Avenida Central

Minho: Norte do Paraíso

| Partilhar

© icep

20 comentários:

  1. Minho, um dos paraísos deste nosso belíssimo Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Fabuloso, deveras convincente, estou marabilhado...

    ResponderEliminar
  3. É quando viajo ao Minho e ao Gerês que eu sinto o mais profundo sentimento de admiração pela fantástica obra do Criador.

    ResponderEliminar
  4. Estamos sempre a aprender. A Citânia de Briteiros é em Braga?!

    ResponderEliminar
  5. Minhoto de 5ª.geração15 de junho de 2009 às 00:17

    O Sr.Samuel Silva desconhece que Guimarães faz parte do Minho ,cuja capital é Braga.Então a citânea de Briteiros não é no Minho?

    ResponderEliminar
  6. Turismo PORTO e norte de portugal...

    Que se f*da o porto!!!!

    ResponderEliminar
  7. Aguia Real do Gerês15 de junho de 2009 às 00:31

    A pequena amostra dá apenas uma diminuta ideia das belezas do Minho.Há muito e muito mais para ver e até explorar.Quer no baixo Minho ,quer o alto Minho,em cada recanto há sempre algo que nos inebria.Para além disso, temos a gastronomia que, sendo típicamente minhota ,é uma autêntica obra de arte.Já me esquecia de enaltecer a bela pinga verde que também é outra maravilha única.

    ResponderEliminar
  8. Obviamente é no Minho. Mas no encadeamento do texto, Briteiros aparece como parte de Braga, se repararem bem.
    Para quem não conhece (como, imagina-se, será o caso dos destinatários do video), fica a ideia errada.

    ResponderEliminar
  9. Este vídeo é um bocado fraco... A começar pela voz do locutor, passando pelas fotografias que mostra. Se queremos promover o Minho temos de fazer muito, mas muito melhor que isto, até para fazer jus ao seu património.

    Como vimaranense, achei piada a, quando falam de Braga, aconselharem a visita à Citânia de Briteiros em contraste com os santuários do Bom Jesus e do Sameiro...

    ResponderEliminar
  10. Caro minhoto de 5ªgeração,
    Sim, tem toda a razão ao dizer que Braga é a capital de distrito do Minho, ou do baixo minho (pois nunca percebi se Viana de Castelo é também capital de distrito.
    Mas não sei se reparou mas o narrador do filme descrimina os monumentos por terras e cidades, e sendo assim ele deveria falar da citânia de Briteiros unicamente quando estivesse a descriminar os monumentos de Guimarães visto que esta pertence ao concelho de Guimarães.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião este vídeo destaca-se sobretudo pela pobreza. Fiquei com a impressão que quem o fez não conhece esta região.
    A semana passada estiveram em Braga um grupo de amigos. o único local do vídeo que coincidiu com o programa elaborado por mim, foi o Bom Jesus, prova de que esta região tem muito mais do que o que se diz no vídeo.

    O sr.1128spirit reclama da ignorância de quem realizou o vídeo, com outra ignorância. Com a agravante de pertencer à região. Os distritos do país aprendem-se na escola primária. Mas assim vai a educação!

    ResponderEliminar
  12. Meus caros,

    Têm toda a razão. O vídeo contem uma imprecisão verdadeiramente inaceitável sobretudo quando se sabe que foi pago pelos nossos impostos.

    ResponderEliminar
  13. "Este vídeo é um bocado fraco..."

    Tiago e demais,

    este vídeo, a ser mesmo propriedade do ICEP, não é "um bocado fraco", é deplorável.

    E não é um vídeo, são fotografias animadas; qualquer puto de 14 anos com um mínimo de bom gosto faz melhor, até mesmo no "Magalhães"...
    Com a pertinência da voz off não me distrairei hoje...

    ResponderEliminar
  14. Caro perolasemissagas,
    Se não reparou, eu fui irónico na maneira como pus essa questão das capitais de distrito. Pois se souber ler bem as entrelinhas de alguns textos conseguiria ver que o que eu fiz foi uma critica à problemática da regionalição, em que muitos consideram o Minho uno, outros divido em dois, Alto Minho com sede em Viana do Castelo e Baixo Minho com sede em Braga... Espero ter sido mais claro desta vez... ;)

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Minho só tem uma capital - Braga! Lugar de rumaria de milhares de espanhóis ao Sábado e ao Domingo. É só vê-los a chegar pelo antigo Carrefour...

    ResponderEliminar
  16. Minho tem, seguramente, 3 capitais: Braga, Viana e Guimarães. É por isso que é um pequeno pais fenomenal.

    ResponderEliminar
  17. Sr.Anónimo,apetecia-me manda-lo abaixo de Braga, pelas calinadas que botou mas,não o faço por respeito a todos os verdadeiros Minhotos.

    ResponderEliminar
  18. O Minho não existe, logo não tem capitais.

    No "Minho" existem dois distritos, o de Braga e o de Viana do Castelo, cujas capitais respectivas são Braga e Viana do Castelo.

    Mas podemos começar a re-inventar a nossa geografia e criamos já aqui o Condado Vimaranense, o Bispado de Braga, o Galo de Barcelos, a Circunvalação do Ave, a Concordância de Famalicão, o Morgadio de Fafe, o Protectorado de Cabeceiras de Basto, a Cidade Proibida de Celorico...

    Em termos turísticos, era um mimo.

    ResponderEliminar
  19. O video é pobríssimo.

    O Minho e muito mais que isso. E gastronomia, É MAR (tantas e belas praias), é rio, é folclore, são as Feiras Novas, a Senhora da Agonia, o São João, as Gualterianas e por aí. Como não falar de Viana e de Ponte de Lima que são cidades que guardaram espírito Minhoto em tudo o que fazem ao contrario das urbes já globalizadas do baixo minho!

    Geres Braga e Guimaraes são de facto 3 marcas fortes mas é uma mutilação tendo em conta os recursos naturais (por enquanto que o urbanismo não engoliu tudo) a marca antropologia e etnográfica e, acima de tudo, reune os dois berços da Portugalidade: BRAGA E GUIMARAES.

    Quanto a Briteiros é uma gralha inseri-la no roteiro de Braga até porque a sua visita implica o museu da arqueologia Castreja em Briteiros e um salto à fenomenal sociedade Martins Sarmento em pleno centro de Guimarães.

    Posto isso, Mesquita Machado tem a sua cota parte de razão ao bloquear a união ao novo organismo do turismo do Norte.

    PORTO E NORTE DE PORTUGAL...

    Os turistas vão ao Porto ver as caves, comprar uma camisola do FCP e depois?

    Depois passam os dias no Minho...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores