruka”, o novo disco que vem acentuar o já notável reconhecimento do contrabaixista como compositor e bandleader. Reservas através do número 253610300.

Ana Moura (fado)
[24 de Outubro, 22h. São Mamede, Guimarães]
Ana Moura está de volta com um novo disco. ‘Leva-me aos Fados’ é o quarto álbum de estúdio da fadista, o sucessor do multi-galardoado ‘Para Além da Saudade’ (2007). ‘Leva-me aos Fados’ conta com uma lista de participações de luxo de onde se destacam José Mário Branco, Gaiteiros de Lisboa, Manuela de Freitas, Amélia Muge e Tózé Brito. Tal como os anteriores, tem a produção de Jorge Fernando.

Talk Show (dança)
[24 de Outubro, 22h. Centro Cultural Vila Flor, Guimarães]
“Talk Show”, o mais recente espectáculo do conhecido coreógrafo Rui Horta, é uma obra para quatro intérpretes e duas colunas de som. Um questionamento sobre o corpo enquanto sistema comunicante e sobre o seu desaparecimento ao longo da vida no território maior da sua evidência, o amor. "Talk Show" é um road movie do corpo. Uma viagem onde a memória se inscreve no decifrar do passado e no momento do ajuste de contas, face ao futuro. Um exercício de curiosidade e inquietude perante o desconhecido. Quando o corpo se apaga, o que resta?

3 comentários:

  1. Boas,

    Sou um novo leitor do vosso blog e tenho a dizer que estou a gostar bastante da rubrica Acontece no Minho pois estou a conhecer espectáculos que não saiba que se iam realizar por cá.

    Será possível fazer esta rubrica com mais tempo de antecedência, porque normalmente quando vocês publicam os melhores espectáculos já estão esgotados.

    Continuem com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Para os apreciadores de jazz (e não só), recomendo também o concerto dos PPTAJAZZ no Café concerto do VilaFlor em Guimarães.
    Já tive oportunidade de ver, e é mesmo de boa qualidade, sendo que o preço praticado lá, também ajuda...
    Lá estarei, apareçam!

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo,

    Obrigado pela sugestão. Aproveito a dica para informar do motivo pelo qual NUNCA divulgamos actividades no Café Concerto do CCVF: é um espaço fechado para fumadores, o que prejudica gravemente a saúde de muitos dos que querem assistir aos espectáculos e, pior que isso, impede muitos cidadãos de assistirem aos mesmos. Enquanto a situação se mantiver, o Acontece exclui o Café Concerto do CCVF.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores