Avenida Central

Acontece no Minho [14]

| Partilhar
Deolinda - Grupo Musical Português

O projecto musical «Deolinda» é o cabeça de cartaz de um fim de semana absolutamente excepcional para a cultura do Minho. A oferta é tanta e de tão grande qualidade que difícil será mesmo escolher...

XV Celta (música)
[Sexta e Sábado, 12 e 13 de Dezembro, 21h30m. Theatro Circo, Braga]
O Celta, Festival Internacional de Tunas, volta ao Theatro Circo após longos anos de ausência. São sete tunas num concurso em que não faltará a música e a animação.

Deolinda (música)
[Sábado, 13 de Dezembro, 21h30m. Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão]
[Domingo, 14 de Dezembro, 17h. FNAC, Braga]
São o projecto musical do momento. Trazem no peito a metáfora mais genuína da idiossincrasia nacional e expressam-na com uma limpidez musical e literária que impressiona. «Canção ao Lado conta pequenas histórias com personagens típicas portuguesas e cenários típicos do fado, num Portugal moderno e cosmopolita.»

Homenagem a Olivier Messiaen
[Sábado, 13 de Dezembro, 21h30m. Auditório Vita, Braga]
«Em Dezembro, no mês em que Olivier Messiaen nasceu há cem anos, no Auditório Vita, presta-se uma homenagem ao singular compositor do séc. XX, que realizou em Portugal a estreia mundial de uma das suas obras, A Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo.»

Trio Manuel Beleza (música)
[Sábado, 13 de Dezembro, 22h. Espaço Cultural Pedro Remy, Braga]
Manuel Beleza nasceu em Braga em 1955, iniciando os seus estudos musicais na década de setenta como autodidacta e ingressando mais tarde no Conservatório de Música de Braga. Apaixona-se pelo Jazz e, em 1979, integra um duo com o guitarrista António Peixoto. Seguem-se inúmeras experiências com músicos como Fredo Mergner, António Ferro, Mário e Pedro Barreiros, Pedro Abrunhosa, José Meneses e Ricardo Fabini entre outros. Em 1999 cria o Trio Manuel Beleza.

Feminine (dança)
[Sábado, 13 de Dezembro, 22h. Centro Cultural Vila Flor, Guimarães]
«Cinco mulheres e Fernando Pessoa. Um Pessoa no feminino e de saltos altos. “Feminine” explora o imaginário pessoano a partir do olhar de cinco mulheres, quatro intérpretes de dança e uma actriz.» Feminine é um trabalho da companhia Paulo Ribeiro.

XIII Puer Natus Est (música)
[Sábado, 13 de Dezembro, 21h30m. Sé Catedral, Braga]
O concerto de Natal do Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) é uma das marcas mais significativas da época festiva da cidade.

The Blind Boys of Alabama (música)
[Domingo, 14 de Dezembro, 21h30m. Theatro Circo, Braga]
«Algumas das mais tradicionais canções de Natal são os presentes antecipados que os The Blind Boys of Alabama oferecem ao Circo com o espectáculo 'Go Tell It on the Mountain'. Num concerto único em Portugal, a banda que, desde a sua formação em 1939, conquistou admiradores de todos os quadrantes geográficos e musicais, traz a Braga o gospel que foi distinguido com quatro Grammy Awards e deu origem a colaborações com músicos como Peter Gabriel, Lou Reed ou Ben Harper.»

9 comentários:

  1. Publicando ou a publicar também se faz CULTURA.
    Apostemos nela.
    Parabéns pela divulgação.

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida, por isso é que tomei a liberdade de registar o mail do avenida central na newsletter "acontece" da valimar. Assim tudo o que de cultural acontece nos concelhos de Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, que também são no Minho, será do conhecimento da rubrica: acontece no Minho =)

    Espero que o Pedro não me leve a mal pelo registo.

    ResponderEliminar
  3. Tunas no theatro circo? Ao que isto chegou...

    ResponderEliminar
  4. Entretanto já viste que criaram mais um comboio em cada sentido, à noite? Não quero desfazer na oferta de Braga (de que vou desfrutar já este fds graças ao que aqui escreves), mas era ridículo, a 50km do Porto, não se poder ir lá a um especáculo à noite sem ser de carro (ou mesmo a Famalicão). Finalmente a CP criou os comboios Porto-Braga da meia noite (como havia para Aveiro)! A partir deste fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, não convém esquecer o mais importante, o concerto de Natal do CAUM, ao qual tu já pertenceste, PUER NATUS EST, dia 13 de Dezembro, Sábado, às 21h30 na Sé de Braga. Para sentir o Natal...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Luísa. Acabo de acrescentar às sugestões.

    Beijinho
    PM

    ResponderEliminar
  7. Já agora... Deolinda em concerto único e exclusivo no 31º aniversário da Associação Académica da Universidade do Minho (conferido em www.aaum.pt)

    ResponderEliminar
  8. O concerto do CAUM foi sem dúvida o melhor ;) modéstia à parte

    ResponderEliminar
  9. Não, não foi. Os melhores concertos do ano, até ao momento, realizados em Braga, aconteceram no Auditório Vita.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores