Avenida Central

Um AvePark com Asas para o Futuro

| Partilhar
AvePark 1
© AvePark

Foi finalmente inaugurado o AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães. A promessa é criar 750 postos de trabalho até ao final do ano e duplicar esse número em 2009. Numa terra sem petróleo e onde a indústria têxtil foi chão que já deu uvas, a aposta na biotecnologia parece ser a chave para garantir o futuro. A aposta da Universidade do Minho e da Câmara Municipal de Guimarães é mais um exemplo das inúmeras vantagens que advém da conjugação de esforços entras as duas instituições. A simbiose tem sido exemplar e merecia ser replicada noutros concelhos do Minho.

Avepark deve gerar 2 milhões de euros por ano a partir de 2010 :: Público
Avepark é aposta no futuro e na tecnologia :: Jornal de Notícias
Avepark terá retorno económico e social :: Correio do Minho
Avepark cria 750 empregos em 2008 e chega aos 1500 em 2009 :: RTP
Centro de Competências para a Administração Pública no AvePark :: Sol
AvePark abre as portas a 600 postos de trabalho :: Agência Financeira
Governo quer Avepark ligado à nanotecnologia :: Diário do Minho
Parque de Ciência de Guimarães recebe Instituto de Excelência :: IOL
Incubadora da Universidade do Minho arranca sábado :: SIC

9 comentários:

  1. Curiosa a forma como todos os jornais dão um enfoque diferente ao tema. De tal modo o Avepark tem uma influência lata, que a CS divergiu do assunto mais pertinente.

    Mas, se o Avepark vale tanto, quem explica a ausência de Sócrates e Gago?

    ResponderEliminar
  2. Caro Samuel,

    Penso que a visita se fará no momento politicamente mais oportuno.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Um investimento que peca por chegar tarde! Isto já devia estar pronto à 20 anos quando foi idealizado/projectado.

    ResponderEliminar
  4. uma excelente notícia para o minho. alguem me explica porque é que em braga não há ligação entre a universidade e a câmara?

    ResponderEliminar
  5. Pela mesma razão que também não há com a ACB, Câmaras do Vale do Cávado, Arquidiocese, AIM e Sócrates. Agora eu pergunto é se MM está a chegar àquela fase em que José Estaline nas cerimónias oficiais não confiava o copo a ninguém Braga tem de ser penalizada por isso. Senão vejamos: O polo de Braga com excessão da Gestão e Medicina é treta (psicologia, sociologia, formação de professores etc.). Mas mesmo na medicina o centro de investigação é nas Taipas. O INL que levou certos jotinhas patetas a dar pulos de contentamento tem de colaborar tem de trabalhar com as Taipas, ou seja, incubar para lá. Como ainda falta o outro pólo de Guimarães, esta universidade será mesmo do Minho?. O próximo curso em Braga será lavores com a condição do respectivo centro de investigação ficar nas Taipas???

    Desculpem lá a desconfiança do macaco...

    ResponderEliminar
  6. Caro Salvador,

    Isso é a treta típica de quem quer poleiro...

    ResponderEliminar
  7. Independentemente da verdade da sau conclusão sobre a simbiose entre camaras do concelho e UM, não consigo deixar de notar que o AVE park é uma estrutura sem senso. Num país coberto de autoestradas, "plantaram" um parque tecnológico em terra de ninguem onde os acessos so se fazem por estradas nacioanis e más.... ridiculo tb o tapete de alcatrão que de repente aparece na zona onde seria menos necessario. A junatr, o serviço de transportes é pessimo ou inexistente. Sendo o 3B's o grupo com maior notariedade fica-se sem perceber porque e que o instituto de nanotecnologia não se instalou no parque ou porque e que o 3b's saiu das instalações de Gualtar. Enfim, coisas à portuguesa.. dou menos de 1 ano para todos concordarmos que foi mais um projecto falhado... e suspeito que mais uma vez o palerma do Mesquita vai ficar a rir

    ResponderEliminar
  8. Sr. Callaeci:
    Eu tenho 53 anos 35 dos quais aqui em Coimbra. Para andar aos tachos tenho por aqui mais e muito melhor.
    Fique bem!

    ResponderEliminar
  9. Sr. El Salvador,

    Sendo de Coimbra está desculpado o desconhecimento que revela no seu comentário em relação ao que se passa relativamente ao INL, à UM e a Braga.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores