Avenida Central

[Avenida do Mal] Ostracização Via Satélite

| Partilhar
As dificuldades de apanhar rede de telemóvel e sinal de televisão em lugares inóspitos não são novidade. Lógicas de mercado. Mesmo para quem paga religiosamente a taxa audiovisual com a conta da luz e não receba sinal sequer da estação pública. Acontece um pouco por todas as pequenas cidades, vilas e aldeias que tiveram o azar de serem fundadas um pouco desencostadas do mar, de Lisboa ou do Porto.

E o preço de interioridade é mais que sabido como caro e incomportável para tão fraco poder de compra e limitadas perspectivas. E não passa apenas por portagens em autoestradas - muitas delas por fazer - hospitais, escolas e linhas ferroviárias encerradas. Pior preço é a desonestidade intelectual e o descaramento de quem aproveita a distância dos centros de decisão e do mediatismo, das populações do interior, e monta o esquema de extorsão de misérias mais escandaloso e ignorado do País.

O tema não é novo mas vale insistir nele. Num contexto de claro monopólio, a TVCabo - empresa da PT Multimédia e cobiçada pelo reguila do patrão da SONAE - presta os piores serviços possíveis às populações rurais com a tal versão por satélite. Não há por cá netcabo, a transmissão dos canais é muitas vezes péssima e dessincronizada e nem há o tal conforto de ver futebol na sala, a novela na cozinha, o filme de Holliwood no quarto dos pais e o Sexyhot no quarto dos filhos. Sabe a uma banha de cobra tamanha, para lá das mamas das meninas atiradas como areia aos olhos de muitos. E com o aval do silêncio irritante da DECO, muito mais interessada esta, em assuntos litorais pelos vistos. Por outro lado, nunca vi tão verdadeira a metáfora de agentes voluptuosas da TV Cabo a arrombarem apartamentos e casas. A diferença é que por cá vêm mesmo para o assalto.

Não bastasse isso, a TVCabo ainda alimenta uma rede de sanguessugas locais, na forma dos seus Agentes Autorizados que perpetuam e amplificam o logro. Tudo graças ao aparelho descodificador de sinal e parabólica com que cobram uma taxa de aluguer todos os meses e que lhes fica pago em menos de dúzia e meia deles. Isto sem contar a forma insidiosa com que aumentam a tarifa (valores milhas acima da inflação) com um canal a mais ou a menos, encaixado à rebelia dos clientes. Feitas as contas e fica muito mais caro aceder à informação e entretenimento de direito por cá, que num bairro qualquer alfacinha, tripeiro ou arcebispo com gente de mais dinheiro e oportunidades.

Pergunta-se então, onde estão os reguladores de mercado ou a autoridade da concorrência, da alçada do Estado? Porque seguem negligentes perante este roubo de igreja por mão da maior rede legal de cobradores do País? Onde está a solidariedade entre regiões mais desenvolvidas e outras emperradas? Pergunto-me - até porque desde já duvido - em que ano chegará aqui a tal televisão de futuro que limpará as antenas dos telhados?

cousas fantásticas não há?...

9 comentários:

  1. Portugueses de I;II,III e IV não é normal, a coisa.

    ResponderEliminar
  2. ADSL.

    Também tem (ou começa a ter) TV. Pela Clix e pela PT.

    Já a PTM: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/392221.html

    As larguras de banda "explodiram" à uns anos... para os "megas", nos próximos tempos subirá muito mais.

    O facto de ser possivel vender HDTV só ajuda a fundamentar a decisão de investimento destas empresas.

    HDTV, basicamente, é televisão digital de altíssima definição. 1020 linhas de definição e som surround. 1020 linhas, basicamente, significa que a qualidade é melhor do que DVD. E sim, por ADSL.

    ResponderEliminar
  3. Começa a ter... Será? Não vejo nenhuma alternativa em Cabeceiras de Basto. ADSL sim, tanto é que publico a velocidades megas mas o serviço é só PT. Como a Clix e demais empresas tem de usar a rede montada pela PT a concorrência não existe praticamente. Reservas-te à ditadura do SAPO.

    Falava da TV Cabo. Os cabos aqui vêm todos directamente da estratosfera... e com o tal atraso de 3 ou 4 segundos. Ainda vai o Nuno Gomes com a bola (hoje não foi o caso) e já estão a gritar golo ao longe...

    ResponderEliminar
  4. A "TV Cabo" também serviço adsl ;)

    ResponderEliminar
  5. Caro Vitor, são os mercados monopolistas a ditar leis. Não esperem alternativas, porque isto está nem montado!

    E que chamar ao tal (organizadíssimo) mercado paralelo a que chamam "TV Cabo Pirata"?
    Muitos iriam surpreender-se, se soubessem onde e como se organiza e articula!!!

    ResponderEliminar
  6. A TV Cabo Pirata é alimentada pela política da TV Cabo Corsária nestas zonas. Se praticassem preços à mediada dos serviços que prestam, não havia lugar a mercados paralelos.

    Mas JAM, ADSL não há por Satélite!

    ResponderEliminar
  7. O serviço ADSL da TVCabo não tem nada a ver com cabo ou satélite. Aliás, até à divisão da PT/PTM (não fui verificar recentemente) a oferta da ADSL da TVCabo era exactamente igual à oferta de ADSL da Sapo.

    ResponderEliminar
  8. Mais grave é a recente intenção de compra da Bragatel por parte da TV Cabo.

    Tendo o nosso país tão pouca concorrênia nesta área, ainda ficará pior se este negócio se concretizar.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores