Avenida Central

Blogosfera & Política Local

| Partilhar
A Câmara Municipal de Braga chegou à blogosfera. No blogue municipiobraga.blogspot.com pode ler-se que «o Município de Braga persegue uma relação tão próxima quanto possível dos seus munícipes e de todos quantos têm interesse por esta cidade». Na realidade, parece-me uma iniciativa muito positiva que reforça a imagem do Município e que vem colmatar algumas da falhas funcionais que existem no Portal da Câmara Municipal de Braga.

Esta iniciativa surge menos de 1 mês depois do líder da oposição, Ricardo Rio, ter inaugurado o blogue Braga 2009, rumo às próximas eleições autárquicas. Num momento em que os jornais regionais continuam alheados, a blogosfera bracarense começa a tornar-se num importante terreno de acção política.

15 comentários:

  1. já consultei o Blogue e o que penso é que não existe criatividade, pois os posts que lá estão, não são nada mais nada menos do que a "news letters" e comunicadosde imprensa da CMB, que recebemos dirariamente no correio electrónico.
    Acho o Blogue pouco apelativo ao debate. Aliás, nem o promove.

    ResponderEliminar
  2. Interessante o facto de a apetência pelo debate ser severamente diminuida pela impossibilidade de comentar os posts, mas pronto, são idiossincrasias inerentes aos tiques já sobejamente conhecidos aos protagonistas da nossa gestão autárquica.

    ResponderEliminar
  3. Desde o sec XVIII que o poder da comunicação social obteve um grande relevo. Até Napoleao teve a necessidade de usar e controlar o mesmo. Na actualidade já é impossivel descartar este poder da palavra. Os blogs são mais um anexo à opiniao publica. Um anexo bastante importante. Seja benvinda a partilha de ideias em Braga!

    ps: parabens pelo exelente trabalho

    (este comentário pertence a este post, nao ao seguinte) peço desculpa pela confusão

    ResponderEliminar
  4. Penso imensa desculpa, mas não estamos perante um blog. Estamos, isso sim, perante um site mascarado de blog. Aquele espaço subverte todas as lógicas de um blog.

    ResponderEliminar
  5. Aquilo � um blog?
    N�o � a p�gina oficial da CMB?
    Alguem me explica onde posso comentar.

    ResponderEliminar
  6. Mas que vocês já estão todos animados com mais esta iniciativa, lá isso estão... e dizem que não deixa margem para a discussão? Bolas!!! Se já assim comentam em blogs alheios, imagino o que fariam no próprio. Já agora, pelo que pude verificar, a actividade do blog ainda é recente, existe sempre a possibilidade de introduzir inovações...
    Mas já que a essência de um blog passa pela possibilidade de comentar os assuntos lá abordados, porque é que os blogs alaranjados têm mais comentários eliminados do que visíveis? Partido Social...Democrata???? Democrata de Democracia??? I don't think so... Só me faz lembrar os tempos áureos da censura, quando os jornais deixavam em branco os espaços onde deveriam estar os artigos proibidos...
    Quanto ao blog do Município de Braga, cumpre o essêncial -informar.E quem quiser comentar, obter esclarecimentos ou mesmo reclamar pode sempre fazê-lo por outras vias - telefone, correio electrónico, etc. Estou certo que obterão resposta.
    Quem já se considerar suficientemente informado, é simples, não vai lá. Mas que aposto que não vão resistir, isso aposto.
    Ao caro Pedro Morgado: aprecio o seu civismo e demonstrações constantes de excelente formação.

    ResponderEliminar
  7. Sergio21:

    Escreve-se "Seja bem-vinda a partilha de ideias".
    A Benvinda (com maiúscula, pois é nome próprio) não é para aqui chamada.
    Assim se escreve bom português :)
    Gisela

    ResponderEliminar
  8. Como provavelmente é do vosso conhecimento, quando se cria um blog é proporcionada à entidade que o gere a possibilidade de escolher entre a inclusão de comentários ou não. Não é um elemento obrigatório, assim como também não é obrigatória a identificação daqueles que comentam. Disso vocês não se queixam, não é? É muito fácil atirar a pedra e esconder a mão.
    Mas se se sentem tão limitados por essa questão é muito fácil: criem o vosso próprio blog.
    Quanto à falta de criatividade, não sei... Para quem recebe as newsletters, talvez o blog não faça muito sentido, mas é simples -não consulta. No meu ponto de vista, o blog foi concebido como um complemento e, sendo essa a sua função (tornar a informação mais disponível e abrangente)não vejo onde está a falta de criatividade.

    ResponderEliminar
  9. Já dei uma olhadela ao blog e considero que a promoção de informação relevante é de louvar, tal como se verifica neste caso! No entanto considero que esse espaço será seriamente penalizado pela impossibilidade de deixar comentários...a comunicação ocorre quando a troca de informação, entre outras, se verifica em dois sentidos! Neste caso o blog apenas serve para transmissão de informação, não troca de ideias como seria desejável!

    Lamentamos tal facto mas este também poderá ser um reflexo ainda do que aconteceu recentemente em outros blogs...não tenham receio, sabemos, sem qualquer dúvida, o que é a expressão democrática e, já agora...democrata também!!!

    ResponderEliminar
  10. Mais um blog autárquico, parabéns.
    Como é típico destes espaços de troca de ideias e de partilha, não são aceites comentários!

    Não fossem os da Oposição encher aquilo de inverdades e de propostas ridículas, etc...

    É tão pobrezinha esta caserna, carago...

    Dario Silva.

    ResponderEliminar
  11. «o Município de Braga persegue uma relação tão próxima quanto possível dos seus munícipes e de todos quantos têm interesse por esta cidade»

    Isto só pode ser entendido como piada...então vou-me rir muito: ahuhauhauhauhauahauahauahauah

    ResponderEliminar
  12. De louvar mais este espaço de comunicação. Como não recebo as referidas newsletters, nem pretendo encher mais a minha caixa de correio, agradeço este veiculo de comunicação e arquivo.

    Quanto aos entendidos da matéria de blogs, já falta por aqui um codigo de conduta mundial, para que se defina:
    - se a participação de anonimos é ou nao uma participação aceite;
    - se cortar o acesso de anonimos a partir do momento que não agrada ao seu gestor, é ou não uma falta de democracia (no caso os blogs do PSD e JSD Braga);
    - se controlar de onde são feitos os comentarios e a que horas, é ou não um pouco pidesco;

    Enfim... agradeço a iniciativa da CMB, e deixo o repto para que quem se queixa da falta de possibilidade de participar no futuro da sua cidade, aproveite para participar no Orçamento Participativo de 2008, já anunciado pela CMB, para que sejam não só 5000 municipes envolvidos, e possam ser bem mais...

    E por falar em Orçamento Participativo, quantas camaras ou freguesias laranja, pusseram em pratica esta iniciativa... deve ser pela falta de ouvir municipes, que o PSD tem o maior numero de camaras com excesso de endividamento...

    E afirmam-se eles alternativa...

    ResponderEliminar
  13. Ze de Braga, esse grande nao anonimo que defende a participacao e pressegue os mesmos, controlando horarios e locais de acesso dos inumeros utilizadores da rede do municipio de braga... falta convocar os outros agentes da PIDE para descobrir quem dos inumeros funcionarios da camara e utilizadores das videotecas e espacos internet e que visita o seu "blog"

    ResponderEliminar
  14. Caro Carlos Martins,

    5000 participantes no Orçamento Participativo? Você é assim tão ingénuo?

    ResponderEliminar
  15. o que está na origem da remoção de comentários não é a falta de "espírito democrático" de quem o faz mas a falta de educação, no mínimo, de quem os escreve..

    no que diz respeito à participação, aceito e sublinho o repto que aqui faz! como o documento era hoje apresentado, julguei que já não era possível participar. Aparentemente julguei mal, vou tentar informar-me melhor!

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores