Avenida Central

Uma Auto-Análise da Petição pelo Eléctrico

| Partilhar
O Jornal de Notícias, que foi o primeiro órgão de informação a antecipar o impacto da iniciativa, voltou a chamar à capa da edição Norte a Petição Pelo Regresso dos Eléctricos a Braga.

«A petição sugerindo o regresso dos eléctricos à cidade de Braga e que leva já mais de 400 assinaturas, ganhou um dos mais importantes apoios o presidente da câmara, que considera a proposta "interessante" e a ideia digna de "amadurecimento". Mesquita Machado mostrou-se "disponível" para reunir com o autor da petição, Pedro Morgado, até porque "apreciou a proposta deste grupo de cidadãos" que se insere naquilo que "a câmara quer fazer com o orçamento participativo". [...] Com este apoio que Pedro Morgado considera "importante", parte-se para a discussão do modelo pode vir a ser adoptado.
O presidente da câmara de Braga simpatiza com o existente numa cidade alemã. [...] Para muitos, a ideia de um monocarril é uma proposta radical, "mas ainda assim merecedora de ser estudada". Da parte dos peticionários, a ideia mais consensual é o modelo da cidade francesa de Bordéus. [...] O elétrico tem-se tornado opção em cidades europeias da Alemanha, Bélgica, Holanda, Espanha, Itália e França para fazer face ao estrangulamento de trânsito nos centros urbanos

A discussão em torno da criação de um sistema de transportes sobre carris na região de Braga é o tema político do momento na cidade. A particularidade de ter emergido da sociedade civil, à margem dos partidos políticos, confere-lhe características inéditas no panorama regional e poderá levar à criação de um consenso político alargado na defesa dos interesses das populações. A reacção inicial dos diários bracarenses foi tímida e o Correio do Minho aguardou mesmo a tomada de posição do Presidente da Câmara para noticiar o assunto. Já a Antena Minho foi mais expedita e várias rádios nacionais têm noticiado o evoluir da petição, estando programada uma discussão mais alargada na próxima Quarta-Feira no Rádio Clube Português. O primeiro artigo de opinião sobre o Eléctrico surgiu no Sábado, nas páginas do Diário do Minho.

Se a imprensa e as rádios nacionais destacaram o tema, a verdade é que o movimento passou ao lado da blogosfera nacional mais significativa. Interessante paradoxo. Um movimento que nasce na blogosfera tem maior impacto nos órgãos de comunicação social nacionais do que na blogosfera nacional. Os blogs locais têm sido (quase) unânimes no apoio à iniciativa.

5 comentários:

  1. tocou num ponto crucial: é feita à margem dos partidos. cuidado: os partidos não gostam de indepedentes.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ver a sua petição a atingir estas dimensões. É sinal que algo faz falta em Braga. Como bracarense e reconhecendo eu a falta de meios de transportes alternativos, dou-lhe o meu total apoio. Teve uma brilhante idéia.
    Cumprimentos,
    Hugo Viana
    http://xiripity.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  3. Fico muito feliz pela dimensão desta petição, é sinal que em Braga existe, alem do poder político, uma mobilização da sociedade para defender os seus interesses. Este é o caminho que a sociedade bracarense deve seguir, sempre participativa!

    No que diz respeito á ideia da petição, no texto de 3 de Setembro com o título “Ideia para Braga: O Regresso do eléctrico”, onde tudo se inicio, não é referida nenhuma petição. Esta petição surge a partir de uma ideia colocada em comentário por “FM” as 13:42,com o seguinte texto: “Penso que este tema poderia ser motivo de uma petição para pressionar as forças políticas a olharem de uma forma séria para esta questão.”… A ideia da petição foi materializada por Pedro Morgado a 4 de Setembro.

    Por essa razão dou os parabéns a “FM”, seja lá quem for pela sua ideia e a Pedro Morgado pela sua realização. Isto é mais uma prova que todas as opiniões são importantes e que os comentários enriquecem ainda mais este Blog que por si já é muito importante para Braga e para a região.

    ResponderEliminar
  4. Amigos do "Avenida Central"sou o editor do Blog "Atães Online" desde já os meus parabens pelo vosso espaço pois está bastante bem organizado, e parabens por terem feito passar para a opinião pública o regresso do eléctrico a Braga.O meu blog é dedicado a uma fregusia de Vila Verde e à sociedade em geral,mas é um blog bastante modesto,pois como não sou um homem de letras de certeza que cometo bastantes gralhas, mas tento fazê-lo o melhor que sei e posso. Já notei que na realidade poucos foram os blogs que a nivel Nacional agarraram o tema o que é lamentável, pela parte que me toca eu dediquei um artigo em exclusivo à vossa ideia, e já agora aproveito para convidar quem quiser a visitar o "Atães online" para ficar a saber qual é a minha ideia acerca dos transportes electricos sobre carris, pois segundo eu penso voltarão a ser o futuro dos transportes dentro das cidades. Desejo que tenham o maior susseço na vossa iniciativa e contem com o apoio do "Ataes Online" dentro do possivel para esta e para outras iniciativas de interesse para a sociedade. Um abraço;
    (Fernando Oliveira)
    http://ataesonline.blog.com

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores