Avenida Central

Braga Continua Líder

| Partilhar
Uma, duas, três, quatro. São já quatro as vitórias consecutivas do Sporting de Braga neste arranque da Liga Sagres. Na manhã de hoje, horário atípico para o futebol de primeira em Portugal, o Sporting de Braga sofreu muito para vencer um Marítimo forte e candidato à mesma Europa que os minhotos.

A vitória é justa, mas o jogo fica marcado por uma lance polémico. Aos oitenta minutos, depois de uma manhã de desacerto sempre em prejuízo do Sporting de Braga, Carlos Xistra marcou uma grande penalidade muito contestada pelos madeirenses. Seja como for, a vitória assenta bem ao Sporting de Braga que dominou grande parte da jogo e segue firme na liderança do campeonato.

Adenda - A grande penalidade foi «muito contestada» mas existiu mesmo. Depois de rever as imagens penso que o árbitro esteve bem porque o jogador do Marítimo impede Meyong de jogar a bola.

27 comentários:

  1. "Seja como for", quando erram para nós, pouco importa, não é? Este teu post... (junta-lhe, já agora o lance da semana passada com o Belenenses e o do jogo do Sporting). Mas, "seja como for", são líderes.

    ResponderEliminar
  2. Seja como, tanto no jogo com o Sporting como no jogo com a Académica ficaram por marcar duas grandes penalidades a favor do Braga. E isso também te ficava reconheceres.

    Além do mais, conheço vários adeptos do futebol que não são simpatizantes do Braga e que concordam com o penalti hoje assinalado.

    ResponderEliminar
  3. seja como for neste jogo há mais um penalti por mão dentro da área do maritimo que ficou por marcar sem falar de um fora de jogo escandalosomente não marcado que só não deu golo porque burrice do avançado e seja como for o lance do penalti poderá dar azo a várias interpretações...para mim é penalti e portanto num lance daqueles as opiniões valem o que valem.......mas que doi ver o Braga lá em cima deve doer concerteza.....

    ResponderEliminar
  4. Adeptos de futebol que também consideram que há falta no primeiro golo de hoje, também serão vários.
    Só gosto é dos dois pesos e duas medidas quando falas dos roubos sobre o Braga e depois quando há benefícios para o Braga. Apenas uma questão de coerência. Mas eu entendo. O futebol é gerador de paixões e pouco dado a coerências quando se fala dos nossos clubes.

    ResponderEliminar
  5. No 1º golo não vejo qq falta, é a típica jogada à portuguesa de se deixar cair quando se tem alguem nas costas.
    Já na grande penalidade o que se passa é que o Meyong ganha posição na área, arma o remate e quando chuta bate nas pernas do Briguel que não joga a bola, ou seja impede que o Meyong concretize o remate. Uma leitura atente das regras do international board permite enquadrar esta situação, dependendo da interpretação do lance, em duas situações: livre directo ou livre indirecto - "A direct free kick is also awarded to the opposing team if a player commits any
    of the following three offences:
    • holds an opponent" (holds pode ser traduzido como detém ou segura); "An indirect free kick is also awarded to the opposing team if, in the opinion of
    the referee, a player:
    • impedes the progress of an opponent". A mim parece-me mais livre indirecto, o Briguel impede objectivamente o Meyong de jogar a bola já que se interpõe entre esta e o jogador sem que a tente jogar. Ou só será obstrução quando se coloca o corpo inteiro na frente de um jogador impedindo a sua progressão? E já agora, o Roberto Sousa não deveria ter sido expulso pela entrada, pelas costas" sobre o Hugo Viana?
    É igualmente curioso que os paladinos da justiça desportiva,vulgo jornalistas do sistema, que rapidamente se apressaram a dizer que Moisés cometeu falta no jogo com o Sporting, hoje se tenham esquecido de um lance perfeitamente igual na área do Marítimo.

    ResponderEliminar
  6. O penalty sobre Meyong é de dificil julgamento.
    Para o árbitro, como aparecem 3 jogadores do Maritimo contra 1 do Braga e com a queda espectacular do mesmo, intuíu penalty.
    Mas de facto Briguel ganha a posição a Meyong , de rompante, surpreendendo-o, de modo que, quando este remata o chuto acerta na perna do maritimista.
    Pela repetição da TV (e só...) vê-se que não é penalty, mas vendo bem, se o Braga não ganhasse o jogo seria muito injusto não obstante o Maritimo ter falhado um golo frente a Eduardo, já na segunda parte.

    ResponderEliminar
  7. anseio por ver o braga prejudicado por lances em tudo igual aqueles que têm acontecido em beneficio do braga, para ver se o discurso fica igual.

    v.

    ResponderEliminar
  8. O problema de utilizar o guarda-chuva das arbitragens para justificar insucessos está nos momentos em que o vento muda.

    Apesar da simpatia pela causa, não posso deixar de apontar a invulgar contenção do discurso:

    " (...) jogo fica marcado por uma lance polémico (...)"

    " (...) depois de uma manhã de desacerto sempre em prejuízo do Sporting de Braga, Carlos Xistra marcou uma grande penalidade muito contestada pelos madeirenses (...)"

    Esou certo que o Sr. Carlos Xistra agradece a delicadeza do discurso.

    ResponderEliminar
  9. Já cá faltava um aziado... Ganhamos e bem, só pecou mesmo por escassa. E aquela do paulo jorge isolado, tava com um fora-de-jogo de 3 km. Vejam antes de comentarem.

    ResponderEliminar
  10. O Braga continua a beneficiar da sua condição de "fcporto b"...!

    ResponderEliminar
  11. os comentários desse vimaranes aqui e no blog dele mostram como guimarães é uma cidade mesmo muito muito muito pequenina.

    lamentavel. ele nao vê os penaltis a favor do braga que ficaram por marcar??? que falta de seriedade e que dor de cotovelo... antes assim que a sermos só roubados como fomos no ano passado inclusivamente contra os senhores dessa aldeia invejosa.

    ResponderEliminar
  12. desde quando a justiça da vitória,a boa exibição ou a escassez dos números pode justificar um penalty escandaloso? não me digam que é penalty, ou vão ter de engolir os mil e um argumentos ussados no ano passado aquando do suposto penalty sobre o di maria contra o braga. então como ficam? é ou não penalty? ou é só quando vos interessa? decidam-se...

    v.

    ResponderEliminar
  13. furtos, é já na próxima jornada :)

    roubos são nas outras jornadas, excepto se o erro não beneficiar o Braga.

    ResponderEliminar
  14. A forma como o Diário do Minho aborda o lance da grande penalidade é bem reveladora. Pelo menos o DM "viu" bem o lance e fica-lhe bem. Aos outros, os que não "viram", da próxima vez que reclamarem sempre poderemos responder: "Seja como for..."

    É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha, que este blogue reconhecer um erro.

    ResponderEliminar
  15. Já no Restelo foi só genialidade para cima e para baixo e erros grosseiros no resultado são apenas três.
    Que acabe já o campeonato para termos um novo campeão embora para muitos bragueses como é o porto-b é o penta!

    ResponderEliminar
  16. Braga até morrer e mais além!14 de setembro de 2009 às 16:38

    Gritante injustiça teria sido se não fosse o Braga a ganhar o jogo. Os maritimistas e seus apoiantes à condição não se podem queixar de falta de sorte: afinal foram "só" duas bolas na trave e uma defesa "impossível" a remate de Meyong. Se nada tivesse sido marcado aquando das faltas sobre este jogador na grande área (no lance que deu lugar ao penalty houve mais do que uma falta) é que teria sido justo?
    O que vale aos vitorianos é o facto de os braguistas não assistirem aos jogos patéticos deles, senão teriam que ler enormidades do tamanho das que eles escrevem em tudo quanto é notícia do ENORME.

    ResponderEliminar
  17. o braga até podia ter merecido ganhar por 10-0 com 50 remates à baliza para 40 defesas impossiveis do guarda redes e com 90% de posse de bola. nada disso justifica a marcação do penalty. não justifiquem a boa exibição e o resultado justo com uma forma nada justa de o conseguir. por mais que batam na mesma tecla nada fará com que aquilo seja penalty. como já o disse espero que mantenham esse discurso e essa maneira de ver penalies quando o braga for prejudicado. ainda me lembrou do espanto no ano pasado quando o di maria caiu na vossa área...

    espero sinceramente que esse jogo seja com o benfica ou o guimaraes. podia dizer com o fcp, mas isso voces não podem falar.

    v.

    ResponderEliminar
  18. Braga até morrer e mais além!14 de setembro de 2009 às 18:34

    V.: Não se esqueça de que no jogo nos Barreiros até cabeçadas por trás valeu. Seguindo a sua maneira de ver as coisas (que não é completamente errada) o jogador que pôs o Viana KO era expulso. Neste caso, seria o Marítimo, alguma vez, capaz de chegar à área do Braga? É que se a história fosse feita de "ses", até o Guimarães era campeão europeu!

    ResponderEliminar
  19. Vi agora os golos do Benfica no Restelo. Dois em fora de jogo. Como é que é, benfiquistas? Quem é que anda ao colo? Li mal? Desculpem qualquer coisinha...

    ResponderEliminar
  20. Começo já por dizer que o facto de o SCB ser líder é-me indiferente.
    Não vou discutir sequer se este ou aquele merecia ter ganho o jogo.
    O Braga ganhou 3 pontos em vez de um ponto por um erro do árbitro, mais um aliás.
    Em Alvalade o Braga foi na mesma beneficiado, já que o penalty não assinalado aos 3 minutos de jogo (a favor do Sporting) poderia muito naturalmente dar outro rumo ao jogo, que não mais 3 pontos para o SCB(e isto admitindo que o Veloso também faz penalty na 2ª parte).
    Parabéns ao líder, e vou continuar atento à vossa parcialidade que tanto jeito dá para branquear algumas coisas que estão à vista de todos.

    ResponderEliminar
  21. Após vários comentários a criticar as arbitragens prejudiciais para o braga esse "Seja como for" é de uma hipocrisia enorme.

    Mas isso não me preocupa, o vosso leite há-de acabar rapidamente.

    ResponderEliminar
  22. SCP1906,

    Em alvalade ficou um penalti por marcar por falta sobre o Meyong. Disso não falam vocês!

    ResponderEliminar
  23. Como é q alguém pode dizer q aquilo não é grande penalidade então o terceiro e ultimo jogador do marítimo alguma vez toucou na bola nesse lance ele foi lá para obstruir o pé do Meyong e nada mais portanto é falta logo sendo dentro a área não restam duvidas…


    Mas é bom ver q o Enorme S.C.B. esta cada vez a fazer mais comichão e a muita gente

    ResponderEliminar
  24. vou guardar este post para futuras referências.

    ResponderEliminar
  25. Eu não sei se o Anónimo sabe ler, mas eu disse que o Miguel Veloso fez penalty, já na 2ª parte do jogo!

    A falta de critérios da arbitragem Portuguesa continua a ser demasiado evidente, é em tudo e mais alguma coisa, intensidades de faltas, protestos, penalties, maos na bola, perdas de tempo. Para alguns árbitros as regras são umas, para alguns clubes as regras também são umas...e a palhaçada continua.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores